You are currently viewing LÍNGUA PORTUGUESA – APRENDENDO COM A HISTÓRIA CURUIZ CREDO: CURUIZ CREDO! CRUIZ CREDO! CRUZ CREDO!

LÍNGUA PORTUGUESA – APRENDENDO COM A HISTÓRIA CURUIZ CREDO: CURUIZ CREDO! CRUIZ CREDO! CRUZ CREDO!

ESTA VIDEOAULA DE LÍNGUA PORTUGUESA FOI VEICULADA NA TV NO DIA 26/10/2021 (TERÇA-FEIRA). AQUI NO PORTAL CONEXÃO ESCOLA, ELA ESTÁ DISPONÍVEL JUNTAMENTE COM A PROPOSTA DE ATIVIDADE.

A AULA PROPÕE A LEITURA DE UMA HISTÓRIA: CURUIZ CREDO! E O SENTIDO DESSA EXPRESSÃO, TÃO CONHECIDA E USADA POR MUITOS NO DIA A DIA. OUTRAS DIFERENTES EXPRESSÕES SERÃO MOSTRADAS. ISSO É O QUE CHAMAMOS DE VARIAÇÃO LINGUÍSTICA. PROPÕE TAMBÉM A VALORIZAÇÃO DE TODAS ELAS QUANDO A CRIANÇA CHEGA NA ESCOLA

LÍNGUA PORTUGUESA/2 ANO/ ENSINO FUNDAMENTAL

HOJE VOCÊ OUVIU A HISTÓRIA “CURUIZ CREDO”. A HISTÓRIA É SOBRE AS DIFERENTES EXPRESSÕES (VARIAÇÃO LINGUÍSTICA). VAMOS FAZER A ATIVIDADE?

ATIVIDADE 1

CONVERSE COM PESSOAS DA SUA FAMÍLIA. PERGUNTE SE CONHECEM EXPRESSÕES UTILIZADAS NA SUA REGIÃO E ANOTE NO SEU CADERNO.


ATIVIDADE 2

AGORA VOCÊ PODE RECONTAR A HISTÓRIA QUE VOCÊ OUVIU PARA ALGUÉM DA SUA FAMÍLIA. 


VAMOS RELEMBRAR O QUE APRENDEMOS HOJE?

  • CONHECERAM A HISTÓRIA “CURUIZ CREDO”.
  • INTERPRETAR UMA HISTÓRIA, IDENTIFICANDO SUAS PERSONAGENS E AS DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS ENTRE ELAS.
  • DIFERENTES EXPRESSÕES (VARIAÇÃO LINGUÍSTICA).
  • CONHECERAM PALAVRAS NOVAS.
  • VIRAM AS CARACTERÍSTICAS DA LINGUAGEM E GRAFIA DAS PALAVRAS, ALÉM DE AMPLIAR O VOCABULÁRIO.

HABILIDADES ESTRUTURANTES (EF15LP05) PLANEJAR, COM A AJUDA DO PROFESSOR, O TEXTO QUE SERÁ PRODUZIDO, CONSIDERANDO A SITUAÇÃO COMUNICATIVA, OS INTERLOCUTORES (QUEM ESCREVE/PARA QUEM ESCREVE); A FINALIDADE OU O PROPÓSITO (ESCREVER PARA QUÊ); A CIRCULAÇÃO (ONDE O TEXTO VAI CIRCULAR); O SUPORTE (QUAL É O PORTADOR DO TEXTO); A LINGUAGEM, ORGANIZAÇÃO E FORMA DO TEXTO E SEU TEMA, PESQUISANDO EM MEIOS IMPRESSOS OU DIGITAIS, SEMPRE QUE FOR PRECISO, INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS À PRODUÇÃO DO TEXTO, ORGANIZANDO EM TÓPICOS OS DADOS E AS FONTES PESQUISADAS.
(EF12LP01) LER PALAVRAS NOVAS COM PRECISÃO NA DECODIFICAÇÃO, NO CASO DE PALAVRAS DE USO FREQUENTE, LER GLOBALMENTE, POR MEMORIZAÇÃO.
(EF02LP02-C) DESENVOLVER A CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA DAS PALAVRAS OBSERVANDO O NÚMERO DE LETRAS, VOGAIS E CONSOANTES.
(EF15LP03) LOCALIZAR INFORMAÇÕES EXPLÍCITAS EM TEXTOS.
(EF12LP19) RECONHECER, EM TEXTOS VERSIFICADOS, RIMAS, SONORIDADES, JOGOS DE PALAVRAS, PALAVRAS, EXPRESSÕES, COMPARAÇÕES, RELACIONANDO-AS COM SENSAÇÕES E ASSOCIAÇÕES.
(EF15LP02) ESTABELECER EXPECTATIVAS EM RELAÇÃO AO TEXTO QUE VAI LER (PRESSUPOSIÇÕES ANTECIPADORAS DOS SENTIDOS, DA FORMA E DA FUNÇÃO SOCIAL DO TEXTO), APOIANDO-SE EM SEUS CONHECIMENTOS PRÉVIOS SOBRE AS CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO E RECEPÇÃO DESSE TEXTO, O GÊNERO, O SUPORTE E O UNIVERSO TEMÁTICO, BEM COMO SOBRE SALIÊNCIAS TEXTUAIS, RECURSOS GRÁFICOS, IMAGENS, DADOS DA PRÓPRIA OBRA (ÍNDICE, PREFÁCIO ETC.), CONFIRMANDO ANTECIPAÇÕES E INFERÊNCIAS REALIZADAS ANTES E DURANTE A LEITURA DE TEXTOS, CHECANDO A ADEQUAÇÃO DAS HIPÓTESES REALIZADAS.
(EF15LP17) APRECIAR POEMAS VISUAIS E CONCRETOS, OBSERVANDO EFEITOS DE SENTIDO CRIADOS PELO FORMATO DO TEXTO NA PÁGINA, DISTRIBUIÇÃO E DIAGRAMAÇÃO DAS LETRAS, PELAS ILUSTRAÇÕES E POR OUTROS EFEITOS VISUAIS.
(GO-EF12LP21) CONHECER OS SINAIS DE ACENTUAÇÃO, AGUDO E CIRCUNFLEXO, BEM COMO O SINAL INDICATIVO DE NASALIDADE, TIL, E O QUE REPRESENTAM: VOGAL ABERTA, FECHADA E NASALIZADA.
(GO-EF12LP20) IDENTIFICAR INÍCIO, MEIO E FIM EM NARRATIVA LIDA OU ESCUTADA.
(EF15LP18) RELACIONAR TEXTOS COM ILUSTRAÇÕES E OUTROS RECURSOS GRÁFICOS (LEITURA MULTISSEMIÓTICA).

REFERÊNCIAS – TEXTO ELABORADO COM FINS PEDAGÓGICOS. GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS. SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO – SEDUC/CONSED. DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO: VOLUME II ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS. DISPONÍVEL EM: < FILE:///C:/USERS/NOSSACASA/DOWNLOADS/VOL%20II%20-%20ANOS%20INICIAIS%20LEILA%20MANDOU.PDF >. ACESSO EM: 29 DE MAIO DE 2021.CARVALHO, MARIA AVELINA DE. CURUIZ CREDO. GOIÂNIA: KELPES, 2019.