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Língua Portuguesa: Organizadores do Texto

Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais.

Imagem criada no canva.com

Amigos Fiéis

No diálogo acima, percebemos que a pontuação é como a música de um texto: dá ritmo, organiza as ideias e ajuda o leitor a entender melhor o que está acontecendo. Vamos analisar alguns exemplos:

Ponto final (.): Indica o fim de uma ideia ou frase. Exemplo: “Pois é.”

Vírgula (,): Serve para separar elementos na frase, como enumerações ou para marcar pequenas pausas. Exemplo: “Tenho que estudar matemática, português, ciências… ufa!”

Ponto de exclamação (!): Expressa surpresa, alegria ou emoção forte. Exemplo: “Que surpresa!”

Ponto de interrogação (?): Indica perguntas. Exemplo: “Mas calma, não foi tão sério assim. Só fiquei me perguntando: por que ele entrou?”

Travessão (–): Marca a fala de alguém no diálogo, separando o que é dito do narrador. Exemplo: “– Ei, Júlia! Você viu o que aconteceu na escola hoje?”

Reticências (…): Indicam suspense, interrupção ou continuidade do pensamento. Exemplo: “ou será que era um teste surpresa…?”

Dois Pontos

Os dois pontos funcionam como um convite elegante: “Preste atenção no que vem a seguir!”. Eles aparecem quando o escritor quer anunciar, explicar, exemplificar ou apresentar uma fala.

Olha só como eles brilham:

  1. Antes de uma explicação ou conclusão

“Léo ficou nervoso: tinha perdido o material no recreio.”
  Aqui, os dois pontos avisam que vem a explicação do porquê.

  1. Para apresentar uma lista

“No estojo de Júlia havia: lápis, borracha, canetas coloridas e uma régua.”
  Eles chamam o leitor para observar os itens.

  1. Antes do discurso direto (fala de alguém)

Júlia disse: “Vamos estudar depois da aula!”
  Eles anunciam que vem uma fala.

  1. Em textos mais criativos ou literários, criam suspense

“Ele abriu a porta devagar e viu: nada. Absolutamente nada.”

 Truque para lembrar: quando sentir que precisa “apresentar” algo, como quem abre uma cortina para revelar a cena, os dois pontos são seus aliados.

Aspas

Já as aspas servem para destacar algo especial. 

           Elas têm vários papéis importantes:

  1. Discurso direto (fala de alguém):

Júlia disse: “Vou revisar português antes do recreio.”
As aspas marcam exatamente o que foi dito.

  1. Citações de textos ou autores:

O professor explicou: “A leitura é a chave que abre portas invisíveis.”
  Mostram que aquelas palavras são de outra pessoa.

  1. Palavras com sentido especial ou irônico:

Léo comentou que seu cachorro era um “gênio” por ter aprendido a abrir a porta sozinho.
As aspas aqui sinalizam um tom divertido ou diferente do literal.

  1. Títulos de contos, poemas, artigos, capítulos:

Estou lendo o conto “A Cartomante”, de Machado de Assis.

Ponto e Vírgula

O ponto e vírgula (;) é aquele sinal que, às vezes, parece tímido, mas tem um charme todo especial: ele separa ideias que são independentes, mas ainda estão “olhando uma para a outra”.

Aqui vão alguns exemplos divertidos pra você mostrar pra turma:

1. Separando ideias que se completam

Eu ia estudar; o cachorro decidiu brincar com meu caderno.

As duas frases podiam estar separadas por ponto final, mas o ponto e vírgula dá um ritmo mais elegante.

2. Quando a enumeração é mais complexa

No piquenique levamos: sanduíches de queijo e presunto; suco de laranja e limão; bolo de chocolate.

Aqui, o ponto e vírgula ajuda a separar grupos de itens dentro da lista, deixando tudo mais claro.

 3. Contraste com um toque de humor

Eu tentei estudar; porém, o sono venceu a batalha.

 Ele dá uma pausa maior que a vírgula, mas sem encerrar de vez o pensamento.

 4. Em textos literários ou criativos

A noite era silenciosa; as estrelas, cúmplices dos meus segredos. O ponto e vírgula cria uma respiração bonita no texto, perfeito para descrições poéticas.

O ponto e vírgula é como um “ponto final educado”: ele deixa as ideias respirarem, mas não se despede totalmente. 

Esses sinais de pontuação ajudam a organizar a fala dos personagens, indicam emoções e facilitam a compreensão do leitor. Sem eles, o texto ficaria confuso, sem ritmo e sem graça.

ASSISTA À VIDEOAULA SOBRE O ASSUNTO

Disponível em: https://youtu.be/iPOqvPyH3B8

RESPONDA ÀS QUESTÕES

Leia o diálogo abaixo e responda as questões sobre o mesmo:

Amigos fiéis

   

QUESTÃO 01

No diálogo, quando Léo diz:

“Ei, Júlia! Você viu o que aconteceu na escola hoje?”
O ponto de interrogação está sendo usado para
(A) indicar grande surpresa.
(B) marcar uma pergunta.
(C) dar uma pausa suave.
(D) indicar que Léo grita.

QUESTÃO 02

Em:

“Tenho que estudar matemática, português, ciências… ufa! Quantas coisas!”
A vírgula aparece para
(A) Separar os itens de uma lista.
(B) Destacar uma fala de Léo.
(C) Marcar um forte pensamento.
(D) Substituir o ponto final.

QUESTÃO 03

Observe o trecho:
“Mas, falando sério, precisamos revisar para a prova; amanhã, lembra?”
O ponto e vírgula foi usado para

(A) Indicar uma enumeração dentro da frase.
(B) Separar duas orações próximas, mantendo ligação.
(C) Marcar a fala de Júlia no diálogo.
(D) Dar destaque à palavra “amanhã” na oração.

QUESTÃO 04

Marque (V) para verdadeiro ou (F) para falso:

( ) As reticências em “ou será que era um teste surpresa…?” criam suspense na fala de Léo.

( ) O travessão serve apenas para separar itens em uma lista.

( ) O ponto de exclamação em “Que surpresa!” indica emoção forte.

QUESTÃO 05

Agora é a sua vez! 

Escreva uma frase curta sobre o episódio do cachorro, usando aspas para marcar algo que alguém disse e dois pontos para apresentar a fala.

Exemplo: Júlia disse: “Esse cachorro adora estudar português!”


AutoriaProfessora Dra. Sueidy Lourencio
FormaçãoLetras – Português/ Inglês Doutorado em Educação
Componente CurricularLíngua Portuguesa
DescritorD14 – Reconhecer o uso de pontuação
Conteúdo(s)/Objeto(s) de conhecimentoOrganização de sequência de ideias com coerência, no planejamento de texto.Produção de textos do campo da vida cotidianaSequência lógico temporal de início-meio-fim.
HabilidadesEF35LP07 – Utilizar, ao produzir um texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como pontuação (ponto final, exclamação, interrogação, vírgulas em enumerações) e a pontuação do discurso direto, quando for o caso.EF35LP10 – Revisar textos, com a ajuda do professor ou de colegas, prestando atenção na pontuação, ortografia e organização de parágrafos.