You are currently viewing Língua Portuguesa – Carta Pessoal

Língua Portuguesa – Carta Pessoal

Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais.

Imagem disponível em: https://www.canva.com/design/DAF-7medgKQ/C-DPp6WxUzNgNjQ5-OZtUg/edit?utm_content=DAF-7medgKQ&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton> Acesso em 13/08/2024.

CARTA PESSOAL

Uma carta pessoal é um meio de comunicação escrito que se estabelece como uma forma íntima de interação entre duas pessoas, geralmente conhecidas entre si, como amigos, familiares, colegas próximos ou namorados. Ao contrário de outras formas de correspondência mais impessoais, como e-mails ou mensagens de texto, a carta pessoal permite uma comunicação mais profunda e significativa, proporcionando um espaço para expressar sentimentos, pensamentos e experiências de forma mais elaborada.

Uma carta pessoal deve conter os seguintes elementos:

1. Data: é essencial e deve ser colocada no início da carta, antes da saudação. Ela indica quando a carta foi escrita e ajuda a situar os eventos mencionados no contexto temporal.

Imagem disponível em: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Einbrief.jpg  >  Acesso em 12, ago. 2024.

2. Saudação: geralmente vem sempre abaixo da data, a carta começa com uma saudação amigável, como “Querido amigo”, “Meu amor”, apelidos carinhosos como “Minha vida”, “Filhota”, seguido por expressões como “Espero que esta carta te encontre bem”.

3. Corpo da carta: é onde o remetente compartilha informações, pensamentos, acontecimentos, sentimentos ou histórias relevantes para a relação entre as partes.

4. Despedida: finaliza com uma despedida calorosa, como “Com carinho”, “Um abraço” ou “Atenciosamente”, seguido pelo nome do remetente.

5. Assinatura: o remetente, geralmente, assina a carta à mão, adicionando um toque pessoal e autêntico. Pode assinar usando seu apelido ou nome com um desenho que o representa.

Não podemos esquecer que toda carta tem o remetente e o destinatário.

O remetente é a pessoa que enviou a carta e o destinatário é quem irá receber a carta.

Questão 1

Uma característica importante de uma carta pessoal é

(A) ser escrita de maneira informal e amigável.

(B) incluir gráficos e tabelas complexas.

(C) ser escrita com linguagem formal e técnica.

(D) usar apenas frases curtas e diretas.

Questão 2

Quando você escreve uma carta pessoal, você geralmente

(A) conta sobre coisas que aconteceram na sua vida.

(B) explica como construir um projeto de ciências.

(C) fala sobre fatos históricos e eventos globais.

(D) descreve as regras de um novo jogo de tabuleiro.

Questão 3

Observe a carta abaixo e marque a opção correta:

Na estrutura da carta apresentada, as partes principais incluem

(A) local e data, saudação, corpo do texto, despedida e assinatura.

(B) título, introdução, corpo do texto, conclusão e referências.

(C) cabeçalho, índice, corpo do texto, bibliografia e anexo.

(D) endereço do destinatário, introdução, corpo do texto, despedida e assinatura.

Questão 4

Como você pode expressar seus sentimentos de forma clara e respeitosa em uma carta pessoal?

Questão 5

Quais são as diferenças entre uma carta pessoal e uma mensagem de texto que você envia pelo celular?

Hora de aprender brincando!

Imagem disponível em: https://www.canva.com/design/DAGNo5uAhTs/524JMpHXAuNQL6yMXwA0mQ/edit?utm_content=DAGNo5uAhTs&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton> Acesso em 13/08/2024

Disponível em: https://wordwall.net/pt/resource/9917600

Saiba mais!

Disponível em: https://youtu.be/xRL6QPw6crU

Autoria:Andrielly Campos
Formação:Letras: Português / Inglês e Pedagogia
Componente Curricular:Língua Portuguesa
Habilidades:(EF03LP13) Planejar e produzir cartas pessoais e diários, com expressão de sentimentos e opiniões, entre outros gêneros, de acordo com as convenções dos gêneros carta e diário e considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
(EF35LP07) Utilizar, ao produzir um texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso direto, quando for o caso.
(EF35LP08) Utilizar, ao produzir um texto, recursos de referenciação (por substituição lexical ou por pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos), vocabulário apropriado ao gênero, recursos de coesão pronominal (pronomes anafóricos) e articuladores de relações de sentido (tempo, causa, oposição, conclusão, comparação), com nível suficiente de informatividade. 
Referências: GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. 433 p. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais&gt&gt;> Acesso em 12/08/2024.

DEMASI, Angélica Alves Prado; HÜLLE, Cristina Tibiriçá. Entrelaços: língua portuguesa – 3º ano – ensino fundamental anos iniciais. São Paulo: Ftd, 2021. Disponível em: https://issuu.com/editoraftd/docs/entrela_os_-_l_ngua_portuguesa_-_volume_3. Acesso em: 12 ago. 2024.