Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental anos iniciais.
Calendário
OLÁ ESTUDANTES!
QUANDO VOCÊS PRECISAM SABER SOBRE UMA DATA IMPORTANTE, QUAL DIA DA SEMANA CAIRÁ ESSA DATA E QUANTOS DIAS FALTAM, COMO VOCÊS BUSCAM ESSA INFORMAÇÃO?
O CALENDÁRIO É UTILIZADO PARA NOS ORGANIZARMOS E NÃO PERDERMOS COMPROMISSOS. ELE PODE SER APRESENTADO EM DIFERENTES SUPORTES, COMO IMPRESSOS EM PAPÉIS OU NO COMPUTADOR, MAS SUA ESTRUTURA E FINALIDADE PERMANECEM AS MESMAS.
O GÊNERO TEXTUAL CALENDÁRIO É ESTRUTURADO EM MESES E DIAS, SENDO QUE CADA DIA É REPRESENTADO POR UM NÚMERO. OS DIAS DA SEMANA TAMBÉM SÃO IMPORTANTES E SÃO REPRESENTADOS POR ABREVIAÇÕES.
O CALENDÁRIO TAMBÉM APRESENTA FERIADOS E DATAS COMEMORATIVAS, MARCADOS EM CORES DIFERENTES OU COM SÍMBOLOS ESPECÍFICOS.
ALGUMAS VERSÕES DO CALENDÁRIO PODEM INCLUIR INFORMAÇÕES ADICIONAIS, COMO A FASE DA LUA, O HORÁRIO DE VERÃO E OUTRAS INFORMAÇÕES ESPECÍFICAS DE CADA REGIÃO OU PAÍS.
Atividades
1- O CALENDÁRIO É UTILIZADO PARA NOS ORGANIZARMOS E NÃO PERDERMOS COMPROMISSOS. ELE PODE SER APRESENTADO EM DIFERENTES SUPORTES, COMO IMPRESSOS EM PAPÉIS OU NO COMPUTADOR, MAS SUA ESTRUTURA E FINALIDADE PERMANECEM AS MESMAS. SABENDO DISSO, RESPONDA QUAIS INFORMAÇÕES ADICIONAIS PODEM SER INCLUÍDAS EM ALGUMAS VERSÕES DO CALENDÁRIO, ALÉM DOS DIAS, MESES E ANOS?
(A) A PREVISÃO DO TEMPO PARA CADA DIA
(B) A LISTA DE TAREFAS DIÁRIAS PARA CADA SEMANA
(C) A FASE DA LUA E O HORÁRIO DE VERÃO
(D) APENAS LISTA DE FERIADOS E DATAS COMEMORATIVAS
(E) FINAIS DE SEMANA E FERIADOS
2- QUAL É A IMPORTÂNCIA DO CALENDÁRIO?
(A) O CALENDÁRIO É UM TEXTO IMPORTANTE PARA APRESENTARMOS ITENS OU ELEMENTOS EM ORDEM
(B) ATRAVÉS DO CALENDÁRIO COMUNICAMOS COM OUTRAS PESSOAS
(C) O CALENDÁRIO NÃO É UMA FERRAMENTA ÚTIL EM NOSSA VIDA.
(D) O CALENDÁRIO MOSTRA SOBRE NOSSAS EXPERIÊNCIA DIÁRIAS
(E) ATRAVÉS DO CALENDÁRIO PODEMOS ORGANIZAR NOSSAS ATIVIDADES DO COTIDIANO, EVENTOS E COMPROMISSOS.
3- VEJA O CALENDÁRIO E RESPONDA:
(A) A QUE MÊS SE REFERE? ______________________________
(B) QUE DIA SERÁ FERIADO? ____________________________
(C) QUANTOS DIAS TEM NESTE MÊS? _______________________
4- USANDO O CALENDÁRIO DO EXERCÍCIO ANTERIOR, PENSE E RESPONDA.
UMA ALUNA DO 2º ANO TEM AS SEGUINTES ATIVIDADES: TERÇA-FEIRA E QUINTA-FEIRA: NATAÇÃO QUARTA-FEIRA: BALLET SEXTA-FEIRA: MÚSICA |
(A) QUAIS DIAS ELA TERÁ NATAÇÃO:
(B) QUAIS DIAS ELA TERÁ MÚSICA:
(C) DIA 19 DE ABRIL ELA TERÁ QUAL ATIVIDADE?
Autoria: | Gabriele Leandro Dias |
Formação: | Pedagogia/ Psicologia |
Componente Curricular: | Língua Portuguesa |
Habilidades: | (EF12LP04) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor ou já com certa autonomia, listas, agendas, calendários, receitas, instruções de montagem (digitais ou impressos), entre outros gêneros, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade. |
Referências: | 2020. Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: https://cee.go.gov.br GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 2°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 2°. Bimestre; Goiânia, 2023. Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017. |