You are currently viewing Língua Portuguesa: Organizadores do Texto

Língua Portuguesa: Organizadores do Texto

Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais.

Imagem criada no canva.com

ASSISTA À VIDEOAULA SOBRE O ASSUNTO

Disponível em: https://youtu.be/iPOqvPyH3B8

RESPONDA ÀS QUESTÕES

Leia o diálogo abaixo e responda as questões sobre o mesmo:

Amigos fiéis

   

QUESTÃO 01

No diálogo, quando Léo diz:

“Ei, Júlia! Você viu o que aconteceu na escola hoje?”
O ponto de interrogação está sendo usado para:
(A) indicar grande surpresa.
(B) marcar uma pergunta.
(C) dar uma pausa suave.
(D) indicar que Léo grita.

QUESTÃO 02

Em:

“Tenho que estudar matemática, português, ciências… ufa! Quantas coisas!”
A vírgula aparece para:
(A) Separar os itens de uma lista.
(B) Destacar uma fala de Léo.
(C) Marcar um forte pensamento.
(D) Substituir o ponto final.

QUESTÃO 03

Observe o trecho:
“Mas, falando sério, precisamos revisar para a prova; amanhã, lembra?”
O ponto e vírgula foi usado para:

(A) Indicar uma enumeração dentro da frase.
(B) Separar duas orações próximas, mantendo ligação.
(C) Marcar a fala de Júlia no diálogo.
(D) Dar destaque à palavra “amanhã” na oração.

QUESTÃO 04

Marque (V) para verdadeiro ou (F) para falso:

( ) As reticências em “ou será que era um teste surpresa…?” criam suspense na fala de Léo.

( ) O travessão serve apenas para separar itens em uma lista.

( ) O ponto de exclamação em “Que surpresa!” indica emoção forte.

QUESTÃO 05

Agora é a sua vez! 

Escreva uma frase curta sobre o episódio do cachorro, usando aspas para marcar algo que alguém disse e dois pontos para apresentar a fala.

Exemplo: Júlia disse: “Esse cachorro adora estudar português!”


AutoriaProfessora Dra. Sueidy Lourencio
FormaçãoLetras – Português/ Inglês Doutorado em Educação
Componente CurricularLíngua Portuguesa
DescritorD14 – Reconhecer o uso de pontuação
Conteúdo(s)/Objeto(s) de conhecimentoOrganização de sequência de ideias com coerência, no planejamento de texto.Produção de textos do campo da vida cotidianaSequência lógico temporal de início-meio-fim.
HabilidadesEF35LP07 – Utilizar, ao produzir um texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como pontuação (ponto final, exclamação, interrogação, vírgulas em enumerações) e a pontuação do discurso direto, quando for o caso.EF35LP10 – Revisar textos, com a ajuda do professor ou de colegas, prestando atenção na pontuação, ortografia e organização de parágrafos.