Esta atividade de Língua Portuguesa tem como base o DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental.

A relação de causa e consequência
A relação de causa e consequência é um dos mecanismos mais importantes para construir sentido em textos. Ela ocorre quando um fato (a causa) provoca ou explica outro fato (a consequência). Essa relação ajuda o leitor a compreender por que algo aconteceu e quais foram os resultados dessa ação.
A causa é o motivo, a razão pela qual algo acontece. Para identificá-la no texto, pode-se perguntar: Por que isso aconteceu?
Exemplo:
A energia acabou porque a conta não foi paga.
A frase acima apresenta uma relação de causa e consequência. A energia ter acabado é a consequência, é o que aconteceu. Para descobrir a causa, indaga-se: Por que isso aconteceu? A resposta é: “porque a conta não foi paga”. Ou seja, a falta de pagamento da conta é a causa, a razão pela qual a energia foi cortada. A palavra “porque” é um conectivo de causa, que indica o motivo da ação.
Também podemos inverter a frase sem mudar o sentido:
Como a conta não foi paga, a energia acabou.
A relação de causa (não pagar) e consequência (energia cortada) continua clara, apenas muda a estrutura. Observe que, nessa construção, o termo “porque” foi substituído por “como”.
Como você já percebeu, a consequência é o efeito, o resultado de uma ação ou situação. Para identificá-la no texto, pode-se perguntar: O que aconteceu por causa disso?
Exemplo:
O que aconteceu por causa do não pagamento da energia?
A consequência foi o corte da energia.
Em um texto, a relação de causa e consequência pode estar explícita por meio de conectivos (palavras que ligam orações e ideias), como:
Conectivos de causa
- porque
- já que
- uma vez que
- visto que
- como (no sentido de causa)
- devido a
- em razão de
Conectivos de consequência
- portanto
- por isso
- assim
- logo
- de forma que
- então
- de modo que
A relação de causa e consequência nos textos permite a organização das ideias de forma lógica e auxilia no processo de interpretação de textos argumentativos, narrativos e jornalísticos. Com isso, o texto tende a se tornar mais consistente, claro e coerente.
Assista à videoaula do professor Marlon Santos com essa temática.
Responda às questões a seguir.
Leia a seguinte crônica para responder às questões 1 a 4.
A lei
Este caso da parteira merece sérias reflexões que tendem a interrogar sobre a serventia da lei.
Uma senhora, separada do marido, muito naturalmente quer conservar em sua companhia a filha; e muito naturalmente também não quer viver isolada e cede, por isto ou aquilo, a uma inclinação amorosa.
O caso se complica com uma gravidez e para que a lei, baseada em uma moral que já se findou, não lhe tire a filha, procura uma conhecida, sua amiga, a fim de provocar um aborto de forma a não se comprometer.
Vê-se bem que na intromissão da “curiosa” não houve nenhuma espécie de interesse subalterno, não foi questão de dinheiro. O que houve foi simplesmente camaradagem, amizade, vontade de servir a uma amiga, de livrá-la de uma terrível situação.
Aos olhos de todos, é um ato digno, porque, mais do que o amor, a amizade se impõe.
Acontece que a sua intervenção foi desastrosa e lá vem a lei, os regulamentos, a polícia, os inquéritos, os peritos, a faculdade e berram: você é uma criminosa! você quis impedir que nascesse mais um homem para aborrecer-se com a vida!
Berram e levam a pobre mulher para os autos, para a justiça, para a chicana, para os depoimentos, para essa via-sacra da justiça, que talvez o próprio Cristo não percorresse com resignação.
A parteira, mulher humilde, temerosa das leis, que não conhecia, amedrontada com a prisão, onde nunca esperava parar, mata-se.
Reflitamos, agora; não é estúpida a lei que, para proteger uma vida provável, sacrifica duas? Sim, duas porque a outra procurou a morte para que a lei não lhe tirasse a filha. De que vale a lei?
Vida urbana, 7-1-1915
Lima Barreto. Crônicas. Disponível em: <http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bi000173.pdf>
QUESTÃO 1
A crônica é um texto curto, geralmente publicado em jornais, revistas ou na internet, que trata de fatos do cotidiano com linguagem leve, reflexiva ou crítica. Ela mistura narrativa e opinião, podendo ser humorística, poética, irônica ou séria. A crônica lida escrita por Lima Barreto é datada de 1915. Qual é o tema abordado nela?
QUESTÃO 2
Na crônica, o autor expressa uma crítica à atuação da justiça diante de situações marcadas por afeto e desespero. Considerando o ponto de vista do cronista e a relação entre causa e consequência construída no texto, é possível depreender que
(A) a lei, ao ignorar as circunstâncias humanas do caso, provoca duas mortes em nome da moral.
(B) a parteira comete um crime por dinheiro e é punida justamente, o que demonstra a eficácia da lei.
(C) a mulher buscou ajuda médica, mas foi rejeitada, o que levou a parteira a denunciá-la.
(D) o suicídio da parteira foi causado pelo remorso por ter cometido um crime grave.
QUESTÃO 3
A crônica de Lima Barreto critica a forma como a justiça lidava com casos de aborto no início do século XX. Mais de cem anos depois, esse tema ainda gera debates na sociedade. Na sua opinião, o modo como a sociedade e o sistema de justiça lidam com o aborto evoluiu desde então? Justifique sua resposta.
QUESTÃO 4
A causa da morte da parteira, segundo o narrador da crônica, foi
(A) a pressão e o medo provocados pela atuação da justiça após sua tentativa de ajudar a amiga.
(B) a descoberta de que havia cometido um erro médico durante o procedimento clandestino.
(C) a vergonha pública por ter se envolvido com práticas ilegais e o abandono da amiga.
(D) a revolta por não ter sido reconhecida pelo serviço prestado à comunidade, em especial, a amiga.
Leia o seguinte texto para responder às questões 5 e 6.
A criação de leis no Brasil e seus impactos sociais: entre intenção e consequência
A criação de leis no Brasil é um processo essencial para a manutenção da ordem e da justiça social, pois regulamenta direitos, deveres e penalidades, garantindo a convivência harmoniosa em sociedade. No entanto, embora as leis tenham a função de proteger os cidadãos, muitas vezes elas são elaboradas de forma desconectada da realidade econômica e social, gerando consequências indesejadas para determinados grupos.
Quando leis são criadas sem considerar o contexto do desenvolvimento econômico e a realidade dos pequenos empreendedores, elas tendem a dificultar o progresso. Por exemplo, quando o Estado impõe uma legislação extremamente burocrática para abertura e manutenção de pequenos negócios, os empreendedores, especialmente os de baixa renda, acabam sendo desestimulados a formalizar suas atividades.
Ao invés de facilitar o crescimento do setor produtivo, a legislação acaba funcionando como uma barreira, porque essa legislação burocrática aumenta a informalidade no mercado de trabalho. Isso faz com que diminua a arrecadação de impostos e dificulte a garantia de direitos trabalhistas.
Elaborado pela Equipe NEC – SME/Goiânia
QUESTÃO 5
De acordo com o texto, qual é a causa dos empreendedores de baixa renda ficarem desestimulados para formalizar suas atividades?
QUESTÃO 6
O conectivo que introduz a causa da barreira provocada pela legislação burocrática é
(A) ao invés.
(B) como.
(C) porque.
(D) isso.
QUESTÃO 7
Leia o seguinte texto:
Mulheres negras querem mais participação em decisões sobre o clima
Justiça climática foi tema de encontro preparatório para a COP30
Os impactos dos direitos ambientais e a justiça climática sobre a população negra reuniu neste final de semana, no bairro do Flamengo, na zona sul do Rio de Janeiro, ativistas, especialistas e defensoras dessas questões no primeiro encontro, de uma série de quatro, realizado pela ONG Criola, com o tema Mulheres Negras Construindo o Futuro com Justiça Climática: por Reparação e Bem Viver”.
De acordo com a organização não governamental, a presença de mulheres negras nos espaços de tomada de decisão é fundamental, já que são as mais impactadas pelos efeitos do clima.
A Criola busca contribuir para o fortalecimento da atuação em projetos relacionados ao tema, por meio de pesquisa, desenvolvimento de políticas públicas e mobilização social.
Baseada em dados da Oxfam, a ONG apontou que as mudanças climáticas influenciam de forma desproporcional as populações negras, indígenas e periféricas, mais vulneráveis, apesar de o grupo contribuir menos para as emissões de gases de efeito estufa.
A coordenadora programática da Criola, Mônica Sacramento, disse que a sequência de quatro encontros é uma preparação do processo político para a 30ª Conferência da Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30) que vai reunir líderes mundiais, cientistas e organizações não governamentais em Belém, em novembro deste ano.
[…]
Mariana Tokarnia. Agência Brasil. Publicado em 31/05/2025. Disponível em: <https://agenciabrasil.ebc.com.br/direitos-humanos/noticia/2025-05/mulheres-negras-querem-mais-participacao-em-decisoes-sobre-o-clima>
Explique qual é a relação de causa e consequência apresentada no seguinte trecho do texto:
“Baseada em dados da Oxfam, a ONG apontou que as mudanças climáticas influenciam de forma desproporcional as populações negras, indígenas e periféricas, mais vulneráveis, apesar de o grupo contribuir menos para as emissões de gases de efeito estufa.”
Autoria: | Marlon Santos |
Formação: | Letras – Português |
Componente curricular: | Língua Portuguesa |
Conteúdo(s)/Objeto(s) de conhecimento | Texto dissertativo argumentativo |
Habilidade estruturante: | (EF89LP04) Identificar e avaliar teses/opiniões/posicionamentos explícitos e implícitos, argumentos e contra-argumentos em textos argumentativos do campo (resenha crítica, entre outros), posicionando-se frente à questão controversa de forma sustentada. |
Descritores: | D11 – Estabelecer relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la. |
Referências: | Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cee.go.gov.br> Acesso em: 03, fev. 2025 CEREJA, Willian Roberto; CLETO, Ciley. Interpretação de textos: desenvolvendo a competência leitora 9º ano. São Paulo: Atual, 2013. |