You are currently viewing Língua Portuguesa – A impessoalidade em textos argumentativos

Língua Portuguesa – A impessoalidade em textos argumentativos

Esta atividade de Língua Portuguesa tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental.

Assista à videoaula do professor Marlon Santos com essa temática.

Canal Portal Conexão Escola – Aprender Sempre – L Portuguesa – 8º Ano – 3º Bim – Videoaula 4 – A IMPESSOALIDADE EM TEXTOS ARGUMEN – Disponível em: <https://youtu.be/hD2owMw68A0> Acesso em: 28, set. 22

 Responda às questões a seguir.

A seguir, leia o fragmento de texto acadêmico para responder às questões.

A partir de pesquisas anteriores, como bolsista de iniciação científica e na realização do Trabalho de Conclusão do Curso de Pedagogia, foi possível perceber um embate entre as áreas de Educação Profissional (EP) e Educação Básica (EB) para a efetivação da proposta de integração curricular no Técnico em Cozinha ofertado desde 2006 no IFG Campus Goiânia. O embate se constituía na resistência dos profissionais da EP em trabalhar de modo compartilhado nos planejamentos e regências das aulas com a EB, configurando assim um impasse e problema para a integração curricular que pode ser evidenciada na citação abaixo: 

Nas visitas ao Campus Goiânia do IFG, notamos outra contradição, que ocorre de modo acentuado em alguns momentos do curso, uma vez que o discurso da importância da interdisciplinaridade é presente, assim como, o da formação ampla e emancipadora, porém a prática muitas vezes não consegue refletir o que foi proposto no Documento Base e no próprio Plano de Curso, escrito de maneira coletiva por 17 educadores, além da coordenação do Proeja Campus Goiânia e da Coordenação do mesmo no estado de Goiás. (MORAIS, 2011, p. 9 – 10) 

    Contudo, podemos perceber ao longo destes cinco anos de pesquisa que contradições, mudanças e descontinuidades permeiam a oferta de Proeja no Instituto, apontando em diversos momentos para a questão da dificuldade de efetivar e compreender a proposta de integração. Deste modo, acreditamos que nossa pesquisa contribuirá na compreensão de alguns dos determinantes da não efetivação do currículo integrado do Proeja no IFG, como no Técnico em Cozinha, uma vez que frente ao conhecimento prévio que possuímos.


MORAIS, Ariadiny Cândido. Professores da formação profissional no Proeja do IFG – curso Técnico em Cozinha: concepções e princípios. Universidade Federal de Goiás (UFG): Goiânia, 2014, p. 6. (Adaptado)

QUESTÃO 1

Já no primeiro parágrafo do texto, é possível perceber que ele se trata de um texto científico. Quais elementos desse referido parágrafo confirmam essa afirmação?

QUESTÃO 2

Releia o seguinte trecho:

“A partir de pesquisas anteriores, como bolsista de iniciação científica e na realização do Trabalho de Conclusão do Curso de Pedagogia, foi possível perceber um embate entre as áreas de Educação Profissional (EP) e Educação Básica (EB) para a efetivação da proposta de integração curricular no Técnico em Cozinha ofertado desde 2006 no IFG Campus Goiânia”.

A) Identifique e classifique as formas verbais presentes no trecho acima.

B) A construção “foi possível perceber” confere ao texto maior ou menor impessoalidade? Por quê?

QUESTÃO 3

No texto científico predominam sequências textuais expositivas, descritivas e argumentativas. De modo geral, o autor explica conceitos, descreve situações ou objetos de pesquisa e, a partir desses estudos, elabora uma argumentação que comprove sua tese, ou seja, sua ideia central a respeito do que é estudado. Sabendo disso, responda ao que se pede a partir do trecho da seguinte sequência: 

“No entanto, podemos perceber ao longo destes cinco anos de pesquisa que contradições, mudanças e descontinuidades permeiam a oferta de Proeja no Instituto […]”.

A) A forma verbal “podemos perceber”, introduzida pelo verbo na primeira pessoa do plural, evidencia uma marca de pessoalidade que está a serviço do texto. Por que essa marca contribui para a argumentatividade deste texto? 

B) Reescreva o trecho utilizando a terceira pessoa do singular.

C) No comando anterior, você transpôs o fragmento da primeira para a terceira pessoa. Que efeito de sentido essa alternância de vozes provocou no texto?

D) Identifique e transcreva outro exemplo do texto que coloque em evidência uma marca de pessoalidade a serviço dele.

QUESTÃO 4

QUESTÃO 5


Autoria:Marlon Santos
Formação:Letras – Português
Componente curricular:Língua Portuguesa
Habilidade estruturante:(EF69LP42-B) Reconhecer traços da linguagem dos textos de divulgação científica, fazendo uso consciente das estratégias de impessoalização da linguagem (ou de pessoalização, se o tipo de publicação e objetivos assim o demandarem, como em alguns podcasts e vídeos de divulgação científica), 3ª pessoa, presente atemporal, recurso à citação, uso de vocabulário técnico/especializado etc., como forma de ampliar suas capacidades de compreensão e produção de textos nesses gêneros.
(EF06LP05) Identificar os efeitos de sentido dos modos verbais, considerando o gênero textual e a intenção comunicativa.
Referências:GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 6° ao 9º ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa; 3° Bimestre; Goiânia, 2022.
LEIBRUDER,, A. P. O discurso de divulgação científica. In: BRANDÃO, H. N. (Org.). Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2001. p. 229-253.