You are currently viewing Língua Portuguesa – A força do argumento

Língua Portuguesa – A força do argumento

Esta atividade de Língua Portuguesa tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental.

 Disponível em: <https://pixabay.com/images/id-5726230/> Acesso em: 27, nov. 22

O argumento é constituído por uma série de raciocínios e evidências que indicam a veracidade de fatos que nos referimos a fim de comprovar nossa opinião sobre um determinado tema. O argumento visa convencer ou persuadir o indivíduo/leitor de que nosso posicionamento seja coerente. A forma de argumentar é responsável pela estruturação do texto e revela o caminho que escolhemos para defender nosso ponto de vista. Chamamos essa forma de movimento argumentativo.

A sustentação, a refutação e a negociação colaboram para a produção de um texto argumentativo mais consistente. Experimente fazer esses movimentos argumentativos em seus textos.

Assista à videoaula do professor Marlon Santos com essa temática.  

Canal Portal Conexão Escola – Aprender Sempre – L. Portuguesa – 8º Ano – 4º Bim – Videoaula 3 – A FORÇA DO ARGUMENTO Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=L7BbCch-kwE> Acesso em: 09, dez. 2022

Responda às questões a seguir.

QUESTÃO 1

O movimento argumentativo em um texto é

(A) a sequência de ideias que organiza a defesa de uma tese.

QUESTÃO 2

QUESTÃO 3

Antes de desenvolver uma ideia ou defesa a respeito de algo, você costuma avaliar se os argumentos em defesa de sua opinião serão capazes de convencer seu interlocutor? Como você avalia seu grau de argumentatividade nos processos comunicativos que vivencia?

QUESTÃO 4

O movimento argumentativo é uma ação desencadeada quando estamos diante de um tema, o compreendemos e temos a oportunidade de estabelecer nossa forma de argumentar, que se encaixe melhor em nossa tese, isto é, em nosso ponto de vista central. Há algumas possibilidades de realizar um movimento argumentativo como os atos de sustentação, refutação e negociação. Sabendo disso, elabore um argumento que defenda sua tese para a seguinte proposição:

“Uma das maiores vantagens dos atuais crimes virtuais é o anonimato”.

QUESTÃO 5

Na questão anterior, você elaborou um parágrafo argumentativo que evidenciava a defesa de seu ponto de vista em relação a uma proposição.

A) Que movimento argumentativo você realizou?

B) A informação que você apresentou em sua argumentação é válida e trata-se de uma novidade? Por quê?

C) Seu argumento tem possibilidade de convencer o leitor? Justifique sua resposta.


Autoria:Marlon Santos
Formação:Letras – Português
Componente curricular:Língua Portuguesa
Habilidade estruturante:(EF89LP23) Analisar, em textos argumentativos, reivindicatórios e propositivos, os movimentos argumentativos utilizados (sustentação, refutação e negociação), avaliando a força dos argumentos utilizados.
Referências:GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 6° ao 9º ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa; 4° Bimestre; Goiânia, 2022.