Esta atividade de Língua Portuguesa tem como base o DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental.

A ironia e seus efeitos de sentido
A ironia é um recurso linguístico usado para dizer o contrário daquilo que se quer realmente comunicar. Ela pode provocar humor, crítica, provocação, reflexões e, às vezes, até desmascarar comportamentos sociais. Em vez de afirmar diretamente uma opinião, o autor usa um comentário aparentemente positivo ou neutro para transmitir um sentido diferente — geralmente o oposto.
Identificar a ironia exige atenção ao contexto. Algumas pistas ajudam:
- Contradição entre o que é dito e a situação real.
- Tom exagerado, que parece não combinar com o assunto.
- Incoerência intencional entre ações e palavras.
- Resultado inesperado, que revela um sentido implícito.
A ironia não é “explícita”: o leitor precisa perceber o sentido escondido por trás do enunciado. Por isso, interpretar textos irônicos exige inferência e leitura cuidadosa. Veja o seguinte exemplo:
Ana chegou à escola ensopada pela chuva. O guarda-chuva havia virado do avesso na primeira rajada de vento, e seus cadernos estavam encharcados. Ao entrar na sala, esbaforida, disse aos colegas: “Ah, que manhã maravilhosa para começar o dia!”. Sentou-se, tentando espremer a água do uniforme, enquanto os outros riam da situação.
Observe que a frase “que manhã maravilhosa” expressa o contrário da realidade: a manhã está péssima. A ironia surge do contraste entre as palavras e o contexto. O exagero reforça a crítica à situação desagradável. Essa é uma ironia verbal, em que o sentido real está oposto ao dito.
Observe o próximo exemplo:
Durante o almoço de domingo, a família discutia qual dos primos seria o mais organizado. De repente, Carlos entrou correndo na sala, tropeçou no tapete e derrubou uma pilha de livros que carregava. Sua tia, rindo, comentou: “Olhem só o exemplo perfeito de organização!”. Carlos, ainda no chão, respondeu: “Obrigado, obrigado… sempre dando o meu melhor”.
Nesse exemplo, a ironia aparece no comentário da tia, que obviamente não considera Carlos organizado. A situação cômica reforça o efeito humorístico. Há, novamente, oposição entre a afirmação e a realidade observada. A ironia funciona para gerar leveza e humor no diálogo familiar.
Assista à videoaula do professor Marlon Santos com essa temática.
Responda às questões a seguir.
QUESTÃO 1
Leia o texto a seguir:
No bairro, inauguraram uma praça “moderna”, segundo o órgão responsável. No entanto, os bancos ficaram soltos após dois dias, as luminárias nunca funcionaram e o chafariz virou depósito de lixo. Na semana seguinte, o jornal local publicou: “A nova praça é um exemplo de eficiência e cuidado público”. Os moradores leram a manchete com indignação e riso: todos sabiam que o elogio escondia uma crítica.
Explique como a ironia é construída no texto e qual é o efeito de sentido produzido no contexto da situação descrita.
Leia o texto a seguir para responder às questões 2 e 3.
“João estudou muito para a prova: passou a noite inteira jogando videogame e acordou cinco minutos antes do horário. Quando recebeu o resultado, disse animadamente: ‘Nossa, meu esforço realmente valeu a pena!’”.
QUESTÃO 2
O efeito de sentido criado pela fala de João em “meu esforço realmente valeu a pena!” é de
(A) surpresa diante do resultado da prova.
(B) reconhecimento sincero de dedicação.
(C) crítica irônica à própria falta de estudo.
(D) elogio ao professor que lhe atribuiu a nota.
QUESTÃO 3
A ironia do trecho “meu esforço realmente valeu a pena!” é percebida pela
(A) repetição de verbos de ação na fala do personagem.
(B) incompatibilidade entre a fala e a realidade descrita.
(C) presença de discurso direto na fala do personagem.
(D) descrição detalhada do videogame na noite anterior.
QUESTÃO 4
Leia o texto a seguir:
Durante a semana de jogos da escola, o time de Henrique treinou apenas duas vezes e ainda chegou atrasado aos treinos. No dia da competição, perderam a primeira partida por 6 a 0 e a segunda por 4 a 1. Ao final do torneio, enquanto todos comentavam o desempenho, Henrique disse com orgulho fingido: “Bom, claramente somos um time imbatível… ninguém conseguiu nos acompanhar!”. Seus amigos deram risada, lembrando das derrotas seguidas.
Analise a frase final de Henrique e explique como ela utiliza a ironia para comentar os resultados do time. Em sua resposta, discuta o efeito humorístico e como ele depende da contradição entre a fala e os fatos narrados.
| Autoria: | Marlon Santos |
| Formação: | Letras – Português |
| Componente curricular: | Língua Portuguesa |
| Conteúdo(s)/Objeto(s) de conhecimento | Relações entre recursos expressivos e efeitos de sentido |
| Habilidade estruturante: | (EF89LP37) Analisar os efeitos de sentido do uso de figuras de linguagem como ironia, eufemismo, antítese, aliteração, assonância, entre outras. |
| Descritor: | D16 – Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados. |
| Referências: | Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cee.go.gov.br> Acesso em: 03, fev. 2025 CEREJA, Willian Roberto; CLETO, Ciley. Interpretação de textos: desenvolvendo a competência leitora 9º ano. São Paulo: Atual, 2013. |
