Esta atividade de Língua Portuguesa tem como base o DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental.

As relações intertextuais
Certamente, você já estudou sobre a intertextualidade, que diz respeito à relação entre textos. De modo geral, ela acontece quando um texto faz alguma referência a outro texto preexistente, de maneira explícita ou implícita.
As relações intertextuais são inúmeras. De certo modo, elas podem abranger alguns casos em agrupamentos. Estudaremos três: a intertextualidade estrutural, a intertextualidade temática e a intertextualidade referencial.
Intertextualidade estrutural: diz respeito aos modelos preexistentes de textos que servem como estrutura para outros. Por exemplo, quando vamos anotar a receita de um bolo para alguém seguimos uma estrutura já determinada de como fazer uma receita: enumeração de ingredientes e o modo de preparo descrito em parágrafos, com os verbos empregados no modo indicativo. Não é comum anotar uma receita em forma de versos, pois essa já é uma estrutura consolidada pelo poema, outro gênero com outras finalidades comunicativas e estrutura diferentes.
Intertextualidade temática: consiste na abordagem de um mesmo assunto entre textos. Por exemplo, ao estabelecermos a comparação entre dois romances que abordam o mesmo tema, como em “Dom Casmurro”, de Machado de Assis, e “São Bernardo”, de Graciliano Ramos, que tratam do ciúme matrimonial. Outro exemplo mais recente e popular é demonstrado nas músicas, como nas canções “A loba”, de Alcione e “Infiel”, de Marília Mendonça, que abordam a temática da infidelidade.
Intertextualidade referencial: diz respeito ao texto que faz alguma menção a outro texto, seja de maneira direta ou indireta. Por exemplo, quando Freud, o fundador da psicanálise, usa a história de Édipo Rei para explicar o “Complexo de Édipo”, termo usado em sua teoria, ele faz referência a um texto anterior.
Veja os seguintes exemplos:

A telenovela “As aventuras de Pollyana” faz uma releitura da obra literária “Pollyana”, de Eleanor H. Porter, isto é, a obra televisiva é baseada na narrativa do livro. Desse modo, há uma clara relação intertextual entre elas. Para os espectadores da telenovela que não conhecem o livro, certamente, não notarão a relação entre os dois textos, como a história pessoal da protagonista. Mas, quem já leu a referida narrativa, notará as semelhanças e também as diferenças entre os dois produtos.
Ter conhecimento da relação entre textos é muito importante para compreender a importância da comunicação e a produção de textos dentro de um contexto. Quando alguém recorre a outros textos para produzir um, obviamente, tem algum propósito comunicativo definido, seja de construção ou de reconstrução de significados. Quanto maior for a experiência leitora do produtor do texto (e, de certo modo, do leitor ao realizar a leitura do texto do outro), mais possibilidades ele terá de compreender os intertextos apresentados em um texto.
Assista à videoaula do professor Marlon Santos com essa temática.
Responda às questões a seguir.
Leia os seguintes textos para responder às questões.
Texto 1
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá;
As aves, que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá.
.
Nosso céu tem mais estrelas,
Nossas várzeas têm mais flores,
Nossos bosques têm mais vida,
Nossa vida mais amores.
DIAS, Gonçalves. Canção do Exílio. In: Primeiros Cantos.
Texto 2
Do que a terra mais garrida
Teus risonhos, lindos campos têm mais flores;
“Nossos bosques têm mais vida”,
“Nossa vida” no teu seio “mais amores”.
.
Ó Pátria amada,
Idolatrada,
Salve! Salve!
.
Brasil, de amor eterno seja símbolo
O lábaro que ostentas estrelado,
E diga o verde-louro desta flâmula
Paz no futuro e glória no passado.
.
Mas, se ergues da justiça a clava forte,
Verás que um filho teu não foge à luta,
Nem teme, quem te adora, a própria morte!
.
Terra adorada
Entre outras mil,
És tu, Brasil,
Ó Pátria amada!
Dos filhos deste solo, és mãe gentil,
Pátria amada, Brasil!
ESTRADA, Joaquim Osório Duque.; SILVA, Francisco Manuel da. Hino Nacional Brasileiro. Decreto nº 15.671. 1922.
Texto 3
Meus olhos brasileiros sonhando exotismos.
Paris. A torre Eiffel alastrada de antenas como um caranguejo.
Os cais bolorentos de livros judeus
e a água suja do Sena escorrendo sabedoria.
.
Chega!
Meus olhos brasileiros se fecham saudosos.
Minha boca procura a “Canção do Exílio”.
Como era mesmo a “Canção do Exílio”?
Eu tão esquecido de minha terra…
Ai terra que tem palmeiras
onde canta o sabiá!
ANDRADE, Carlos Drummond de. Europa, França e Bahia. In: Alguma poesia.
QUESTÃO 1
O texto 2 mantém relação intertextual com o texto 1. Como esses dois textos se relacionam?
QUESTÃO 2
No texto 3, ao mencionar a “Canção do Exílio” em seu poema, o poeta está
(A) fazendo uma intertextualidade referencial.
(B) fazendo uma autocrítica idealizada e pueril.
(C) relatando sua falta de memória leitora.
(D) versando sobre a inexistência de intertextos.
QUESTÃO 3
Leia as seguintes afirmativas sobre o texto 3.
I. A referência à “Canção do Exílio” evidencia o retorno emocional à pátria, mas com um tom desencantado e irônico.
II. O eu lírico está “esquecido” da sua terra, mas não consegue evitar a saudade.
III. O trecho do poema demonstra que o eu lírico está encantado com a Europa ao ponto de se esquecer do Brasil.
Das afirmativas acima, estão corretas
(A) apenas I e II.
(B) apenas I e III.
(C) apenas II e III.
(D) todas as frases.
QUESTÃO 4
Ao comparar os textos 1, 2 e 3, podemos afirmar que
I. Todos os textos abordam a relação do sujeito com sua terra natal, até porque em todos eles está claro que o eu lírico está longe dela.
II. Os textos 1 e 2 valorizam e exaltam as belezas naturais do Brasil.
III. Os textos 1 e 3 criticam a Europa em relação ao Brasil.
IV. No texto 3, o eu lírico critica a visão idealizada da Europa e reflete sobre a identidade nacional.
Estão corretas apenas as afirmativas
(A) I, II e III.
(B) II, III e IV.
(C) I, II e IV.
(D) I, III e IV.
QUESTÃO 5
Você sabia que no Hino Nacional Brasileiro há versos do poema “Canção do Exílio”, de Gonçalves Dias? Pesquise sobre a data de publicação de cada um deles e diga qual texto serve de inspiração para o outro. Em seguida, explique como a relação intertextual entre eles acontece.
Autoria: | Marlon Santos |
Formação: | Letras – Português |
Componente curricular: | Língua Portuguesa |
Conteúdo(s)/Objeto(s) de conhecimento | Intertextualidade. |
Habilidade estruturante: | (EF89LP05) Analisar o efeito de sentido produzido pelo uso, em textos, de recurso a formas de apropriação textual (paráfrases, citações, discurso direto, indireto ou indireto livre). |
Descritores: | D21 – Reconhecer posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou ao mesmo tema. |
Referências: | Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cee.go.gov.br> Acesso em: 03, fev. 2025 |