You are currently viewing LÍNGUA PORTUGUESA – APRENDENDO COM PARLENDAS

LÍNGUA PORTUGUESA – APRENDENDO COM PARLENDAS

OLÁ, EDUCANDO (A)! ESTA VIDEOAULA DE LÍNGUA PORTUGUESA FOI VEICULADA NA TV NO DIA 02/08/2021 (SEGUNDA-FEIRA), AQUI NO PORTAL CONEXÃO ESCOLA. ELA ESTÁ DISPONÍVEL JUNTAMENTE COM A PROPOSTA DE ATIVIDADE.

C:\Users\Deise&Branco\Downloads\english-1973908_1280 (1).png

DISPONÍVEL EM: PIXABAY. https://pixabay.com/pt/vectors/ingl%C3%AAs-aprender-l%C3%ADngua-educa%C3%A7%C3%A3o-1973908/. ACESSO EM 29 DE MAIO DE  2021.

OLÁ, CRIANÇAS, TUDO BEM? PEÇA AJUDA DE UM ADULTO PARA REALIZAR ESSA ATIVIDADE COM VOCÊ.

VOCÊ CONHECE ALGUMA PARLENDA? LEMBRA? HOJE É DOMINGO, PEDE CACHIMBO… ISSO É PARLENDA. ELAS FAZEM PARTE DA NOSSA TRADIÇÃO ORAL, QUANTO MAIS CANTAROLAR, MAS VAI BRINCAR! PODE CANTAR A PARLENDA ENQUANTO PULANDO CORDA, BRINCANDO DE RODA OU SE DIVERTINDO COM AS MÃOS, ENTRE OUTROS.

NESTA VÍDEOAULA, VOCÊ VAI APRENDER UM POUCO SOBRE PARLENDAS. VAMOS LÁ?

LP | Turma A | 1 Ano | Ciclo da Infância

AGORA É HORA DA ATIVIDADE! VAMOS DESCOBRIR COMO FAZER?


ATIVIDADE 1

OBSERVE UMA PARLENDA MUITO CONHECIDA.

“CORRE CUTIA, NA CASA DA TIA.
CORRE CIPÓ, NA CASA DA AVÓ.
LENCINHO NA MÃO, CAIU NO CHÃO.
MOÇA BONITA, DO MEU CORAÇÃO…
UM, DOIS, TRÊS!”

                                                                      (DOMÍNIO PÚBLICO)

CONVIDE SEUS PAIS/FAMILIARES PARA BRINCAREM COM VOCÊ.

TENTE DESCOBRIR AS PALAVRAS ESCONDIDAS NA PARLENDA. TRANSCREVA PARA O CADERNO.

CORRE, CUTIA

CORRE, CUTIA

NA CASA DA TIA

CORRE …………………………

NA CASA DA AVÓ, 

LENCINHO NA MÃO,

CAIU NO …………………………..

MOÇA BONITA 

DO MEU CORAÇÃO,

UM, DOIS, …………………………….


ATIVIDADE 2

RECITE A PARLENDA.  

A CASINHA DA VOVÓ

É COBERTA DE CIPÓ

O CAFÉ TÁ DEMORANDO

COM CERTEZA NÃO TEM PÓ.

REPRESENTE A PARLENDA ATRAVÉS DE UM LINDO DESENHO. 


AGORA, VAMOS RELEMBRAR O QUE APRENDEMOS NESSA ATIVIDADE?

  • AS PARLENDAS SÃO VERSINHOS COM TEMÁTICA INFANTIL QUE SÃO RECITADOS EM BRINCADEIRAS DE CRIANÇAS. 
  • FAZEM PARTE DO FOLCLORE BRASILEIRO, POIS REPRESENTAM UMA IMPORTANTE TRADIÇÃO CULTURAL DO NOSSO POVO.
  • DIVERSAS PARLENDAS.
  • RIMAS / RITMO – COORDENAÇÃO.
  • ATIVIDADE – ESCRITA E DESENHO.

HABILIDADES ESTRUTURANTES(EF12LP01) LER PALAVRAS NOVAS COM PRECISÃO NA DECODIFICAÇÃO, NO CASO DE PALAVRAS DE USO FREQUENTE, LER GLOBALMENTE, POR MEMORIZAÇÃO.
(EF15LP03) LOCALIZAR INFORMAÇÕES EXPLÍCITAS EM TEXTOS.
(EF01LP19-A) RECITAR PARLENDAS, QUADRAS, QUADRINHAS, TRAVA-LÍNGUAS, DENTRE OUTROS, COM ENTONAÇÃO ADEQUADA E OBSERVANDO AS RIMAS, EM SALA DE AULA E EM APRESENTAÇÕES PÚBLICAS.
(EF01LP19-D) REFLETIR SOBRE O SISTEMA DE ESCRITA, OBSERVANDO AS RIMAS.
REFERÊNCIAS:GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS. SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO – SEDUC/CONSED. DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO: VOLUME II ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS. IMAGENS RETIRADAS DOS SITES:https://pixabay.com/pt/