Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental anos iniciais.

Contos
Olá estudantes!
O que vocês sabem sobre contos?

Disponível em: <https://br.freepik.com/vetores-gratis/um-menino-sentado-no-chao-e-lendo-um-livro_24467390.htm#query=crian%C3%A7a%20lendo%20desenho&position=1&from_view=search&track=ais>. Acesso em: 28, fev. 23
Eles são textos curtos, cheios de encanto, que têm um começo, meio e fim. Apresentam uma introdução para estabelecer o contexto, desenvolvem o enredo, o conflito no meio e chegam a um desfecho.
Os contos nos transportam para lugares diferentes, com florestas encantadas, castelos coloridos, animais falantes, entre outros.
Conheça alguns tipos de conto:
✓ contos de fadas;
✓ contos de encantamento;
✓ contos maravilhosos;
✓ contos de enigmas e mistério;
✓ contos engraçados;
✓ contos acumulativos.
Veja agora um conto de assombração:


O conto de assombração é um texto que envolve fenômenos sobrenaturais, espíritos malignos, fantasmas e eventos inexplicáveis.
E você sabe como escrever um conto?

Escolha um tema, crie personagens para o seu conto, planeje o enredo, imagine o ambiente em que o conto se passará, pense em um momento de grande tensão ou emoção na história, conclua e revise seu texto.
Atividades
1- Os contos são textos conhecidos que nos transportam para lugares imaginários. Marque sobre as características dos contos:
(A) São textos longos e complexos.
(B) Apresentam começo, meio e fim.
(C) São textos que exploram fatos reais.
(D) Abordam sempre histórias em castelos.
(E) São textos que trazem mensagens românticas.
2- O que um autor deve considerar ao escrever um conto?
(A) Não é necessário planejar o enredo ou os personagens.
(B) Não é importante pensar em um momento de grande tensão ou emoção na história.
(C) O ambiente em que a história se passará não tem relevância.
(D) Escolher um tema, criar personagens, planejar o enredo, imaginar o ambiente, pensar em um momento de grande tensão ou emoção, e revisar o texto.
(E) A escrita é livre, não tem estrutura a seguir.
3- Leia o conto a seguir e separe os elementos pedidos:



4- Agora é com você! Que tal produzir um conto?

Autoria: | Gabriele Leandro Dias |
Formação: | Pedagogia/ Psicologia |
Componente Curricular: | Língua Portuguesa |
Habilidades: | (GO-EF35LP32) Ler contos populares, utilizando diferentes estratégias de leitura como mecanismos de interpretação de textos: formulação de hipóteses (antecipação e inferência); verificação de hipóteses (seleção e checagem); (EF35LP26) Ler e compreender, com certa autonomia, narrativas ficcionais que apresentem cenários e personagens, observando os elementos da estrutura narrativa: enredo, tempo, espaço, personagens, narrador e a construção do discurso indireto e discurso direto. |
Referências: | 2020. Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: https://cee.go.gov.br GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 3°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 2°. Bimestre; Goiânia, 2023. Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017. |