Esta atividade de Língua Portuguesa tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental.
Se você fosse diferenciar as palavras opinar, discutir e argumentar, como faria?
Opinar diz respeito ao ato de expor um achismo, algo que a pessoa acha certo ou pertinente que, em boa parte das vezes, não tem um fundamento comprovado. Discutir, por sua vez, envolve a análise e o questionamento sobre algo, isto é, a pessoa pode questionar e examinar detalhadamente algum assunto ou objeto de discussão, por exemplo. O ato de argumentar envolve o trabalho com fatos reais, com base em dados estatísticos ou pesquisas das quais a pessoa possa citar a fonte, com o objetivo de convencer outra sobre determinado assunto. Logo, o argumentar é a busca da afirmação ou defesa de um ponto de vista por meio de um discurso consistente e bem fundamentado, quase sempre formal.
A modalidade argumentativa é uma prática discursiva em que o indivíduo disserta, fala, escreve a partir dos conhecimentos prévios, isto é, mostra que é atento aos diversos temas relevantes da sociedade, tem uma consciência crítica para expressar suas opiniões e consegue desenvolver competências de argumentação, além de escrita, adequação ao tema, coesão e proposta de intervenção.
Características do texto argumentativo
- Nesse tipo de texto, defende-se um ponto de vista com base em argumentos, que devem ser bem desenvolvidos e fundamentados;
- Os argumentos são razões, os motivos de se pensar desta ou daquela forma. Eles podem se basear em exemplos, fatos ocorridos, pesquisas, estatísticas, depoimentos etc.;
- O texto, geralmente, termina com uma conclusão ou síntese das ideias.
- A linguagem utilizada é clara, direta e precisa, tendendo ao padrão culto da língua.
São exemplos de textos argumentativos a dissertação argumentativa, artigo de opinião, editorial, debate, crônica argumentativa, resenha crítica e a carta de leitor.
Para elaborar a argumentação de um texto, é possível que o produtor associe fatos ao seu argumento. É importante que esteja claro, portanto, o que são fatos e opiniões para produzir uma argumentação consistente.
O fato é um acontecimento, uma ocorrência, aquilo que acontece em decorrência de eventos exteriores.
A filha comprou um presente para a mãe.
A opinião é um ponto de vista a respeito de um fato. Ela não é, portanto, um fato. Trata-se de um julgamento pessoal, de um pensamento em relação a algo, é uma maneira de pensar.
A filha comprou um presente muito caro para a mãe.
A filha comprou um presente de preço acessível para a mãe.
A filha comprou um presente muito barato para a mãe.
Para produzir um bom texto argumentativo, é preciso se preocupar, além da qualidade dos argumentos, com a forma como eles são organizados e relacionados. Para isso, os conectivos devem ser empregados com muita atenção para articular bem as ideias e as partes do texto. Veja, a seguir, alguns deles:
Com essas dicas, certamente, você vai arrasar na argumentação!
Assista à videoaula do professor Marlon Santos com essa temática.
Responda às questões a seguir.
QUESTÃO 1
Relacione as colunas.
A sequência correta das respostas é:
(A) 1 – 2 – 3
(B) 2 – 3 – 1
(C) 3 – 1 – 2
(D) 2 – 1 – 3
QUESTÃO 2
Leia o trecho a seguir:
“Ao defender a importância da preservação ambiental, é fundamental apresentar dados científicos e estudos que demonstrem os impactos das atividades humanas no ecossistema. Isso não apenas fortalece a credibilidade do argumento, mas também proporciona uma base sólida para persuadir os opositores.”
Com base no texto, qual das seguintes afirmações melhor descreve o papel da evidência na construção de uma argumentação sólida?
(A) A evidência é dispensável, pois uma argumentação convincente baseia-se principalmente na persuasão emocional.
(B) A evidência é crucial para sustentar e fortalecer uma argumentação, fornecendo apoio tangível às afirmações feitas.
(C) A evidência é útil apenas se for apresentada no início da argumentação; seu impacto diminui à medida que a discussão avança.
(D) A evidência é necessária apenas quando se argumenta contra opiniões populares; caso contrário, não é relevante.
QUESTÃO 3
Para elaborar a argumentação de um texto, é possível que o produtor associe fatos ao seu argumento. Diferencie fato de argumento e apresente exemplos para cada um.
QUESTÃO 4
É hora de produzir! Elabore um artigo de opinião com o tema: A suspensão da obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes abertos e fechados.
Antes de escrever seu texto, faça um planejamento considerando os seguintes itens:
a) Antes de mais nada, defina qual será a posição a ser tomada diante do tema: você é a favor ou contra?
b) Em seguida, mobilize os argumentos que fundamentam seu ponto de vista e pense sobre como irá desenvolver cada um deles; se preciso, faça pesquisas para encontrar dados, por exemplo. Lembre-se de que os argumentos dão força à sua tese (ideia central do texto).
c) Por fim, pense em como concluir seu texto. Lembre-se que, no texto, deverá retomar sua tese para reforçá-la.
d) Dê um título para seu texto.
Autoria: | Marlon Santos |
Formação: | Letras – Português |
Componente curricular: | Língua Portuguesa |
Habilidade estruturante: | (EF67LP05-A) Analisar e se posicionar em relação aos textos argumentativos que se lê/ouve. (EF69LP18) Utilizar, na escrita/reescrita de textos argumentativos, recursos linguísticos que marquem as relações de sentido entre parágrafos e enunciados do texto e operadores de conexão adequados aos tipos de argumento e à forma de composição de textos argumentativos, de maneira a garantir a coesão, a coerência e a progressão temática nesses textos (“primeiramente, mas, no entanto, em primeiro/segundo/terceiro lugar, finalmente, em conclusão” etc.). |
Referências: | GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 6° ao 9º ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa; 2° Bimestre; Goiânia, 2022. Pensar EAD. <https://www.pensaread.com.br/artigo/redacao-no-enem-como-voce-pode-fortalecer-seus-argumentos> Acesso em: 17, mar. 22 Português. https://www.portugues.com.br/redacao/artigo-opiniao-.html Acesso em: 17, mar. 22 |