ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 2º ANO DOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL.
CARTAZ
SABE O QUE É UM CARTAZ, SUAS CARACTERÍSTICAS, PARA QUE SERVE E O QUE DEVE CONTER?
UM CARTAZ É UM TIPO DE TEXTO APELATIVO, QUE USAMOS PARA CHAMAR A ATENÇÃO DAS PESSOAS, É INFORMATIVO. ELE SERVE PARA AVISAR, CONVIDAR OU ENSINAR ALGO IMPORTANTE.
O CARTAZ DEVE SER INTERESSANTE, CHAMAR ATENÇÃO E SER FÁCIL DE LER!
VEJAMOS UM EXEMPLO:

Os slides também podem ser baixados diretamente do Canva, apenas depois de baixado é possível fazer alterações. Basta acessar o link: https://www.canva.com/design/DAGnPM2uyTg/FKCFkwX4Xbu9z2vIHNSrDA/edit?utm_content=DAGnPM2uyTg&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton
ASSISTA A VIDEOAULA SOBRE O ASSUNTO
RESPONDA ÀS QUESTÕES.
QUESTÃO 1

O CARTAZ ACIMA É UMA CAMPANHA CONTRA
(A) MOSQUITO DA DENGUE.
(B) MOSCAS EM REFEIÇÕES.
(C) MARIPOSAS VOADORAS.
(D) MATAR MOSQUITOS.
QUESTÃO 2
A QUEM O CARTAZ É DESTINADO? COMO VOCÊ DESCOBRIU ISSO?
QUESTÃO 3
O TÍTULO DO CARTAZ É
(A) ESSA LUTA É DE TODOS NÓS.
(B) FAÇA SUA PARTE PARA ELIMINAR.
(C) SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE.
(D) GOIÂNIA CONTRA A DENGUE.
QUESTÃO 4
CIRCULE NO CARTAZ QUEM FOI O RESPONSÁVEL PELA ELABORAÇÃO E DIVULGAÇÃO DELE.
QUESTÃO 5
ASSINALE AS ALTERNATIVAS QUE IDENTIFICA AS CARACTERÍSTICAS APRESENTADAS NO CARTAZ DESTA ATIVIDADE.
( ) POSSUI TÍTULO CHAMATIVO.
( ) POSSUI FRASES CURTAS E CLARAS.
( ) APRESENTA IMAGENS OU DESENHOS COLORIDOS.
( ) MOSTRA O DIA, HORA E LUGAR.
( ) APRESENTA ORGANIZAÇÃO E CRIATIVIDADE.
QUESTÃO 6
VOCÊ SERÁ O CRIADOR DE UMA CAMPANHA EM SUA SALA DE AULA. PODE SER UMA CAMPANHA PARA TODOS FAZEREM SUAS TAREFAS DE CASA, PARA ORGANIZAREM A SALA AO FINAL DA AULA, PARA VOTAREM NO REPRESENTANTE DA SUA TURMA OU QUALQUER OUTRA COISA DO SEU INTERESSE. LEMBRE-SE DAS CARACTERÍSTICAS QUE UM CARTAZ DEVE TER E CRIE O SEU.



Autoria: | Andrielly Campos |
Formação: | Letras: Português / Inglês e Pedagogia |
Componente Curricular: | Língua Portuguesa |
Objeto(s) de Conhecimento: | Compreensão em leitura: – Letras de canção e cantigas: situação comunicativa, finalidade e o tema/assunto do texto. – Linguagem não verbal. Formação de leitor: – Seleção e leitura de diferentes textos do campo da vida cotidiana com a mediação do professor. Estratégias de leitura: – Antecipação, seleção, levantamento de hipóteses, inferência e verificação. – Localização de informações explícitas em textos. – Compreensão e interpretação de imagens, gráficos, tabelas em textos. Efeitos de sentido: recursos expressivos gráfico-visuais. |
Habilidades: | (EF12LP04-E) Representar, por meio da linguagem não verbal, a compreensão do texto lido.(EF02LP12) Ler e compreender com certa autonomia cantigas, letras de canção, dentre outros gêneros, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade. (EF12LP02) Buscar, selecionar e ler, com a mediação do professor (leitura compartilhada), textos que circulam em meios impressos ou digitais, considerando as necessidades e o interesse. (EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos. |
Descritor: | D09 Localizar informação explícita em textos. D12 Interpretar texto com linguagem verbal e/ou não verbal. |
Referências: | GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais>>> Acesso em 12/05/2025. CARPANEDA, Isabella. A Conquista – Língua Portuguesa – Volume 2. São Paulo: Ftd, 2021. GOIÂNIA. Matriz de Referência da Avaliação Semestral, para os componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática, 1º semestre. SME, 2023. >Acesso em 12/05/2025. PRADO, Angélica; HÜLLE, Cristina. Entrelaços – Língua Portuguesa – volume 2. São Paulo: Ftd, 2021. SILVA, Cícero de Oliveira; SILVA, Elizabeth Gavioli Fr Oliveira; ABROMOVICK, Márcia Cristina. Aprender Juntos – Língua Portuguesa – 2º ano. 9. ed. São Paulo: Sm, 2021. |