Esta atividade de Língua Portuguesa tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental.
Escrever textos argumentativos é uma habilidade importante para a escola e para a vida profissional. Para que um texto argumentativo seja bom, é necessário usar algumas palavras e frases que ajudam a conectar as ideias e os parágrafos.
Existem dois tipos de recursos linguísticos: coesão e coerência.
A coesão é notada quando as palavras, frases e parágrafos estão conectados. É importante usar palavras como “portanto”, “porque”, “contudo”, “em contrapartida” e outras para que as ideias fiquem claras.
Já a coerência é presente no texto quando as ideias estão conectadas. Para conseguir isso, é necessário usar operadores de conexão que variam de acordo com o tipo de texto. Por exemplo, em textos expositivos é comum usar palavras como “primeiramente”, “em segundo lugar” e “finalmente”. Em textos persuasivos é importante usar palavras que enfatizem o argumento, como “sem dúvida”, “certamente” e “absolutamente”.
O uso de pronomes e conectivos também ajuda a conectar as ideias em um texto. Por exemplo, ao usar pronomes como “ele”, “ela” ou “eles”, pode-se evitar a repetição desnecessária do nome de um personagem ou objeto. Já o uso de conectivos como “além disso”, “por outro lado” ou “no entanto”, ajuda a conectar as ideias e a tornar o texto mais coeso. Veja o exemplo:
“Thales estudou muito para a prova. Ele estava determinado a conseguir uma boa nota. Além disso, ele revisou todo o conteúdo e fez vários exercícios.”
O uso de sinônimos e antônimos pode ajudar a evitar a repetição de palavras e a tornar o texto mais variado e interessante. Além disso, o uso de antônimos pode ajudar a contrastar ideias e a destacar diferenças entre elas. Observe:
“Thales estudou muito para a prova. O rapaz estava determinado a conseguir uma boa nota.”
Veja outro exemplo:
“O Brasil é um país diverso, com uma grande variedade de culturas e tradições. No entanto, a desigualdade social é um problema que afeta muitas pessoas em todo o país.”
É importante lembrar que um texto argumentativo segue uma estrutura específica: introdução, desenvolvimento e conclusão. Na introdução, é necessário apresentar o tema e a tese (a ideia central do texto). No desenvolvimento, é necessário apresentar os argumentos que sustentam a tese. E na conclusão, é necessário retomar a tese e reforçar os argumentos apresentados.
Em síntese, para escrever um texto argumentativo bom, é preciso usar palavras que conectam as ideias e os parágrafos, e usar operadores de conexão que variam de acordo com o tipo de texto. Também é importante lembrar da estrutura do texto: introdução, desenvolvimento e conclusão.
QUESTÃO 1
Qual é o principal objetivo do texto argumentativo?
QUESTÃO 2
O que é coesão textual?
(A) A capacidade do texto de manter a coesão social.
(B) A utilização de palavras semelhantes no texto.
(C) A conexão entre as partes do texto através de recursos linguísticos.
(D) A utilização de figuras de linguagem no texto.
QUESTÃO 3
O que é coerência textual?
(A) A capacidade do texto de manter a coesão social.
(B) A utilização de palavras semelhantes no texto.
(C) A conexão entre as partes do texto através de recursos linguísticos.
(D) A clareza e lógica das ideias apresentadas no texto.
QUESTÃO 4
Qual é a importância de uma argumentação bem estruturada em um texto argumentativo?
(A) Não há importância, já que a argumentação é apenas uma opinião pessoal.
(B) Ajuda a persuadir o leitor a adotar o ponto de vista do autor.
(C) Torna o texto mais longo e detalhado.
(D) Não é necessário ter uma argumentação bem estruturada.
QUESTÃO 5
Qual é o principal recurso utilizado para garantir a coesão do texto abaixo?
“Kaio é um estudante dedicado. Ele acorda cedo todos os dias para estudar, e nunca falta às aulas. Seu esforço foi recompensado com as melhores notas da turma.”
(A) Repetição de palavras.
(B) Uso de conectivos.
(C) Adição de informações irrelevantes.
(D) Uso de expressões idiomáticas.
QUESTÃO 6
Qual é a principal consequência da falta de coerência em um texto?
QUESTÃO 7
Leia, a seguir, um trecho da obra literária “A Cartomante”, de Machado de Assis:
“Camilo não podia esquecer os olhos de Vilela, e, posto que não recebesse cartas nem bilhetes, ia à rua da Guarda, para vê-la sair para o passeio, ou encontrá-la em casa de alguma amiga íntima. Ia também a teatros, espetáculos, bailes; mas a imagem de Vilela, ora em fisionomia risonha e meiga, ora triste e descontente, não lhe saía do pensamento. Tinha ciúmes de Vilela, e era capaz de matá-lo, se lhe descobrisse algum amor correspondido. Mas consultou a cartomante, que lhe disse uma coisa atroz.”
ASSIS, Machado. A Cartomante. In: Obra Completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994, vol. II.
Identifique no trecho acima os elementos de coesão e coerência presentes nele e comente sobre o efeito que eles provocam no texto.
Autoria: | Marlon Santos |
Formação: | Letras – Português |
Componente curricular: | Língua Portuguesa |
Habilidade estruturante: | (EF69LP18) Utilizar, na escrita/reescrita de textos argumentativos, recursos linguísticos que marquem as relações de sentido entre parágrafos e enunciados do texto e operadores de conexão adequados aos tipos de argumento e à forma de composição de textos argumentativos, de maneira a garantir a coesão, a coerência e a progressão temática nesses textos (“primeiramente, mas, no entanto, em primeiro/segundo/terceiro lugar, finalmente, em conclusão” etc.) |
Referências: | ASSIS, Machado. A Cartomante. In: Obra Completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994, vol. II. GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 6° ao 9º ano – E. Fundamental; Língua Portuguesa; 1° Bimestre; Goiânia, 2023. |