Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais.
Leia o Conto a seguir e escolha a melhor opção de resposta:
Questão 1
O Conto acima parou de ser contado no momento do(a)
(A) clímax.
(B) introdução.
(C) desenvolvimento.
(D) conclusão.
Questão 2
Uma das características do Conto é ser
(A) uma narrativa longa, detalhada e com muitos personagens.
(B) uma narrativa curta, clara e com poucos personagens.
(C) uma história em prosa, com humor e com uma moral.
(D) escrita em versos e estrofes, com rimas e sentimentos.
Questão 3
A história relatada neste Conto acontece no ambiente
(A) do parque.
(B) do quintal de uma casa.
(C) da floresta encantada.
(D) escolar.
Questão 4
Qual o seu tipo de conto preferido? Por qual motivo ele te agrada mais?
Questão 5
O Conto acima não está com o seu clímax e final escritos. Como você continuaria este conto? Escreva o seu clímax e final para ele:
Hora de aprender brincando!
Saiba mais!
Autoria: | Andrielly Campos |
Formação: | Letras: Português / Inglês e Pedagogia |
Componente Curricular: | Língua Portuguesa |
Habilidades: | (EF35LP25) Criar narrativas ficcionais, com certa autonomia, utilizando detalhes descritivos, sequências de eventos e imagens apropriadas para sustentar o sentido do texto, e marcadores de tempo, espaço e de fala de personagens. (GO-EF35LP38) Produzir narrativas ficcionais que apresentem cenários e personagens, observando os elementos da estrutura narrativa: enredo, tempo, espaço, personagens, narrador, e a construção do discurso direto e indireto. (EF35LP26-A) Compreender, de forma lúdica, que a escrita de uma narrativa ficcional consiste no relato de acontecimentos imaginários: contos, fábulas, lendas, mitos, inclusive do folclore goiano. (EF35LP27-B) Produzir textos em versos, utilizando recursos expressivos como: rimas/jogos de palavras/sentidos figurados/recursos visuais, entre outros. (EF15LP05-C) Produzir pequenos textos com roteiros associados à imagens e atentar-se à estrutura textual. (EF35LP07) Utilizar, ao produzir um texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso direto, quando for o caso. (EF35LP08) Utilizar, ao produzir um texto, recursos de referenciação (por substituição lexical ou por pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos), vocabulário apropriado ao gênero, recursos de coesão pronominal (pronomes anafóricos) e articuladores de relações de sentido (tempo, causa, oposição, conclusão, comparação), com nível suficiente de informatividade. |
Referências: | GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. 433 p. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais>>> Acesso em 17/10/2024. PASSOS, Célia; SILVA, Zeneide. Eu gosto mais: língua portuguesa 4º ano. São Paulo:IBEP, 2022. |