ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 2º ANO DOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL.

AUMENTATIVO E DIMINUTIVO PRESENTES NO CONTO
VOCÊ JÁ PERCEBEU QUE NOS CONTOS QUE CONHECEMOS, MUITAS PALAVRAS APARECEM EM FORMA DE AUMENTATIVO E DIMINUTIVO?
UM EXEMPLO FAMOSO É O DA CHAPEUZINHO VERMELHO. VOCÊ JÁ REPAROU COMO O NOME DELA ESTÁ NO DIMINUTIVO? ISSO MOSTRA QUE ELA É PEQUENA, DELICADA E CARINHOSA. OUTRO EXEMPLO É A VOVOZINHA, QUE TAMBÉM APARECE NO DIMINUTIVO, DANDO A IDEIA DE UMA AVÓ DOCE E QUERIDA.


TAMBÉM APARECEM NO CONTO DE JOÃO E MARIA AS EXPRESSÕES PEQUENININHO OU DEDINHO, QUANDO A BRUXA FALA SOBRE AS CRIANÇAS. JÁ NO AUMENTATIVO, PODEMOS IMAGINAR UM PERSONAGEM GRANDALHÃO, BEM MAIOR DO QUE OS OUTROS, OU UM CASARÃO, QUE É UMA CASA ENORME.
O AUMENTATIVO SERVE PARA MOSTRAR GRANDEZA OU INTENSIDADE. POR EXEMPLO: MULHERÃO É UMA MULHER FORTE OU IMPONENTE, VOZEIRÃO É UMA VOZ BEM FORTE. JÁ O DIMINUTIVO MOSTRA ALGO PEQUENO OU ATÉ TRAZ CARINHO, COMO GATINHO, FLORZINHA, AMIGUINHO.
PERCEBA COMO OS AUMENTATIVOS E DIMINUTIVOS DEIXAM OS CONTOS MAIS DIVERTIDOS E EXPRESSIVOS. ELES AJUDAM A IMAGINAR MELHOR OS PERSONAGENS, OS OBJETOS E AS SITUAÇÕES. ASSIM, AS HISTÓRIAS FICAM CHEIAS DE DETALHES E NOS ENCANTAM AINDA MAIS!
Os slides também podem ser baixados diretamente do Canva, apenas depois de baixado é possível fazer alterações. Basta acessar o link: https://www.canva.com/design/DAG0vtulFYc/rLOhL2NS_pv6hCRJedrvMQ/edit
ASSISTA A VIDEOAULA SOBRE ESSE ASSUNTO
RESPONDA ÀS QUESTÕES.
QUESTÃO 1

NO CONTO “CHAPEUZINHO VERMELHO” O DIMINUTIVO É USADO PARA EXPRESSAR
(A) QUE A MENINA USAVA UM CHAPÉU GIGANTE.
(B) UMA FORMA CARINHOSA E DELICADA DA MENINA.
(C) UMA FORMA DE FALAR MAL DA MENINA.
(D) O TAMANHO GRANDE QUE A MENINA TINHA.
Imagem disponível em: https://www.baixelivros.com.br/download-gratuito?chapeuzinho-vermelho.pdf&pdf=https%3A%2F%2Fdomainpublic.files.wordpress.com%2F2022%2F01%2Fchapeuzinho-vermelho.pdf&title=Chapeuzinho%20Vermelho%20(2%C2%AA%20Edi%C3%A7%C3%A3o)%20%E2%80%93%20Irm%C3%A3os%20Grimm&post_id=20064 >Acesso em 06/10/2025.
QUESTÃO 2
NO CONTO “JOÃO E O PÉ DE FEIJÃO” A MULHER DO GIGANTE É CHAMADA DE MULHERONA. ESTA PALAVRA QUER DIZER QUE A MULHER DO GIGANTE É MUITO
(A) GRANDE.
(B) FEIA.
(C) CABELUDA.
(D) BRAVA.

Imagem disponível em: https://5ca0e999-de9a-47e0-9b77-7e3eeab0592c.usrfiles.com/ugd/5ca0e9_f9b761b695f043b983d056e5c8957a30.pdf >Acesso em 06/10/2025.
QUESTÃO 3
SE A VOVÓ DO CONTO “CHAPEUZINHO VERMELHO” FOSSE CHAMADA DE VOVÓZONA, A HISTÓRIA TERIA O MESMO SENTIDO? POR QUÊ?
QUESTÃO 4
MARQUE V PARA VERDADEIRO E F PARA FALSO:
( ) A PALAVRA CASARÃO ESTÁ NO AUMENTATIVO.
( ) A PALAVRA GATINHO ESTÁ NO AUMENTATIVO.
( ) A PALAVRA FEIJÃO É AUMENTATIVO DE FEIJOA.
( ) A PALAVRA VOZEIRÃO ESTÁ NO AUMENTATIVO.
QUESTÃO 5
LEIA AS PALAVRAS NO QUADRO ABAIXO E CIRCULE DE VERDE AS QUE ESTÃO NO AUMENTATIVO.

QUESTÃO 6
AGORA OBSERVANDO TODAS AS PALAVRAS DO QUADRO DA QUESTÃO 5, RESPONDA ÀS PERGUNTAS.

HORA DE APRENDER BRINCANDO!

Autoria: | Andrielly Campos |
Formação: | Letras: Português / Inglês e Pedagogia |
Componente Curricular: | Língua Portuguesa |
Objeto(s) de Conhecimento: | Morfologia: – Aumentativo e diminutivo. Conhecimento das diversas grafias do alfabeto: – Letras de imprensa e cursiva. Decodificação/Fluência de leitura: – Leitura fluente e compreensiva de textos. |
Habilidades: | (EF02LP11) Formar o aumentativo e o diminutivo de palavras com os sufixos -ão e -inho/-zinho. (EF02LP07) Escrever palavras, frases, textos curtos nas formas imprensa e cursiva.(EF12LP01) Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização. |
Descritor: | D05 Identificar sons de sílabas iniciais, mediais ou finais que se repetem em palavras diferentes. D08 Relacionar frase à figura e vice-versa. D13 Identificar o gênero do texto. |
Referências: | GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais>>> Acesso em 02/10/2025. GOIÂNIA. Matriz de Referência da Avaliação Semestral, para os componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática, 1º semestre. SME, 2023. >Acesso em 02/10/2025. CARPANEDA, Isabella. A Conquista – Língua Portuguesa – Volume 2. São Paulo: Ftd, 2021. PRADO, Angélica; HÜLLE, Cristina. Entrelaços – Língua Portuguesa – volume 2. São Paulo: Ftd, 2021. SILVA, Cícero de Oliveira; SILVA, Elizabeth Gavioli Fr Oliveira; ABROMOVICK, Márcia Cristina. Aprender Juntos – Língua Portuguesa – 2º ano. 9. ed. São Paulo: Sm, 2021. |