Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais.

Imagem criada no canva.com
Amigos Fiéis

No diálogo acima, percebemos que a pontuação é como a música de um texto: dá ritmo, organiza as ideias e ajuda o leitor a entender melhor o que está acontecendo. Vamos analisar alguns exemplos:

Ponto final (.): Indica o fim de uma ideia ou frase. Exemplo: “Pois é.”
Vírgula (,): Serve para separar elementos na frase, como enumerações ou para marcar pequenas pausas. Exemplo: “Tenho que estudar matemática, português, ciências… ufa!”


Ponto de exclamação (!): Expressa surpresa, alegria ou emoção forte. Exemplo: “Que surpresa!”
Ponto de interrogação (?): Indica perguntas. Exemplo: “Mas calma, não foi tão sério assim. Só fiquei me perguntando: por que ele entrou?”


Travessão (–): Marca a fala de alguém no diálogo, separando o que é dito do narrador. Exemplo: “– Ei, Júlia! Você viu o que aconteceu na escola hoje?”
Reticências (…): Indicam suspense, interrupção ou continuidade do pensamento. Exemplo: “ou será que era um teste surpresa…?”

Dois Pontos

Os dois pontos funcionam como um convite elegante: “Preste atenção no que vem a seguir!”. Eles aparecem quando o escritor quer anunciar, explicar, exemplificar ou apresentar uma fala.
Olha só como eles brilham:
- Antes de uma explicação ou conclusão
“Léo ficou nervoso: tinha perdido o material no recreio.”
Aqui, os dois pontos avisam que vem a explicação do porquê.
- Para apresentar uma lista
“No estojo de Júlia havia: lápis, borracha, canetas coloridas e uma régua.”
Eles chamam o leitor para observar os itens.
- Antes do discurso direto (fala de alguém)
Júlia disse: “Vamos estudar depois da aula!”
Eles anunciam que vem uma fala.
- Em textos mais criativos ou literários, criam suspense
“Ele abriu a porta devagar e viu: nada. Absolutamente nada.”
Truque para lembrar: quando sentir que precisa “apresentar” algo, como quem abre uma cortina para revelar a cena, os dois pontos são seus aliados.
Aspas

Já as aspas servem para destacar algo especial.
Elas têm vários papéis importantes:
- Discurso direto (fala de alguém):
Júlia disse: “Vou revisar português antes do recreio.”
As aspas marcam exatamente o que foi dito.
- Citações de textos ou autores:
O professor explicou: “A leitura é a chave que abre portas invisíveis.”
Mostram que aquelas palavras são de outra pessoa.
- Palavras com sentido especial ou irônico:
Léo comentou que seu cachorro era um “gênio” por ter aprendido a abrir a porta sozinho.
As aspas aqui sinalizam um tom divertido ou diferente do literal.
- Títulos de contos, poemas, artigos, capítulos:
Estou lendo o conto “A Cartomante”, de Machado de Assis.
Ponto e Vírgula

O ponto e vírgula (;) é aquele sinal que, às vezes, parece tímido, mas tem um charme todo especial: ele separa ideias que são independentes, mas ainda estão “olhando uma para a outra”.
Aqui vão alguns exemplos divertidos pra você mostrar pra turma:
1. Separando ideias que se completam
Eu ia estudar; o cachorro decidiu brincar com meu caderno.
As duas frases podiam estar separadas por ponto final, mas o ponto e vírgula dá um ritmo mais elegante.
2. Quando a enumeração é mais complexa
No piquenique levamos: sanduíches de queijo e presunto; suco de laranja e limão; bolo de chocolate.
Aqui, o ponto e vírgula ajuda a separar grupos de itens dentro da lista, deixando tudo mais claro.
3. Contraste com um toque de humor
Eu tentei estudar; porém, o sono venceu a batalha.
Ele dá uma pausa maior que a vírgula, mas sem encerrar de vez o pensamento.
4. Em textos literários ou criativos
A noite era silenciosa; as estrelas, cúmplices dos meus segredos. O ponto e vírgula cria uma respiração bonita no texto, perfeito para descrições poéticas.
O ponto e vírgula é como um “ponto final educado”: ele deixa as ideias respirarem, mas não se despede totalmente.
Esses sinais de pontuação ajudam a organizar a fala dos personagens, indicam emoções e facilitam a compreensão do leitor. Sem eles, o texto ficaria confuso, sem ritmo e sem graça.
Dica: Ao escrever, revise sempre! Preste atenção em onde colocar vírgulas, pontos, exclamações e interrogações. Isso ajuda o seu texto a ficar claro, divertido e mais fácil de entender — como uma conversa de amigos!
ASSISTA À VIDEOAULA SOBRE O ASSUNTO
Disponível em: https://youtu.be/iPOqvPyH3B8
RESPONDA ÀS QUESTÕES
Leia o diálogo abaixo e responda as questões sobre o mesmo:
Amigos fiéis

QUESTÃO 01
No diálogo, quando Léo diz:
“Ei, Júlia! Você viu o que aconteceu na escola hoje?”
O ponto de interrogação está sendo usado para
(A) indicar grande surpresa.
(B) marcar uma pergunta.
(C) dar uma pausa suave.
(D) indicar que Léo grita.
QUESTÃO 02
Em:
“Tenho que estudar matemática, português, ciências… ufa! Quantas coisas!”
A vírgula aparece para
(A) Separar os itens de uma lista.
(B) Destacar uma fala de Léo.
(C) Marcar um forte pensamento.
(D) Substituir o ponto final.
QUESTÃO 03
Observe o trecho:
“Mas, falando sério, precisamos revisar para a prova; amanhã, lembra?”
O ponto e vírgula foi usado para
(A) Indicar uma enumeração dentro da frase.
(B) Separar duas orações próximas, mantendo ligação.
(C) Marcar a fala de Júlia no diálogo.
(D) Dar destaque à palavra “amanhã” na oração.
QUESTÃO 04
Marque (V) para verdadeiro ou (F) para falso:
( ) As reticências em “ou será que era um teste surpresa…?” criam suspense na fala de Léo.
( ) O travessão serve apenas para separar itens em uma lista.
( ) O ponto de exclamação em “Que surpresa!” indica emoção forte.
QUESTÃO 05
Agora é a sua vez!
Escreva uma frase curta sobre o episódio do cachorro, usando aspas para marcar algo que alguém disse e dois pontos para apresentar a fala.
Exemplo: Júlia disse: “Esse cachorro adora estudar português!”

| Autoria | Professora Dra. Sueidy Lourencio |
| Formação | Letras – Português/ Inglês Doutorado em Educação |
| Componente Curricular | Língua Portuguesa |
| Descritor | D14 – Reconhecer o uso de pontuação |
| Conteúdo(s)/Objeto(s) de conhecimento | Organização de sequência de ideias com coerência, no planejamento de texto.Produção de textos do campo da vida cotidianaSequência lógico temporal de início-meio-fim. |
| Habilidades | EF35LP07 – Utilizar, ao produzir um texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como pontuação (ponto final, exclamação, interrogação, vírgulas em enumerações) e a pontuação do discurso direto, quando for o caso.EF35LP10 – Revisar textos, com a ajuda do professor ou de colegas, prestando atenção na pontuação, ortografia e organização de parágrafos. |
