Esta atividade de Língua Portuguesa tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental.
Produzir um jornal na escola é uma oportunidade única para que habilidades de comunicação, escrita e liderança sejam desenvolvidas. Além disso, um jornal pode ser uma ferramenta poderosa para engajar a comunidade escolar, compartilhar informações importantes e promover a cultura da escola.
Ao trabalhar na produção do jornal, é possível aprender a entrevistar pessoas, pesquisar tópicos relevantes e escrever de forma clara e concisa. Também é preciso trabalhar com edição, design e impressão do jornal, o que permite o desenvolvimento de habilidades em áreas como layout, design gráfico e gerenciamento de projetos.
Os leitores do jornal podem aprender sobre as atividades da escola, os projetos e realizações dos estudantes e as notícias importantes relacionadas à escola. Um jornal impresso também pode ser uma forma de destacar talentos e realizações individuais, celebrando o sucesso dos estudantes e da escola como um todo.
Veja, a seguir, um passo a passo para produzir um jornal impresso na escola.
- Escolha uma equipe editorial: forme um grupo de estudantes para ser responsável por produzir o jornal. A equipe editorial pode ser composta por estudantes interessados em jornalismo, escrita, edição, design gráfico e áreas afins.
- Defina o objetivo do jornal: antes de começar a trabalhar no jornal, a equipe editorial deve definir o objetivo do jornal. Isso pode incluir informar a comunidade escolar sobre eventos, compartilhar histórias sobre estudantes e professores, destacar projetos escolares e muito mais.
- Escolha um nome e um logotipo: a equipe editorial deve escolher um nome que reflita o objetivo do jornal e criar um logotipo para o jornal que seja reconhecível.
- Determine a frequência do jornal: a equipe editorial deve decidir a periodicidade das publicações: semanal, mensal ou bimestral, por exemplo.
- Defina um cronograma de produção: a equipe editorial deve criar um cronograma para o jornal que inclua as datas de reuniões, prazos para a entrega de artigos e a data de lançamento do jornal.
- Escolha as seções do jornal: o jornal pode ter várias seções, como notícias, esportes, cultura, opinião, entrevistas e muito mais. A equipe editorial deve decidir quais seções serão incluídas no jornal e quem será responsável por escrever cada seção.
- Defina as diretrizes de estilo: a equipe editorial deve criar diretrizes de estilo para o jornal, que incluem o estilo de escrita, a fonte a ser usada, o tamanho da fonte, o espaçamento entre linhas e outros elementos de design.
- Escreva os artigos: os membros da equipe editorial devem escrever os artigos para o jornal. Cada seção deve ter pelo menos um artigo.
- Edite os artigos: após a escrita dos artigos, a equipe editorial deve revisar e editar o trabalho verificando aspectos gramaticais, ortográficos, coerência e coesão e demais itens associados às diretrizes de estilo do jornal.
- Crie o design do jornal: a equipe editorial deve criar um design atraente para o jornal que inclua o logotipo, as seções do jornal, as imagens e os artigos.
- Imprima o jornal: uma vez que o design do jornal tenha sido finalizado, é hora de imprimi-lo.
- Distribua o jornal: após a impressão, a equipe editorial deve distribuir o jornal para a comunidade escolar.
Com esses passos, a equipe editorial pode produzir um jornal impresso na escola. Bom trabalho!
QUESTÃO 1
Qual ou quais habilidades podem ser desenvolvidas ao produzir um jornal impresso na escola?
(A) Habilidade em jogos de computador.
(B) Habilidade em escrita, design gráfico e layout.
(C) Habilidade em cálculo de equações matemáticas.
(D) Habilidade em falar em público.
QUESTÃO 2
Durante a produção de um jornal impresso na escola, a estudante Carol percebeu que uma informação importante foi omitida em uma matéria já escrita. Qual a melhor ação a ser tomada pela estudante?
(A) Ignorar o erro, pois já é tarde demais para corrigir.
(B) Pedir ao professor responsável pela produção do jornal que corrija a informação.
(C) Corrigir a informação sem comunicar aos demais envolvidos.
(D) Comunicar o erro aos demais envolvidos e trabalhar em equipe para corrigi-lo.
QUESTÃO 3
Durante a impressão do jornal de sua equipe editorial, o estudante Kaio percebeu que o layout ficou diferente do esperado, com alguns textos e imagens deslocados. O que pode ter causado esse problema?
(A) Erro na escrita dos textos
(B) Problemas com a impressora
(C) Erro na edição do layout
(D) Problemas com a conexão da internet
QUESTÃO 4
Qual é a importância de um jornal impresso na escola para a formação cidadã dos estudantes? Reflita sobre as habilidades e competências desenvolvidas pelos estudantes durante o processo de produção do jornal.
QUESTÃO 5
Durante o processo de produção de um jornal impresso na escola, é necessário trabalhar em equipe para alcançar os objetivos propostos. Como o trabalho em equipe pode contribuir para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como a empatia e a cooperação? Dê exemplos de situações em que essas habilidades são importantes.
Autoria: | Marlon Santos |
Formação: | Letras – Português |
Componente curricular: | Língua Portuguesa |
Habilidade estruturante: | (EF69LP06-A) Produzir e publicar notícias, foto denúncias, fotorreportagens, reportagens, reportagens multimidiáticas, infográficos, entrevistas, comentários, textos de apresentação e apreciação de produção cultural e outros próprios das formas de expressão das culturas juvenis – cartazes, anúncios, propagandas, dentre outros em várias mídias. (EF69LP06-B) Vivenciar, de forma significativa, o papel de repórter, de comentador, de analista, de crítico, de editor ou articulista, etc., como forma de compreender as condições de produção que envolvem a circulação desses textos e poder participar e vislumbrar possibilidades de participação nas práticas de linguagem do campo jornalístico-midiático de forma ética e responsável. |
Referências: | GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 6° ao 9º ano – E. Fundamental; Língua Portuguesa; 2° Bimestre; Goiânia, 2023. |