You are currently viewing Língua Portuguesa – Cartaz

Língua Portuguesa – Cartaz

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 2º ANO DOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL.

CARTAZ

SABE O QUE É UM CARTAZ, SUAS CARACTERÍSTICAS, PARA QUE SERVE E O QUE DEVE CONTER?

UM CARTAZ É UM TIPO DE TEXTO APELATIVO, QUE USAMOS PARA CHAMAR A ATENÇÃO DAS PESSOAS, É INFORMATIVO. ELE SERVE PARA AVISAR, CONVIDAR OU ENSINAR ALGO IMPORTANTE.

O CARTAZ DEVE SER INTERESSANTE, CHAMAR ATENÇÃO E SER FÁCIL DE LER!

VEJAMOS UM EXEMPLO:

Disponível em: @sms.goiania

Os slides também podem ser baixados diretamente do Canva, apenas depois de baixado é possível fazer alterações. Basta acessar o link: https://www.canva.com/design/DAGnPM2uyTg/FKCFkwX4Xbu9z2vIHNSrDA/edit?utm_content=DAGnPM2uyTg&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton

ASSISTA A VIDEOAULA SOBRE O ASSUNTO

Disponível em: https://youtu.be/7drIXbKwjwo

RESPONDA ÀS QUESTÕES.

QUESTÃO 1

@sms.goiania > ACESSO EM 12/05/2025

O CARTAZ ACIMA É UMA CAMPANHA CONTRA

(A) MOSQUITO DA DENGUE.

(B) MOSCAS EM REFEIÇÕES.

(C) MARIPOSAS VOADORAS.

(D) MATAR MOSQUITOS.

QUESTÃO 2

A QUEM O CARTAZ É DESTINADO? COMO VOCÊ DESCOBRIU ISSO?

QUESTÃO 3

O TÍTULO DO CARTAZ É

(A) ESSA LUTA É DE TODOS NÓS.

(B) FAÇA SUA PARTE PARA ELIMINAR.

(C) SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE.

(D) GOIÂNIA CONTRA A DENGUE.

QUESTÃO 4

CIRCULE NO CARTAZ QUEM FOI O RESPONSÁVEL PELA ELABORAÇÃO E DIVULGAÇÃO DELE.

QUESTÃO 5

ASSINALE AS ALTERNATIVAS QUE IDENTIFICA AS CARACTERÍSTICAS APRESENTADAS NO CARTAZ DESTA ATIVIDADE.

(    ) POSSUI TÍTULO CHAMATIVO.

(    ) POSSUI FRASES CURTAS E CLARAS.

(    ) APRESENTA IMAGENS OU DESENHOS COLORIDOS.

(    ) MOSTRA O DIA, HORA E LUGAR.

(    ) APRESENTA ORGANIZAÇÃO E CRIATIVIDADE.

QUESTÃO 6

VOCÊ SERÁ O CRIADOR DE UMA CAMPANHA EM SUA SALA DE AULA. PODE SER UMA CAMPANHA PARA TODOS FAZEREM SUAS TAREFAS DE CASA, PARA ORGANIZAREM A SALA AO FINAL DA AULA, PARA VOTAREM NO REPRESENTANTE DA SUA TURMA OU QUALQUER OUTRA COISA DO SEU INTERESSE. LEMBRE-SE DAS CARACTERÍSTICAS QUE UM CARTAZ DEVE TER E CRIE O SEU.

Disponível em: HORA DE APRENDER BRINCANDO!

Disponível em :
Disponível em: https://wordwall.net/pt/resource/17862044

Autoria:Andrielly Campos
Formação:Letras: Português / Inglês e Pedagogia
Componente Curricular:Língua Portuguesa
Objeto(s) de Conhecimento:Compreensão em leitura:
– Letras de canção e cantigas: situação comunicativa, finalidade e o tema/assunto do texto.
– Linguagem não verbal.
Formação de leitor:
– Seleção e leitura de diferentes textos do campo da vida cotidiana com a mediação do professor.
Estratégias de leitura:
– Antecipação, seleção, levantamento de hipóteses, inferência e verificação.
– Localização de informações explícitas em textos.
– Compreensão e interpretação de imagens, gráficos, tabelas em textos.
Efeitos de sentido: recursos expressivos gráfico-visuais.
Habilidades:(EF12LP04-E) Representar, por meio da linguagem não verbal, a compreensão do texto lido.(EF02LP12) Ler e compreender com certa autonomia cantigas, letras de canção, dentre outros gêneros, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade.
(EF12LP02) Buscar, selecionar e ler, com a mediação do professor (leitura compartilhada), textos que circulam em meios impressos ou digitais, considerando as necessidades e o interesse.
(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.
Descritor:D09 Localizar informação explícita em textos.
D12 Interpretar texto com linguagem verbal e/ou não verbal.
Referências: GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais&gt&gt;> Acesso em 12/05/2025.

CARPANEDA, Isabella. A Conquista – Língua Portuguesa – Volume 2. São Paulo: Ftd, 2021.

GOIÂNIA. Matriz de Referência da Avaliação Semestral, para os componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática, 1º semestre. SME, 2023. >Acesso em 12/05/2025.

PRADO, Angélica; HÜLLE, Cristina. Entrelaços – Língua Portuguesa – volume 2. São Paulo: Ftd, 2021.

SILVA, Cícero de Oliveira; SILVA, Elizabeth Gavioli Fr Oliveira; ABROMOVICK, Márcia Cristina. Aprender Juntos – Língua Portuguesa – 2º ano. 9. ed. São Paulo: Sm, 2021.