Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental.
ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:
Carta: as palavras que viajam
O que são cartas? Para que elas servem? Você já escreveu uma carta? Com que finalidade?
A carta é um gênero textual com o objetivo de estabelecer a comunicação formal ou informal entre interlocutores específicos (pessoa, instituição, grupo) visando trocar informações, enviar e receber notícias, contar as novidades, fazer uma reclamação e outras possibilidades.
De acordo com o propósito comunicativo as cartas podem ser divididas em: carta pessoal, carta comercial e carta oficial.
Quanto às características desse gênero textual, apesar de apresentar poucas regras, existe uma estrutura a ser seguida. Assim sendo, a carta deve contar com alguns elementos básicos: local e data, destinatário, corpo do texto, despedida e assinatura.
O local e data devem indicar o lugar que o texto foi escrito e quando foi escrito. Já o destinatário, corresponde a quem irá receber a carta. O corpo de texto, por sua vez, apresenta a mensagem da carta. A despedida demarca a finalização do texto e a despedida do emissor, quem escreveu a carta. E por fim, a assinatura identifica o emissor. Para entender melhor veja a estrutura seguinte:
Você sabia que além da carta, o bilhete é outro texto bastante conhecido e que apresenta algumas semelhanças com a carta? Isso mesmo! E você lembra o que é bilhete? Em quais situações escrevemos cartas e bilhetes? Cartas e bilhetes têm a mesma função?
O bilhete é um tipo de texto simples, curto e cotidiano utilizado em contextos informais. São escritos em pequenos papéis e enviados para pessoas próximas para dar um aviso, deixar um recado, informar algo, fazer um pedido e atc. Pode apresentar os seguintes elementos, conforme a imagem abaixo:
É importante saber que para escrever uma carta ou bilhete é necessário estar atento quanto ao propósito comunicativo, o assunto, o destinatário, a linguagem e a estrutura do texto.
Atividades
QUESTÃO 1
VOCÊ SABIA QUE EXISTEM DIVERSOS TIPOS DE CARTAS QUE SERVEM PARA DIFERENTES PROPÓSITOS SOCIOCOMUNICATIVOS? ISTO MESMO! DEPENDENDO DO CONTEXTO DE CIRCULAÇÃO, AS CARTAS PODEM SER DIVIDIDAS EM: PESSOAL, COMERCIAL OU OFICIAL. ESSE GÊNERO TEXTUAL NÃO POSSUI MUITAS REGRAS, MAS HÁ UMA ESTRUTURA A SER SEGUIDA. DEVE CONTER ALGUNS ELEMENTOS COMO: DATA E LOCAL, DESTINATÁRIO, CORPO DE TEXTO, DESPEDIDA E ASSINATURA.
FAÇA A LEITURA DAS CARTAS COM ATENÇÃO:
1-O QUE ESTAS CARTAS TÊM COMUM?
2- QUEM É O DESTINATÁRIO DA CARTA 1 ?
(A) EQUIPE COMERCIAL
(B) MATEUS
(C) CORREIO
(D) VOVÓ MARTA
(E) BIANCA
3- QUEM É O DESTINATÁRIO DA CARTA 2?
(A) EQUIPE COMERCIAL
(B) MATEUS
(C) CORREIO
(D) VOVÓ MARTA
(E) BIANCA
4- QUEM É O DESTINATÁRIO DA CARTA 3?
(A) EQUIPE COMERCIAL
(B) MATEUS
(C) CORREIO
(D) VOVÓ MARTA
(E) BIANCA
QUESTÃO 2
PARA ENVIAR UMA CARTA, É PRECISO COLOCÁ-LA EM UM ENVELOPE E PREENCHER OS SEGUINTES DADOS:
REMETENTE (QUEM ENVIA A CARTA);
DESTINATÁRIO (NOME DE QUEM RECEBERÁ A CARTA),
ENDEREÇO (DE QUEM ENVIA E QUEM RECEBE).
O CEP (CÓDIGO DE ENDEREÇAMENTO POSTAL) FACILITA A DISTRIBUIÇÃO DA CORRESPONDÊNCIA NOS CORREIOS DAS CIDADES.
DEPOIS DE TUDO PRONTO, DEVE ADICIONAR O SELO PARA POSTAGEM.
AGORA, CHEGOU A SUA VEZ DE PREENCHER O ENVELOPE.
IMAGINE QUE VOCÊ IRÁ ENCAMINHAR UMA CARTA PARA UM FAMILIAR QUE MORA LONGE. PARA TANTO, DEVERÁ PREENCHER O ENVELOPE COM TODOS OS DADOS NECESSÁRIOS.
Componente Curricular: | LÍNGUA PORTUGUESA |
Habilidade: | (EF03LP13) Planejar e produzir cartas pessoais e diários, com expressão de sentimentos e opiniões, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, de acordo com as convenções dos gêneros carta e diário e considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto. |
Referências: | GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 3°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 1°. Bimestre; Goiânia, 2022. Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017. |