Esta atividade de Língua Portuguesa tem como base o DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental.

Como identificar efeitos de ironia e humor em textos?
Sabemos que é comum que os leitores reajam de diferentes maneiras a partir dos sentidos que vão construindo ao realizar a leitura de textos variados. Sabemos também que todo texto tem um propósito comunicativo e o autor do texto, ao escrevê-lo, procura criar situações textuais das quais determinados efeitos emanam. A ironia e humor são alguns desses efeitos de sentido recorrentemente identificados em gêneros diversos, tais como piadas, quadrinhos, charge, cartum, crônica, músicas, anúncios publicitários, entre outros.
Este material aborda os efeitos de ironia e humor em textos. A ironia é uma figura de linguagem em que o autor diz algo, mas quer transmitir o sentido oposto ou diferente do que está escrito. Geralmente, o contexto ou o tom revelam que não se deve levar a frase ao “pé da letra”. A ironia pode servir para criticar, provocar reflexão ou simplesmente gerar humor.
Exemplo:
Depois de três horas esperando o ônibus, ele finalmente chegou… lotado, claro. Que maravilha!
A expressão “Que maravilha!” não é usada aqui para realmente elogiar, mas para criticar a situação desagradável. O sentido real é o contrário do literal.
O humor, por sua vez, é um recurso que pode provocar riso ou diversão no leitor. Pode surgir por exagero, trocadilhos, situações inesperadas, mal-entendidos ou até mesmo pela ironia. O humor pode ser usado para entreter, mas também para transmitir críticas sociais de forma leve.
Exemplo:
– Você fala inglês?
– Claro!
– Como se diz “bom dia” em inglês?
– Ah, isso eu não sei… mas entendo quando ouço nos filmes.
Observe que o humor vem da quebra de expectativa: a pessoa afirma falar inglês, mas não sabe nem uma expressão básica. É uma situação absurda, mas possível, o que provoca riso. Para identificar humor e ironia em textos é importante observar o contexto, o tom que o texto apresenta, as palavras-chave presente, além da quebra de expectativa e o duplo sentido ou trocadilho. Para isso, o leitor deve verificar se o que é dito combina ou contrasta com a situação descrita, se é sério ou exagerado. Também é importante observar a presença de palavras muito positivas em contextos negativos (ou o contrário), o que indica a ironia, ou o final surpreendente, que contraria a expectativa do leitor, tópico comum que provoca humor.
Assista à videoaula do professor Marlon Santos com essa temática.
Responda às questões a seguir.
Leia o seguinte texto para responder às questões 1 e 2.
Publicaram que “o transporte público melhorou muito este ano”. É verdade, agora ele quebra menos vezes por dia.
QUESTÃO 1
Explique a ironia presente no texto.
QUESTÃO 2
Qual foi o recurso utilizado no texto para produzir humor?
QUESTÃO 3
Leia a tirinha a seguir:

Em que consiste o humor da tirinha?
Leia o seguinte texto para responder às questões 4 e 5.

QUESTÃO 4
O termo “Claro!”, sugere que a garota
(A) não entendeu o questionamento do amigo.
(B) estava insegura sobre sua preparação para a prova.
(C) estava confiante de que havia estudado bastante.
(D) queria mudar de assunto para evitar falar da prova.
QUESTÃO 5
No diálogo, o humor surge
(A) da crítica social.
(B) das expressões faciais.
(C) da quebra de expectativa.
(D) da repetição de palavras.
QUESTÃO 6
O uso da ironia geralmente ocorre quando
(A) o autor descreve algo de forma literal.
(B) o sentido real é igual ao sentido literal.
(C) o sentido real é o oposto do sentido literal.
(D) não há intenção de crítica social.
Autoria: | Marlon Santos |
Formação: | Letras – Português |
Componente curricular: | Língua Portuguesa |
Conteúdo(s)/Objeto(s) de conhecimento | Gênero discursivo autodeclaração |
Habilidade estruturante: | (EF69LP05) Inferir e justificar, em textos multissemióticos – tirinhas, charges, memes, gifs etc. –, o efeito de humor, ironia e/ou crítica pelo uso ambíguo de palavras, expressões ou imagens ambíguas, de clichês, de recursos iconográficos, de pontuação etc. |
Descritores: | D1 – Localizar informações explícitas em um texto. D4 – Inferir uma informação implícita em um texto. D5 – Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, fotos, etc.). |
Referências: | Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cee.go.gov.br> Acesso em: 03, fev. 2025 CEREJA, Willian Roberto; CLETO, Ciley. Interpretação de textos: desenvolvendo a competência leitora 7º ano. São Paulo: Atual, 2013. |