Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental.
ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:
Contado e se assustando!
OLÁ ESTUDANTE!
INICIAREMOS MAIS UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA QUE TEM COMO OBJETIVO O ESTUDO DE CONTOS DE ASSOMBRAÇÃO.
O QUE VOCÊ SABE SOBRE CONTOS DE ASSOMBRAÇÃO?
OS CONTOS DE ASSOMBRAÇÃO SÃO NARRATIVAS CRIADAS PARA PROVOCAR SUSPENSE, MEDO E MISTÉRIO.
ESSES TEXTOS NOS TRANSPORTAM PARA LUGARES SOMBRIOS E NOS COLOCAM DIANTE DE FANTASMAS, ESPÍRITOS OU FENÔMENOS INEXPLICÁVEIS.
CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS:
PARTES DE UM CONTO:
INTRODUÇÃO: APRESENTA OS ELEMENTOS INICIAIS (QUEM, ONDE, QUANDO).
DESENVOLVIMENTO: EXPÕE O CONFLITO E AS AÇÕES.
CLÍMAX: O MOMENTO DE MAIOR TENSÃO.
DESFECHO: RESOLVE OU ENCERRA A HISTÓRIA.
ATIVIDADES
QUESTÃO 1
OS CONTOS DE ASSOMBRAÇÃO SÃO NARRATIVAS CRIADAS PARA PROVOCAR SUSPENSE, MEDO E MISTÉRIO. VEJA UM TRECHO DO CONTO DE MARINA SABAINE CIPPOLA:
A- VOCÊ GOSTOU DESSE CONTO? POR QUÊ?
_______________________________________________________________________________________________
B- NA SUA OPINIÃO, DE QUEM ERA A VOZ DO ALÉM?
_______________________________________________________________________________________________
C- GRIFE NO TEXTO:
(DE VERDE) O PERSONAGEM DO CONTO;
(DE AMARELO) OS DIÁLOGOS DO CONTO;
(DE AZUL) O LUGAR ONDE SE PASSA A HISTÓRIA;
(DE VERMELHO) O MOMENTO EM QUE O PERSONAGEM DEMONSTRA MEDO.
QUESTÃO 2
NOS CONTOS DE ASSOMBRAÇÃO, O MODO DE CONTAR É MUITO IMPORTANTE! NO CONTO QUE VOCÊ LEU, HÁ ALGUNS ELEMENTOS QUE TRAZEM TERROR PARA A HISTÓRIA.
QUE ELEMENTOS SÃO ESTES?
_______________________________________________________________________________________________________________________
REESCREVA UM FINAL PARA O CONTO, SEGUINDO AS CARACTERÍSTICAS DO CONTO DE ASSOMBRAÇÃO.
QUESTÃO 3
O PRINCIPAL OBJETIVO DOS CONTOS DE ASSOMBRAÇÃO É
(A) ENSINAR UM ENSINAMENTO, UMA LIÇÃO MORAL.
(B) PROVOCAR SUSPENSE, MEDO E MISTÉRIO.
(C) EXPLICAR FATOS SOBRENATURAIS DE FORMA CIENTÍFICA.
(D) DIVERTIR COM HISTÓRIAS CURTAS E ENGRAÇADAS.
QUESTÃO 4
A ESTRUTURA BÁSICA DE UM CONTO DE ASSOMBRAÇÃO É
(A) INTRODUÇÃO, CONFLITO, SOLUÇÃO, TÍTULO, EPÍLOGO.
(B) INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO, CLÍMAX, DESFECHO.
(C) DESENVOLVIMENTO, MORAL, CLÍMAX, RESOLUÇÃO.
(D) CENÁRIO, PROBLEMA, CLÍMAX, SOLUÇÃO, EPÍLOGO.
Componente Curricular: | LÍNGUA PORTUGUESA |
Habilidades estruturantes: | (EF35LP03) Identificar a ideia central de textos, demonstrando compreensão global. (EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos. (EF35LP25) Criar narrativas ficcionais, com certa autonomia, utilizando detalhes descritivos, sequências de eventos e imagens apropriadas para sustentar o sentido do texto, e marcadores de tempo, espaço e de fala de personagens. (GO-EF35LP38) Produzir narrativas ficcionais que apresentem cenários e personagens, observando os elementos da estrutura narrativa: enredo, tempo, espaço, personagens, narrador, e a construção do discurso direto e indireto. (EF35LP01) Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e fluência, textos do campo da vida cotidiana. |
Referências: | GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 3°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 4°. Bimestre; Goiânia, 2022. Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017. |