You are currently viewing Língua Portuguesa – Conto

Língua Portuguesa – Conto

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 2º ANO DOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL.

CONTO

O CONTO É UM GÊNERO LITERÁRIO MUITO CONHECIDO E APRECIADO POR CRIANÇAS E ADULTOS. ELE É UM TIPO DE NARRATIVA CURTA, OU SEJA, UMA HISTÓRIA QUE GERALMENTE NÃO É MUITO LONGA E QUE APRESENTA POUCOS PERSONAGENS, UM ESPAÇO DEFINIDO E UM TEMPO QUE NÃO COSTUMA SE ESTENDER DEMAIS. O CONTO TEM COMO OBJETIVO CONTAR UMA SITUAÇÃO, UM CONFLITO OU UM ACONTECIMENTO IMPORTANTE QUE PRENDE A ATENÇÃO DO LEITOR DO INÍCIO AO FIM.

UMA DAS CARACTERÍSTICAS MAIS MARCANTES DO CONTO É SUA ESTRUTURA. NORMALMENTE, ELE POSSUI TRÊS PARTES: O INÍCIO, ONDE OS PERSONAGENS E O ESPAÇO SÃO APRESENTADOS; ODESENVOLVIMENTO, QUANDO ACONTECE O PROBLEMA OU O CONFLITO DA HISTÓRIA; E O FIM, QUE TRAZ A SOLUÇÃO OU A CONCLUSÃO, MUITAS VEZES COM UMA SURPRESA AO FINAL. ESSA ORGANIZAÇÃO AJUDA O LEITOR A COMPREENDER MELHOR O ENREDO E SE ENVOLVER COM OS ACONTECIMENTOS.

O CONTO É IMPORTANTE PORQUE DESPERTA A IMAGINAÇÃO, ESTIMULA A CRIATIVIDADE E AJUDA NA FORMAÇÃO DO GOSTO PELA LEITURA. POR MEIO DELE, É POSSÍVEL CONHECER DIFERENTES CULTURAS, REFLETIR SOBRE VALORES, APRENDER NOVAS PALAVRAS E VIAJAR PARA MUNDOS FANTÁSTICOS SEM SAIR DO LUGAR.

EXISTEM DIFERENTES TIPOS DE CONTOS, VAMOS CONHECER ALGUNS:

ASSIM, O CONTO É UM GÊNERO LITERÁRIO QUE CONTINUA ENCANTANDO PESSOAS DE TODAS AS IDADES. ELE ENSINA, DIVERTE E EMOCIONA, MOSTRANDO QUE, MESMO EM POUCAS PÁGINAS, É POSSÍVEL VIVER GRANDES AVENTURAS.

Os slides também podem ser baixados diretamente do Canva, apenas depois de baixado é possível fazer alterações. Basta acessar o link: https://www.canva.com/design/DAGzcVIjShE/rPRLdDpd3hR2FfiA96J3VQ/edit

ASSISTA A VIDEOAULA SOBRE ESSE ASSUNTO

Disponível em: https://youtu.be/FLW2yk5F7N4

RESPONDA ÀS QUESTÕES.

QUESTÃO 1

SÃO PERSONAGENS DOS CONTOS DE FADAS

(A) FADAS, PRÍNCIPES E PRINCESAS.
(B) PERSONAGENS FOLCLÓRICOS.
(C) PESSOAS DA VIDA REAL.
(D) SERES DA MITOLOGIA GREGA.

Imagem disponível em: https://www.canva.com/design/DAGzcVIjShE/rPRLdDpd3hR2FfiA96J3VQ/edit?utm_content=DAGzcVIjShE&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton >Acesso em 23/09/2025.

QUESTÃO 2

SÃO CARACTERÍSTICAS DE UM CONTO

(A) NARRATIVA DE FATOS REAIS DE UMA PESSOA. 

(B) NARRATIVA LONGA COM MUITOS PERSONAGENS.

(C) NARRATIVA CURTA COM POUCOS PERSONAGENS.

(D) NARRATIVA SEM DESFECHO OU FINAL DA HISTÓRIA.

QUESTÃO 3

VOCÊ JÁ LEU CONTOS? QUAL FOI O SEU PREFERIDO? POR QUE ESTE CONTO LHE CHAMOU A ATENÇÃO?

QUESTÃO 4

DESCUBRA OS NOMES DOS CONTOS, COLOCANDO EM ORDEM AS SÍLABAS:

QUESTÃO 5

PREENCHA A TABELA ABAIXO COM O NOME DO CONTO, DE ACORDO COM A PISTA DADA PELAS IMAGENS.

Imagens disponíveis em: https://www.canva.com/photos/MAGn_lJNT80/ >Acesso em 23/09/2025.

https://www.canva.com/photos/MAGtfP6OI2g/ >Acesso em 23/09/2025.

https://www.canva.com/photos/MAGwKWrBy2A/ >Acesso em 23/09/2025.

https://www.canva.com/photos/MAGv2B8uQrc/ >Acesso em 23/09/2025.

QUESTÃO 6

VOCÊ SABE O QUE É UMA SINOPSE?

AGORA, QUE TAL ESCOLHER UM CONTO DE SUA PREFERÊNCIA E ESCREVER UMA SINOPSE SOBRE ELE PARA INDICAR A LEITURA DESSE LIVRO PARA  UM DE SEUS AMIGOS?

Imagem disponível em: https://www.canva.com/photos/MAGwWXashic/ >Acesso em 23/09/2025.

HORA DE APRENDER BRINCANDO!

Disponível em: https://wordwall.net/pt/resource/3487836

Autoria:Andrielly Campos
Formação:Letras: Português / Inglês e Pedagogia
Componente Curricular:Língua Portuguesa
Objeto(s) de Conhecimento:Leitura colaborativa e autônoma:
– Leitura e compreensão de textos literários de diferentes gêneros.
Tipo narrativo
Escrita autônoma e compartilhada/Reescrita:
– Narrativas ficcionais: detalhes descritivos, sequências de eventos e de imagens, bem como marcadores de tempo, espaço e de fala de personagens.
– Organização da sequência de ideias com coerência, na escrita de texto.
– Produção de textos com roteiros associados a imagens.
– Utilização dos recursos de referenciação, vocabulário apropriado ao gênero e articuladores de relações de sentido.
– Utilização dos recursos correspondentes aos tipos textuais.
– Utilização de conhecimentos linguísticos e gramaticais.
– Atribuição de título ao texto, observando a coerência.
Habilidades:(EF15LP16) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor e, mais tarde, de maneira autônoma, textos narrativos de maior porte como contos, acumulativos, entre outros.
(GO-EF02LP35) Planejar e escrever recontos de histórias imaginadas ou baseadas em livros de imagens, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor.
(GO-EF12LP22) Reescrever histórias (escrita espontânea), contadas pelo professor e/ou colegas, ou a partir de recursos visuais como quadrinhos, imagens com sequências temporais entre outros.
(EF12LP05-B) Planejar e produzir a escrita das histórias recontadas, por ditado ao professor e/ou colegas.
Descritor:D05 Identificar sons de sílabas iniciais, mediais ou finais que se repetem em palavras diferentes.
D08 Relacionar frase à figura e vice-versa.
D13 Identificar o gênero do texto.
Referências: GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais&gt&gt;> Acesso em 18/09/2025.

GOIÂNIA. Matriz de Referência da Avaliação Semestral, para os componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática, 1º semestre. SME, 2023. >Acesso em 18/09/2025.

CARPANEDA, Isabella. A Conquista – Língua Portuguesa – Volume 2. São Paulo: Ftd, 2021.

PRADO, Angélica; HÜLLE, Cristina. Entrelaços – Língua Portuguesa – volume 2. São Paulo: Ftd, 2021.

SILVA, Cícero de Oliveira; SILVA, Elizabeth Gavioli Fr Oliveira; ABROMOVICK, Márcia Cristina. Aprender Juntos – Língua Portuguesa – 2º ano. 9. ed. São Paulo: Sm, 2021.