Esta atividade de Língua Portuguesa tem como base o DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental.

As relações lógico-discursivas nos textos
Relações lógico-discursivas são as ligações de sentido que articulam frases e parágrafos num texto. Elas estabelecem como uma ideia resulta de outra, como se explica, contrasta, exemplifica ou se organiza no tempo. Na escrita, muitas dessas relações aparecem sinalizadas por conjunções, como porque, embora, se, advérbios e locuções adverbiais, como portanto, entretanto, por isso, locuções conjuntivas, como a fim de, apesar de que, além de alguns pronomes, tais como isso, esse, este e recursos de pontuação (dois-pontos, travessões). Esses marcadores ajudam o leitor a perceber a lógica do texto — sem eles, o sentido pode ficar implícito, confuso ou ambíguo. Observe:
Adição / continuação: acrescenta informação.
Marcadores: e, além disso, também, ademais, ainda.
Estudou para a prova e revisou os exercícios; além disso, fez simulados.
Causa / justificação: indica o motivo de algo.
Marcadores: porque, pois, visto que, já que, por causa de.
Não saiu de casa porque estava chovendo.
Consequência / efeito: mostra o resultado.
Marcadores: portanto, por isso, consequentemente, logo, assim.
Choveu a noite toda; por isso, as aulas foram canceladas.
Explicação / esclarecimento: explica com mais detalhes uma informação.
Marcadores: isto é, ou seja, em outras palavras.
Ele faltou ao trabalho, ou seja, não entregou o relatório.
Contraste / oposição / concessão: mostra oposição; concessão admite algo contrário.
Marcadores: mas, porém, contudo, entretanto, embora, apesar de.
Estudou bastante, porém não passou no teste. / Embora chovesse, saímos.
Condição: estabelece hipótese necessária para que algo aconteça.
Marcadores: se, caso, desde que, contanto que.
Se praticar todos os dias, vai melhorar.
Finalidade / propósito: indica a intenção de uma ação.
Marcadores: para, a fim de, para que.
Estudou muito para ser aprovado.
Temporalidade / sequência: ordena acontecimentos no tempo.
Marcadores: quando, antes, depois, em seguida, logo que.
Primeiro organizamos o material; em seguida, começamos a atividade.
Exemplificação: ilustra com exemplos.
Marcadores: por exemplo, assim, como.
Muitos esportes ajudam na saúde; por exemplo, a natação.
Comparação: estabelece semelhança ou diferença.
Marcadores: como, tal como, mais… que, menos… que.
Ela corre mais rápido que ele.
Conclusão / síntese: fecha o raciocínio ou resume.
Marcadores: portanto, logo, assim, em resumo.
Faltou planejamento; portanto, o projeto falhou.
É importante ressaltar que nem toda relação está marcada por uma palavra explícita. Às vezes a causa, por exemplo, aparece apenas implícita no contexto. Por isso é importante ler com atenção e buscar sinais lexicais e estruturais (tempos verbais, retomadas pronominais, pontuação) além dos conectores.
Assista à videoaula do professor Marlon Santos com essa temática.
Responda às questões a seguir.
Leia o seguinte texto para responder às questões 1 e 2.
A escola decidiu realizar feiras de ciência para motivar os estudantes. Os professores orientaram os grupos sobre planejamento e segurança nos experimentos. Muitos alunos, porém, mostraram dificuldades em organizar o material e o cronograma. Por isso, a coordenação agendou oficinas práticas para ajudar nas etapas do projeto. Após as oficinas, os grupos concluíram os experimentos com mais segurança e clareza. A feira aconteceu com grande participação de famílias e professores.
Elaborado pela equipe NEC – SME/Goiânia, para fins didáticos.
QUESTÃO 1
Identifique e explique três marcadores (conjunções, advérbios ou locuções) presentes no texto e diga qual relação lógico-discursiva cada um sinaliza.
QUESTÃO 2
Reescreva a frase “Muitos alunos, porém, mostraram dificuldades em organizar o material e o cronograma.” Substituindo o termo em destaque por outro marcador que mantenha o mesmo sentido. Justifique a escolha.
QUESTÃO 3
Leia o texto a seguir.
O técnico recomendou que todos praticassem o aquecimento antes do treino. Alguns atletas ignoraram a recomendação e começaram direto com exercícios pesados. Como resultado, dois jogadores sofreram entorses e precisaram ser substituídos. Se tivessem aquecido corretamente, as lesões poderiam ter sido evitadas. Desde então, o time passou a reservar sempre quinze minutos para alongamento. A nova rotina melhorou o rendimento e diminuiu o número de lesões.
Elaborado pela equipe NEC – SME/Goiânia, para fins didáticos.
A expressão “Como resultado” estabelece uma relação lógico-discursiva de
 (A) finalidade.
(B) consequência.
(C) concessão.
(D) temporalidade. 
QUESTÃO 4
Leia o texto a seguir.
A prefeitura lançou um programa de incentivo à leitura nas escolas. Primeiramente, foram entregues exemplares às bibliotecas escolares. Em seguida, professores receberam formações sobre mediação de leitura. Dessa forma, aumentou o número de empréstimos e a participação em clubes de leitura. Entretanto, parte das escolas ainda não tinha espaço adequado para leitura. Por isso, o governo anunciou investimentos para ampliação de áreas de leitura.
Elaborado pela equipe NEC – SME/Goiânia, para fins didáticos.
A sequência “Primeiramente… Em seguida… Dessa forma…” serve para
(A) exemplificar as ações desenvolvidas.
(B) marcar condições estruturais da unidade escolar.
(C) ordenar ações no tempo e mostrar resultado.
(D) apresentar oposição quanto à execução do projeto. 
QUESTÃO 5
Leia o texto a seguir.
Clara queria comprar um celular mais potente; contudo, tinha um orçamento limitado. Pesquisou modelos e encontrou um intermediário com boa avaliação. Apesar disso, preferia esperar por uma promoção do modelo desejado. Se a oferta aparecesse nas próximas semanas, provavelmente fecharia a compra. Enquanto isso, continuou usando o aparelho antigo e anotou características importantes. Ao fim do mês, recebeu uma oferta e decidiu pela melhor relação custo-benefício.
Elaborado pela equipe NEC – SME/Goiânia, para fins didáticos.
No trecho “Apesar disso, preferia esperar…”, o termo em destaque indica
 (A) adição.
(B) concessão.
(C) causa.
(D) finalidade.
| Autoria: | Marlon Santos | 
| Formação: | Letras – Português | 
| Componente curricular: | Língua Portuguesa | 
| Conteúdo(s)/Objeto(s) de conhecimento | Coerência e coesão no processamento do texto | 
| Habilidade estruturante: | (EF08LP13) Inferir efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos de coesão sequencial: conjunções e articuladores textuais. (EF08LP10-A) Identificar e compreender adjuntos adverbiais, em textos lidos ou de produção própria. | 
| Descritor: | D15 – Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc. | 
| Referências: | Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cee.go.gov.br> Acesso em: 03, fev. 2025 CEREJA, Willian Roberto; CLETO, Ciley. Interpretação de textos: desenvolvendo a competência leitora 9º ano. São Paulo: Atual, 2013. | 
