Olá, estudante!
Esta videoaula de Língua Inglesa foi veiculada na TV no dia 22/10/2021 (Sexta-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.
VAMOS VER AS HORAS EM INGLÊS!
ASSISTA A VIDEOAULA ABAIXO, COM A TEMÁTICA – AS HORAS EM INGLÊS.
OLÁ PESSOAL! TUDO BEM POR AÍ? QUE BOM ESTAR AQUI COM VOCÊ!
NA AULA DE HOJE VAMOS VER UM TEXTO SOBRE AS HORAS EM INGLÊS. VAMOS VER COMO FALAR AS HORAS EM INGLÊS DE DIFERENTES FORMAS!
HÁ DUAS FORMAS DE PERGUNTAR A HORA EM INGLÊS:
WHAT’S THE TIME?
OU
WHAT TIME IS IT?
(QUE HORAS SÃO?)
O’CLOCK
USAMOS O’CLOCK PARA HORAS CHEIAS:
7:00 > IT’S SEVEN O’CLOCK.
11:00 > IT’S ELEVEN O’CLOCK.
PAST
USAMOS PAST PARA FALAR DOS MINUTOS QUE SE PASSARAM DE UM HORÁRIO.
FIVE PAST (:05)
09:05 > IT’S FIVE PAST NINE.
TWENTY PAST (:20)
10:20 > IT’S TWENTY PAST TEN.
E PARA ESSA SITUAÇÃO, TAMBÉM PODEMOS SIMPLESMENTE DIZER A HORA SEGUIDA DOS MINUTOS:
“HOUR” TEN (:10)
06:10 > IT’S SIX TEN. OU IT’S TEN PAST SIX.
VEJA QUE PODEMOS USAR A QUARTER OU FIFTEEN PARA FALAR DE 15 MINUTOS:
A QUARTER PAST (:15)
03:15 > IT’S A QUARTER PAST THREE. OU IT’S THREE FIFTEEN.
JÁ HALF É USADO PARA 30 MINUTOS OU MEIA HORA. SÓ USAMOS QUANDO FALAMOS DOS MINUTOS APÓS UM DETERMINADO HORÁRIO.
HALF (:30)
02:30 > IT’S HALF PAST TWO.
TO
PARA FALAR DOS MINUTOS QUE FALTAM PARA UM HORÁRIO, USAMOS TO:
TWENTY TO (:40)
05:40 > IT’S TWENTY TO SIX.
A QUARTER TO (:45)
7:45 > IT’S A QUARTER TO EIGHT.
TAMBÉM PODEMOS USAR A HORA SEGUIDA DOS MINUTOS:
“HOUR” FIFTY (:50)
08:50 > IT’S EIGHT FIFTY. OU IT’S TEN TO NINE.
“HOUR” THIRTY-FIVE (:35)
03:35 > IT’S THREE THIRTY-FIVE. OU IT’S TWENTY-F
A.M. e P.M.
EM PAÍSES QUE FALAM INGLÊS, COMO ESTADOS UNIDOS E INGLATERRA, É COMUM QUE AS PESSOAS USEM A SEPARAÇÃO DO DIA ENTRE A.M. (DO LATIM ANTE MERIDIEM, OU ANTES DO MEIO-DIA) E P.M. (POST MERIDIEM, OU APÓS O MEIO-DIA). OU SEJA, AS 12 PRIMEIRAS HORAS DO DIA SÃO ESCRITAS OU FALADAS DA SEGUINTE FORMA: HORA + A.M. JÁ QUANDO A HORA QUE SE DESEJA COMUNICAR É APÓS O MEIO-DIA, A FORMA É: HORA + P.M. CONFIRA OS EXEMPLOS:
IT’S 9:00 A.M. (DE MANHÃ)
IT’S 9:00 P.M. (À NOITE)
ATIVIDADE 1
AGORA QUE JÁ SABEMOS COMO DIZER AS HORAS EM INGLÊS, COMPLETE AS HORAS ABAIXO.
ATIVIDADE 2
ESTA ATIVIDADE É SUPER INTERESSANTE. É SÓ CLICAR NO LINK ABAIXO E VOCÊ SERÁ DIRECIONADO (A) PARA UMA PÁGINA COM VÁRIOS RELÓGIOS. É SÓ VOCÊ OUVIR O ÁUDIO E ESCOLHER A HORA CORRETA. https://www.liveworksheets.com/xk1536966oi , ACESSO EM 23/09/21.
Professor, essa aula segue a Matriz Curricular das Habilidades Estruturantes 2021-2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 147/2020 Dirped).
Habilidades estruturantes
(GO-EF05LI06) Compreender um texto por meio da análise de sua estrutura composicional: layout na página, presença de títulos e subtítulos, imagens, legendas, tipografias, para desenvolver a competência leitora.
(GO-EF05LI07) Identificar informações explícitas e implícitas em textos, colaborativamente e/ou individualmente, antecipando o sentido global por inferências, com base em conhecimento prévio e entendimento do texto, para aprimorar a compreensão de textos em língua inglesa.