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Língua Portuguesa – A argumentação

Esta atividade de Língua Portuguesa tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental.

Disponível em: <https://pixabay.com/images/id-6004997/> Acesso em: 17, mar. 22

Se você fosse diferenciar as palavras opinar, discutir e argumentar, como faria?

Opinar diz respeito ao ato de expor um achismo, algo que a pessoa acha certo ou pertinente que, em boa parte das vezes, não tem um fundamento comprovado. Discutir, por sua vez, envolve a análise e o questionamento sobre algo, isto é, a pessoa pode questionar e examinar detalhadamente algum assunto ou objeto de discussão, por exemplo. O ato de argumentar envolve o trabalho com fatos reais, com base em dados estatísticos ou pesquisas das quais a pessoa possa citar a fonte, com o objetivo de convencer outra sobre determinado assunto. Logo, o argumentar é a busca da afirmação ou defesa de um ponto de vista por meio de um discurso consistente e bem fundamentado, quase sempre formal.

A modalidade argumentativa é uma prática discursiva em que o indivíduo disserta, fala, escreve a partir dos conhecimentos prévios, isto é, mostra que é atento aos diversos temas relevantes da sociedade, tem uma consciência crítica para expressar suas opiniões e consegue desenvolver competências de argumentação, além de escrita, adequação ao tema, coesão e proposta de intervenção.

Características do texto argumentativo

  • Nesse tipo de texto, defende-se um ponto de vista com base em argumentos, que devem ser bem desenvolvidos e fundamentados;
  • Os argumentos são razões, os motivos de se pensar desta ou daquela forma. Eles podem se basear em exemplos, fatos ocorridos, pesquisas, estatísticas, depoimentos etc.;
  • O texto, geralmente, termina com uma conclusão ou síntese das ideias. 
  • A linguagem utilizada é clara, direta e precisa, tendendo ao padrão culto da língua.

São exemplos de textos argumentativos a dissertação argumentativa, artigo de opinião, editorial, debate, crônica argumentativa, resenha crítica e a carta de leitor.

Para  elaborar a argumentação de um texto, é possível que o produtor associe fatos ao seu argumento. É importante que esteja claro, portanto, o que são fatos e opiniões para produzir uma argumentação consistente. 

O fato é um acontecimento, uma ocorrência, aquilo que acontece em decorrência de eventos exteriores.

A filha comprou um presente para a mãe.

A opinião é um ponto de vista a respeito de um fato. Ela não é, portanto, um fato. Trata-se de um julgamento pessoal, de um pensamento em relação a algo, é uma maneira de pensar.

A filha comprou um presente muito caro para a mãe.

A filha comprou um presente de preço acessível para a mãe.

A filha comprou um presente muito barato para a mãe.

Para produzir um bom texto argumentativo, é preciso se preocupar, além da qualidade dos argumentos, com a forma como eles são organizados e relacionados. Para isso, os conectivos devem ser empregados com muita atenção para articular bem as ideias e as partes do texto. Veja, a seguir, alguns deles:

Elaborado no Canva pela equipe NEC/SME – Goiânia.

Com essas dicas, certamente, você vai arrasar na argumentação! 

Assista à videoaula do professor Marlon Santos com essa temática.

Canal Portal Conexão Escola – 8º ano – Língua Portuguesa – Aprender Sempre – 2ºBi Videoaula 1 – Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=qTbrTxVHt18&list=PLxRkqxlT0AC2zhuBLG2VA4-UYwfPO_BNN&index=2> Acesso em 05, abr. 2022

Responda às questões a seguir.

QUESTÃO 1

Relacione as colunas.

A sequência correta das respostas é:

(A) 1 – 2 – 3

(B) 2 – 3 – 1 

(C) 3 – 1 – 2

(D) 2 – 1 – 3

QUESTÃO 2

Leia o trecho a seguir:

“Ao defender a importância da preservação ambiental, é fundamental apresentar dados científicos e estudos que demonstrem os impactos das atividades humanas no ecossistema. Isso não apenas fortalece a credibilidade do argumento, mas também proporciona uma base sólida para persuadir os opositores.”

Com base no texto, qual das seguintes afirmações melhor descreve o papel da evidência na construção de uma argumentação sólida?

(A) A evidência é dispensável, pois uma argumentação convincente baseia-se principalmente na persuasão emocional.

(B) A evidência é crucial para sustentar e fortalecer uma argumentação, fornecendo apoio tangível às afirmações feitas.

(C) A evidência é útil apenas se for apresentada no início da argumentação; seu impacto diminui à medida que a discussão avança.

(D) A evidência é necessária apenas quando se argumenta contra opiniões populares; caso contrário, não é relevante.

QUESTÃO 3

Para  elaborar a argumentação de um texto, é possível que o produtor associe fatos ao seu argumento. Diferencie fato de argumento e apresente exemplos para cada um.

QUESTÃO 4

É hora de produzir! Elabore um artigo de opinião com o tema: A suspensão da obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes abertos e fechados

Antes de escrever seu texto, faça um planejamento considerando os seguintes itens:

a) Antes de mais nada, defina qual será a posição a ser tomada diante do tema: você é a favor ou contra?

b) Em seguida, mobilize os argumentos que fundamentam seu ponto de vista e pense sobre como irá desenvolver cada um deles; se preciso, faça pesquisas para encontrar dados, por exemplo. Lembre-se de que os argumentos dão força à sua tese (ideia central do texto).

c) Por fim, pense em como concluir seu texto. Lembre-se que, no texto, deverá retomar sua tese para reforçá-la. 

d) Dê um título para seu texto.


Autoria:Marlon Santos
Formação:Letras – Português
Componente curricular:Língua Portuguesa
Habilidade estruturante:(EF67LP05-A) Analisar e se posicionar em relação aos textos argumentativos que se lê/ouve. 
(EF69LP18) Utilizar, na escrita/reescrita de textos argumentativos, recursos linguísticos que marquem as relações de sentido entre parágrafos e enunciados do texto e operadores de conexão adequados aos tipos de argumento e à forma de composição de textos argumentativos, de maneira a garantir a coesão, a coerência e a progressão temática nesses textos (“primeiramente, mas, no entanto, em primeiro/segundo/terceiro lugar, finalmente, em conclusão” etc.).
Referências:GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 6° ao 9º ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa; 2° Bimestre; Goiânia, 2022.
Pensar EAD. <https://www.pensaread.com.br/artigo/redacao-no-enem-como-voce-pode-fortalecer-seus-argumentos> Acesso em: 17, mar. 22
Português. https://www.portugues.com.br/redacao/artigo-opiniao-.html Acesso em: 17, mar. 22