You are currently viewing Língua Portuguesa – Contado e se assustando!

Língua Portuguesa – Contado e se assustando!

Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental. 

  Disponível em: <https://br.freepik.com/vetores-gratis/banner-de-halloween-laranja-com-abobora-aranha-e-morcegos_5701081.htm#query=ASSOMBRADO&position=30&from_view=search&track=sph> Acesso em 13, outubro de 2022.

ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:

Aprender Sempre – L. Portuguesa – 3º Ano – 4º Bim – Videoaula 4 – CONTANDO E SE ASSUSTANDO

Contado e se assustando!

OLÁ ESTUDANTE!

INICIAREMOS MAIS UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA QUE TEM COMO OBJETIVO O ESTUDO DE CONTOS DE ASSOMBRAÇÃO.

O QUE VOCÊ SABE SOBRE CONTOS DE ASSOMBRAÇÃO?

OS CONTOS DE ASSOMBRAÇÃO SÃO NARRATIVAS CRIADAS PARA PROVOCAR SUSPENSE, MEDO E MISTÉRIO. 

ESSES TEXTOS NOS TRANSPORTAM PARA LUGARES SOMBRIOS E NOS COLOCAM DIANTE DE FANTASMAS, ESPÍRITOS OU FENÔMENOS INEXPLICÁVEIS.

CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS:

 Disponível em: <https://www.canva.com> Acesso em 13, outubro de 2022.

PARTES DE UM CONTO:

INTRODUÇÃO: APRESENTA OS ELEMENTOS INICIAIS (QUEM, ONDE, QUANDO).

DESENVOLVIMENTO: EXPÕE O CONFLITO E AS AÇÕES.

CLÍMAX: O MOMENTO DE MAIOR TENSÃO.

DESFECHO: RESOLVE OU ENCERRA A HISTÓRIA.

 Disponível em: <https://www.canva.com> Acesso em 13, outubro de 2022.

ATIVIDADES

QUESTÃO 1

OS CONTOS DE ASSOMBRAÇÃO SÃO NARRATIVAS CRIADAS PARA PROVOCAR SUSPENSE, MEDO E MISTÉRIO. VEJA UM TRECHO DO CONTO DE MARINA SABAINE CIPPOLA:

Disponível em: <GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 3°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 4°. Bimestre; Goiânia, 2022> Acesso em 13 de outubro de 2022.

A-  VOCÊ GOSTOU DESSE CONTO? POR QUÊ?

_______________________________________________________________________________________________

B- NA SUA OPINIÃO, DE QUEM ERA A VOZ DO ALÉM?

_______________________________________________________________________________________________

C- GRIFE NO TEXTO:

(DE VERDE) O PERSONAGEM DO CONTO;

(DE AMARELO) OS DIÁLOGOS DO CONTO;

(DE AZUL) O LUGAR ONDE SE PASSA A HISTÓRIA;

(DE VERMELHO) O MOMENTO EM QUE O PERSONAGEM DEMONSTRA MEDO.

QUESTÃO 2

NOS CONTOS DE ASSOMBRAÇÃO, O MODO DE CONTAR É MUITO IMPORTANTE! NO CONTO QUE VOCÊ LEU, HÁ ALGUNS ELEMENTOS QUE TRAZEM TERROR PARA A HISTÓRIA.

QUE ELEMENTOS SÃO ESTES?

_______________________________________________________________________________________________________________________

REESCREVA UM FINAL PARA O CONTO, SEGUINDO AS CARACTERÍSTICAS DO CONTO DE ASSOMBRAÇÃO.

Disponível em: <https://br.freepik.com/vetores-gratis/conjunto-de-elementos-do-dia-das-bruxas_5686137.htm#query=ASSOMBRADO&position=23&from_view=search&track=sph> Acesso em 13, outubro de 2022.

QUESTÃO 3

O PRINCIPAL OBJETIVO DOS CONTOS DE ASSOMBRAÇÃO É

(A) ENSINAR UM ENSINAMENTO, UMA LIÇÃO MORAL.

(B) PROVOCAR SUSPENSE, MEDO E MISTÉRIO.

(C) EXPLICAR FATOS SOBRENATURAIS DE FORMA CIENTÍFICA.

(D) DIVERTIR COM HISTÓRIAS CURTAS E ENGRAÇADAS.

QUESTÃO 4

A ESTRUTURA BÁSICA DE UM CONTO DE ASSOMBRAÇÃO É

(A) INTRODUÇÃO, CONFLITO, SOLUÇÃO, TÍTULO, EPÍLOGO.

(B) INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO, CLÍMAX, DESFECHO.

(C) DESENVOLVIMENTO, MORAL, CLÍMAX, RESOLUÇÃO.

(D) CENÁRIO, PROBLEMA, CLÍMAX,  SOLUÇÃO, EPÍLOGO.


Componente Curricular:LÍNGUA PORTUGUESA
Habilidades estruturantes:(EF35LP03) Identificar a ideia central de textos, demonstrando compreensão global.
(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.
(EF35LP25) Criar narrativas ficcionais, com certa autonomia, utilizando detalhes descritivos, sequências de eventos e imagens apropriadas para sustentar o sentido do texto, e marcadores de tempo, espaço e de fala de personagens.
(GO-EF35LP38) Produzir narrativas ficcionais que apresentem cenários e personagens, observando os elementos da estrutura narrativa: enredo, tempo, espaço, personagens, narrador, e a construção do discurso direto e indireto.
(EF35LP01) Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e fluência, textos do campo da vida cotidiana.
Referências:GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 3°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 4°. Bimestre; Goiânia, 2022.
Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017.