Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental.
Para construir um brinquedo é necessário seguir as instruções do texto instrucional.
O texto instrucional é um gênero textual que tem como principal característica a informação. Este texto instrui o leitor a fazer algo.
ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:
Construção de brinquedos
Você conhece este brinquedo? Sabe como construí-lo?
Os textos instrucionais ensinam como construir algo, como uma pipa, por exemplo. Eles instruem o leitor a realizar uma tarefa e possuem elementos importantes, como título, materiais/ingredientes e procedimentos.
O título indica qual tarefa ou ação será ensinada. Os materiais ou ingredientes apresentam o que é necessário para realizar a tarefa ou ação. Já os procedimentos apresentam o passo a passo de forma organizada e lógica.
Existem vários tipos de textos instrucionais, que podem variar dependendo da tarefa ou ação que está sendo ensinada. Alguns exemplos comuns incluem: receitas culinárias, manuais de instruções, tutoriais, guias de viagem e instruções de jogos.
O texto instrucional pode ser melhor compreendido, usando ilustrações e uma linguagem mais simples e objetiva.
Atividades:
QUESTÃO 1
Você sabia que para construir uma pipa, uma peteca ou outro brinquedo é importante seguirmos as orientações do texto instrucional? Isto mesmo! O texto instrucional é responsável por auxiliar na realização de ações, tanto como uma maneira certa de fazer algo, quanto para montar um móvel, fazer uma receita, construir um brinquedo e outras possibilidades. Observe os exemplos abaixo e diga qual o tipo de texto instrucional apresentado:
A)
B)
C)
QUESTÃO 2
Ao escrever um texto é importante ficar atento quanto aos elementos que devem estar presentes neste texto. Observe o texto abaixo:
QUESTÃO 3
Marque a alternativa que melhor explica o objetivo dos textos instrucionais:
(A) Entreter o leitor.
(B) Ensinar ao leitor como realizar uma tarefa ou ação de forma clara e objetiva.
(C) Fazer críticas ou comentários sobre algum tema.
(D) Apresentar opiniões pessoais do autor.
(E) Visa a comunicação de pessoas que estão distantes.
QUESTÃO 4
Qual é a importância de usar ilustrações e linguagem simples e objetiva em textos instrucionais? Marque a alternativa incorreta:
(A) Tornar o texto mais detalhado.
(B) Deixar o texto mais formal.
(C) Tornar o texto mais interessante e claro.
(D) Fazer com que o texto seja acessível para diversos leitores.
(E) Facilitar a compreensão.
Componente Curricular: | LÍNGUA PORTUGUESA |
Habilidade: | (EF35LP03) Identificar a ideia central de textos, demonstrando compreensão global. (EF03LP11-A) Ler e compreender, com autonomia, textos injuntivos instrucionais, como receitas, manual de instrução, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto. (EF03LP11-B) Compreender que os textos injuntivos instrucionais apresentam estrutura específica: verbos imperativos, indicação de passos a serem seguidos, bem como mesclas de palavras, imagens e recursos gráfico-visuais. (EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos. (EF35LP04) Inferir informações implícitas nos textos lidos. |
Referências: | GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 4°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 1°. Bimestre; Goiânia, 2022. Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017. |