Esta atividade de Língua Portuguesa tem como base o DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental.

Como identificar o tema de um texto?
Todo texto parte de um assunto principal, seja uma notícia, uma história, um poema ou até uma tirinha. Esse assunto é chamado de tema. O tema é o que o texto fala de forma geral, sem entrar nos detalhes. Ele é diferente do título (que é o nome do texto) e diferente da ideia principal (que é o que o autor quer dizer sobre o tema).
Leia a seguinte fábula:
A Formiga e a Cigarra
No Inverno, a Formiga tirava os grãos de trigo fora de sua cova para os secar, quando surgiu a Cigarra que implorava que repartisse aquela comida com ela, porque temia morrer de fome.
A Formiga perguntou a ela o que havia feito durante a Primavera e o Verão, já que não guardara alimento para se manter.
A Cigarra respondeu:
– A Primavera e o Verão gastei cantando e brincando pelos campos.
A Formiga então, continuando a recolher seu trigo, lhe disse:
– Companheira, se aqueles seis meses gastaste em cantar e bailar, como se fosse comida saborosa e a seu gosto, que agora cante e dance.
ESOPO. As fábulas de Esopo. Adaptação de Joseph Shafan. A. José C. Coelho, 2008. Domínio Público. Disponível em: <http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/ea000378.pdf>
Observe que o texto é uma fábula sobre uma formiga, que trabalhou durante a primavera e o verão, e uma cigarra, que só cantou e brincou. O tema do texto pode ser compreendido como trabalho e prevenção, em que a ideia principal seja: quem trabalha se prepara melhor para as dificuldades.
Para identificar o tema de um texto:
- Leia todo o texto com atenção, sem pressa, e sublinhe todas as informações e/ou argumentos que julgar importantes.
- Observe as palavras-chave que aparecem várias vezes.
- Pense sobre o assunto geral: se você tivesse que explicar o texto em uma frase curta, o que diria?
- Ignore detalhes e exemplos — eles servem para explicar, mas não são o tema.
- Pergunte a si mesmo: “O texto fala sobre o quê?”
- Lembre-se: o tema, normalmente, pode ser dito com uma ou poucas palavras, como: amizade, preservação do meio ambiente, respeito, coragem, consumismo.
Assista à videoaula do professor Marlon Santos com essa temática.
Leia os textos a seguir para responder às questões.
Texto 1
Cândido Portinari (1903–1962) foi um dos maiores pintores brasileiros, nascido em Brodowski (SP). Filho de imigrantes italianos, estudou na Escola Nacional de Belas Artes e se destacou por retratar a vida e os problemas do povo brasileiro, como na obra Retirantes. Reconhecido internacionalmente, também atuou politicamente. Morreu aos 58 anos, vítima de intoxicação por materiais de pintura, deixando mais de 5 mil obras como legado.
Elaborado pela equipe NEC – SME/Goiânia, para fins didáticos.
Texto 2

Texto 3
A obra “Retirantes”, pintada em 1944 pelo artista brasileiro Candido Portinari, é uma das mais marcantes representações da realidade social do Brasil no século XX. O quadro retrata uma família de retirantes: pessoas que deixam sua terra natal, principalmente no sertão nordestino, em busca de melhores condições de vida, fugindo da seca, da fome e da miséria.
Na pintura, vemos um grupo de pessoas magras, com expressões tristes e corpos frágeis, transmitindo a dureza da vida no sertão. Ao lado delas, aparecem urubus, aves associadas à morte e à escassez de recursos, reforçando o clima de sofrimento e abandono. O cenário árido, sem vegetação, retrata a seca como pano de fundo.
Portinari, conhecido por abordar questões sociais em suas obras, não apenas documenta uma situação real, mas também provoca reflexão sobre as desigualdades e injustiças enfrentadas por muitos brasileiros. Sua pintura combina realismo e dramaticidade, usando cores e formas para despertar empatia e indignação.
“Retirantes” é, assim, mais do que uma obra de arte: é um denúncia social, um retrato sensível e impactante de um Brasil que, em muitas regiões, ainda enfrenta os mesmos problemas.
Elaborado pela equipe NEC – SME/Goiânia, para fins didáticos.
QUESTÃO 1
O texto 1 corresponde ao gênero
(A) notícia.
(B) biografia.
(C) reportagem.
(D) autobiografia.
QUESTÃO 2
Qual é o tema do texto 1?
QUESTÃO 3
O tema abordado nos quadros apresentados no texto 2 pode ser considerado
(A) romântico.
(B) ecológico.
(C) social.
(D) humorístico.
QUESTÃO 4
O tema do texto 3 é
(A) a obra “Retirantes”.
(B) o pintor Portinari.
(C) a pintura no Brasil.
(D) desigualdade social.
QUESTÃO 5
Os textos 1, 2 e 3 não abordam exatamente o mesmo tema, mas eles dialogam entre si. Por quê?
Autoria: | Marlon Santos |
Formação: | Letras – Português |
Componente curricular: | Língua Portuguesa |
Conteúdo(s)/Objeto(s) de conhecimento | Procedimentos de leitura |
Habilidade estruturante: | (EF67LP27) Comparar textos literários com outros textos (literários, cinematográficos, musicais, teatrais, artísticos visuais e midiáticos), analisando as referências explícitas ou implícitas quanto aos temas, às personagens, aos recursos literários e semióticos. |
Descritores: | D1 – Localizar informações explícitas em um texto. D4 – Inferir uma informação implícita em um texto. D5 – Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, fotos, etc.). |
Referências: | Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cee.go.gov.br> Acesso em: 03, fev. 2025 CEREJA, Willian Roberto; CLETO, Ciley. Interpretação de textos: desenvolvendo a competência leitora 6º ano. São Paulo: Atual, 2013. |