Esta atividade de Língua Portuguesa tem como base o DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental.

A finalidade dos textos jornalísticos
Os textos jornalísticos fazem parte do nosso cotidiano: estão nos sites de notícias, nos jornais impressos, nas revistas, nos programas de TV e até nas redes sociais das grandes agências de comunicação. Eles têm como principal objetivo informar o leitor sobre fatos relevantes da atualidade, mas também podem explicar, analisar, opinar e interpretar acontecimentos, dependendo do gênero utilizado. Por isso, conhecer esses gêneros e suas características ajuda o leitor a compreender melhor como a informação é construída.
Textos jornalísticos são produções verbais que têm como base acontecimentos reais e atuais. Eles procuram divulgar informações que afetam a sociedade, como fatos políticos, econômicos, esportivos, culturais e sociais. Para isso, utilizam a linguagem clara, objetiva e organizada, facilitando a compreensão do leitor.
Os textos jornalísticos seguem princípios fundamentais, como:
- Atualidade: tratam de fatos recentes ou em desenvolvimento;
- Veracidade: baseiam-se em dados reais e verificáveis;
- Imparcialidade (na maioria dos gêneros): buscam neutralidade ao apresentar informações;
- Relevância: destacam acontecimentos que têm impacto na vida das pessoas.
No entanto, cada gênero trabalha essa informação de maneiras diferentes.
Principais gêneros jornalísticos e suas finalidades
Notícia
A notícia é o gênero mais básico do jornalismo. Sua finalidade é informar objetivamente sobre um fato recente, respondendo às perguntas fundamentais: o quê? quem? quando? onde? como? por quê? Tem por características centrais linguagem objetiva, clara e direta, foco no fato, não na opinião, predomínio da 3ª pessoa e estrutura em pirâmide invertida (informações mais importantes no início).
Reportagem
A reportagem aprofunda um tema. Ela não apenas informa, mas explica, detalha, contextualiza e apresenta vários pontos de vista. É mais longa que a notícia e pode incluir entrevistas, dados estatísticos, depoimentos e fotografias. Nesse sentido, a reportagem apresenta um aprofundamento do tema, geralmente, faz uma contextualização histórica e social e usa diversidade de fontes. Ela pode ter caráter investigativo e emprega linguagem mais elaborada, porém ainda clara.
Editorial
O editorial expressa a opinião do veículo de comunicação, e não de um jornalista específico. Ele discute temas relevantes e apresenta um posicionamento sobre o assunto. Desse modo, esse gênero é opinativo e procura influenciar a opinião pública. Por isso, lança mão de uma estrutura argumentativa e não é assinado por um autor específico.
Artigo de opinião
Diferente do editorial, o artigo de opinião traz a visão de um autor específico, que pode ser jornalista, especialista ou até leitor convidado. O objetivo é convencer o leitor sobre determinado ponto de vista. Para tanto, também emprega linguagem argumentativa, buscando persuadir o leitor a respeito de um tema, por meio de ideias pessoais, mas embasadas em estudos, dados, autoridades, entre outros. Esse gênero é assinado por um autor, diferente do editorial, que é assinado pelo veículo de comunicação.
Os textos jornalísticos desempenham um papel fundamental na sociedade: permitem que as pessoas compreendam o mundo ao seu redor, formem opiniões e participem da vida social. Reconhecer a finalidade de cada gênero — informar, analisar, explicar ou opinar — ajuda o leitor a interpretar de forma crítica o que lê e a consumir informação com mais responsabilidade.
Assista à videoaula do professor Marlon Santos com essa temática.
Responda às questões a seguir.
Leia o seguinte texto para responder às questões 1 a 3.
Marta é indicada ao prêmio de gol mais bonito da temporada da Fifa
Rainha tenta conquistar novamente a distinção que leva o seu nome
Agência Brasil
Publicado em 13/11/2025 – 18:28
Rio de Janeiro
A brasileira Marta foi indicada nesta quinta-feira (17) ao prêmio de gol mais bonito da temporada no futebol feminino do Fifa The Best. Desta forma, a Rainha do futebol tentar conquistar novamente a distinção, que garantiu no final de 2024 e que leva o seu próprio nome.
Marta disputa o prêmio graças a um golaço que marcou na vitória de 3 a 2 do Orlando Pride sobre o Kansas City Current pela NWSL (Liga Nacional de Futebol Feminino) no dia 17 de novembro de 2024. Aos 37 minutos do segundo tempo, a brasileira dominou a bola no meio de campo e avançou em velocidade até a área adversária, onde deu um corte seco para se livrar de duas marcadoras antes de driblar a goleira e bater para o fundo do gol vazio.
Também concorrem ao Prêmio Marta a norte-americana Jordyn Bugg, a espanhola Mariona Caldentey, a inglesa Ashley Cheatley, a australiana Kyra Cooney-Cross, a norte-coreana Jon Ryong-jong, a holandesa Vivianne Miedema, a argentina Kishi Núñez, a mexicana Lizbeth Ovalle, a norte-americana Ally Sentnor e a jamaicana Khadija Shaw.
Marta é indicada ao prêmio de gol mais bonito da temporada da Fifa. Fábio Lisboa. Agência Brasil. Publicado em 13/11/2025 – 18:28. Disponível em: <https://agenciabrasil.ebc.com.br/esportes/noticia/2025-11/marta-e-indicada-ao-premio-de-gol-mais-bonito-da-temporada-da-fifa />
QUESTÃO 1
Pelas características do texto lido, considera-se que ele se enquadra no gênero
(A) notícia.
(B) reportagem.
(C) editorial.
(D) artigo de opinião.
QUESTÃO 2
O texto informa um acontecimento atual. Que acontecimento é esse?
QUESTÃO 3
A finalidade do texto é
(A) informar o leitor sobre um acontecimento recente relacionado ao futebol feminino, apresentando dados sobre a indicação de Marta ao prêmio da Fifa.
(B) convencer o leitor a votar em Marta no prêmio, utilizando argumentos pessoais e linguagem persuasiva.
(C) narrar de forma ficcional a trajetória de Marta no futebol, com foco em emoções e acontecimentos imaginários.
(D) explicar tecnicamente as regras do futebol feminino e os critérios utilizados pela Fifa para escolha do gol mais bonito.
Leia o seguinte texto para responder às questões 4 e 5.
Cientista alerta para risco de aquecimento global por longo tempo
Marina Hirota destaca urgência em reduzir emissões
Rafael Cardoso – Enviado especial
Publicado em 12/11/2025 – 07:32
Belém
Um dos temas centrais da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30) é que os países participantes assumam compromissos de conter o aquecimento global. A principal referência é o Acordo de Paris, que limita o aumento da temperatura média global a 1,5°C acima dos níveis pré-industriais. Para isso, as emissões de gases de efeito estufa devem atingir o pico antes de 2025 e diminuir 43% até 2030. Segundo a cientista Marina Hirota, essa é uma realidade que já se mostra distante.
Marina é membro do conselho científico que assessora a presidência da COP30, uma das curadoras do Pavilhão de Ciências Planetárias na Zona Azul do evento e ligada ao Instituto Serrapilheira. Ela explica que a Terra saiu de uma média de 15°C para 16,3 °C, o que representa um aumento de cerca de 1,31°C. Ao ultrapassar 1,5 °C, o planeta entra em um fenômeno conhecido como overshooting, quando o aquecimento ultrapassa o limite seguro por determinado tempo. A partir desse ponto, sistemas naturais essenciais podem sofrer transformações graves e irreversíveis.
“Já deveríamos ter virado a curva das emissões entre 2020 e 2025. Isso não aconteceu. Agora, o esforço é manter esse aumento pelo menor tempo possível”, alerta Marina.
“Podemos pensar nesses sistemas como o corpo humano. Fígado, coração, estômago funcionando bem, um equilibra o outro. Um problema em um órgão tem consequência em outros. No caso do planeta, se os corais desaparecem, o oceano aquece e a Amazônia enfrenta secas mais extremas, todo o sistema terrestre enfraquece”.
A cientista enfatiza a necessidade de melhorar a comunicação entre ciência e sociedade, em busca de ações que possam conter a trajetória de aquecimento global. O pavilhão de ciências da COP30 seria um exemplo do esforço para aproximar o conhecimento científico do público e dos tomadores de decisão.
“Os cientistas têm linguagem muito técnica. Precisamos aprender a nos comunicar melhor e trabalhar em pares, como jornalistas e cientistas”, disse.
“Traduzir conceitos como ‘ponto de não retorno’ para o cotidiano das pessoas é essencial. Conversei com um motoboy, e ele me disse que não dá para pensar no fim do mundo quando ele precisa pensar no fim do mês. Precisamos aproximar o tema da crise climática para a realidade das pessoas. É um trabalho que precisa ser feito passo a passo”.
Marina também destaca o papel das ações coletivas no enfrentamento da crise climática. Seja por mobilização social, escolhas políticas ou atitudes cotidianas que possam engajar outras pessoas nas pautas ambientais.
“Tem gente que fala ser necessário acabar com tudo, começar o planeta de novo, mas isso não é possível. O ser humano funciona muito em efeito manada. Precisamos agir no nosso cotidiano, ser exemplo para outras pessoas. Iniciativas que integram cientistas em torno de uma mesma mensagem são muito efetivas. Precisamos amplificar esses temas em conjunto e levá-los para a sociedade”, concluiu.
Cientista alerta para risco de aquecimento global por longo tempo. Rafael Cardoso. Agência Brasil. Publicado em 12/11/2025 – 07:32. Disponível em: <https://agenciabrasil.ebc.com.br/meio-ambiente/noticia/2025-11/cientista-alerta-para-risco-de-aquecimento-global-por-longo-tempo>
QUESTÃO 4
A finalidade do texto é
(A) informar o leitor sobre dados científicos e alertas relacionados ao aquecimento global, apresentando explicações de especialistas sobre o tema.
(B) convencer o leitor a adotar práticas ambientais por meio de argumentos pessoais e linguagem persuasiva.
(C) narrar de forma ficcional os efeitos das mudanças climáticas no planeta, com foco em personagens e ações imaginárias.
(D) divertir o leitor com comentários humorísticos sobre fenômenos climáticos e encontros da COP30.
QUESTÃO 5
Releia o seguinte trecho do texto:
Marina é membro do conselho científico que assessora a presidência da COP30, uma das curadoras do Pavilhão de Ciências Planetárias na Zona Azul do evento e ligada ao Instituto Serrapilheira. Ela explica que a Terra saiu de uma média de 15°C para 16,3 °C, o que representa um aumento de cerca de 1,31°C. Ao ultrapassar 1,5 °C, o planeta entra em um fenômeno conhecido como overshooting, quando o aquecimento ultrapassa o limite seguro por determinado tempo. A partir desse ponto, sistemas naturais essenciais podem sofrer transformações graves e irreversíveis.
Explique como o trecho reforça características do gênero reportagem.
| Autoria: | Marlon Santos |
| Formação: | Letras – Português |
| Componente curricular: | Língua Portuguesa |
| Conteúdo(s)/Objeto(s) de conhecimento | Implicações do suporte, do gênero e/ou do enunciador na compreensão do texto |
| Habilidade estruturante: | (EF89LP02-B) Comparar textos pertencentes a diferentes gêneros da cultura digital (meme, gif, comentário, charge digital etc.) envolvidos no trato com a informação e opinião, de forma a possibilitar uma presença mais crítica e ética nas redes. |
| Descritor: | D12 – Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros. |
| Referências: | Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cee.go.gov.br> Acesso em: 03, fev. 2025 CEREJA, Willian Roberto; CLETO, Ciley. Interpretação de textos: desenvolvendo a competência leitora 9º ano. São Paulo: Atual, 2013. |
