Esta proposta de atividade de Língua Inglesa é destinada aos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais
O que você está fazendo?
Um bilhete é um tipo especial de mensagem que nos ajuda a lembrar coisas importantes. É como uma mini carta que diz: “Ei, não se esqueça disso!” Os bilhetes podem ser escritos em papel, blocos de notas ou até mesmo em seu computador ou telefone.
Eles podem também comunicar o que você está fazendo neste momento. É uma forma rápida de comunicação.
Os bilhetes são super úteis! Nós os usamos para nos lembrar de tarefas. Você também pode usar bilhetes para compartilhar bons pensamentos com amigos ou familiares, como “Você é incrível!” ou “Tenha um ótimo dia!”
Muitas vezes escrevemos bilhetes usando o “ING”, em inglês. Quando adicionamos “ING” a um verbo (palavra de ação), torna-o mais interessante e emocionante. Por exemplo:
Playing: “Don’t forget, we’re playing at Maria’s house!”
(“Não se esqueça, estamos brincando na casa da Maria!”)
Exploring: “They are exploring the museum to learn about ancient history.”
(“Eles estão explorando o museu para aprender sobre a história antiga.”)
Helping: “We are helping our neighbor paint their fence.”
(“Estamos ajudando nosso vizinho a pintar a cerca.”)
Ao usarmos o ING em inglês, com alguns verbos, estamos usando um tempo verbal chamado Present Continuous ou Present Progressive.
O Present Continuous ou Present Progressive (em português, presente contínuo ou progressivo) é um tempo verbal usado para indicar ações que estão em progresso no presente; no momento da fala.
Ele é empregado para falar sobre situações temporárias, ações contínuas que estão acontecendo. Como exemplificado nas frases acima.
Vê como o “ING” dá vida às palavras? É como adicionar uma pitada de aventura às suas anotações. Quando você usa “ING” em suas anotações, isso faz com que a ação pareça ativa e divertida. Vamos praticar?
Imagem disponível em: Imagem disponível em: https://www.canva.com/icons/MADYk4rTtbo/ > acesso em 02/08/2023 – imagem adaptada para fins pedagógicos
Obs.: Quer conhecer um pouco mais? Este texto encontra-se também traduzido para a língua inglesa. Basta clicar no botão: BAIXE O TEXTO
Questão1
It is your time to write a note! Write a note to your mom, telling her what you are doing now:
(É a sua vez de escrever um bilhete! Escreva um bilhete para sua mãe, contando para ela o que está fazendo agora:)
Questão 2
What are they doing? Read the notes and draw according to it:
(O que eles estão fazendo? Leia os bilhetes e desenhe de acordo com eles:)
Questão 3
Can you identify the present continuous in the notes above? Circle them and copy below:
(Você pode identificar o Presente Contínuo nos bilhetes acima? Circule-os e copie abaixo:)
Questão 4
What are they doing? Choose the correct answer:
(O que eles estão fazendo? Escolha a resposta correta:)
(a) He is playing chess.
(b) He is playing soccer.
(c) He is jumping rope.
(d) He is reading a book.
(a) They are reading a book.
(b) They are playing.
(c) They are jumping rope.
(d) They are talking.
(a) She is playing video game.
(b) She is watching Tv.
(c) She is riding a bike.
(d) She is reading a book.
(a) They are playing soccer.
(b) They are watching Tv.
(c) They are listening to music.
(d) They are reading a book.
(a) He is watching Tv.
(b) He is playing soccer.
(c) He is jumping rope.
(d) He is playing the guitar.
Imagens disponíveis em: https://www.canva.com > acesso em 26, abr. 2022 – imagens adaptadas para fins pedagógicos
Questão 5
Complete the dialogue with the words from the box. Use the Present Continuous:
(Complete o diálogo com as frases do quadro. Use o Presente Contínuo:)
Joe: Hi, Tommy!
Tommy: Hey, Joe! What are you doing?
Joe: Right now, I’m _______________________ a movie, Spider man: No way
home.
Tommy: Really, Joe? It’s my favorite movie!
Joe: Nice, Tommy! And you, what are you doing?
Tommy: Well, my brother is ____________________ the web and my sister is on
the tablet, so I’m ______________________ a book.
Joe: That’s very good, Tommy!
Let’s play!
Vamos brincar com “Present Continuous”? Acesse o link abaixo, aprenda e divirta-se!
Saiba mais
Que tal vermos um vídeo com sugestão de duas brincadeiras que podem ser feitas para sistematizar o uso do Present continuous? Clique no link a seguir:
Autora: | Andrielly Campos |
Formação: | Letras: Português / Inglês e Pedagogia |
Componente Curricular: | LÍNGUA INGLESA |
Habilidade: | (GO-EF05LI04) Falar sobre preferências, como locais de lazer, pontos turísticos, jogos, para respeitar as individualidades. (GO-EF05LI08) Ler e interpretar textos diversos sobre atividades desenvolvidas nos diversos locais em uma cidade para desenvolver criticidade e autonomia leitora, estabelecendo relações com sua realidade. |
Referências: | GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. 433 p. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais>>. Acesso em 02/08/2023 NOTE, Definição de nota do Collins English Dictionary, disponível em: https://www.collinsdictionary.com/dictionary/english/note > acesso em 02/08/2023 DESCONHECIDO (Reino Unido) (ed.). ‘-ing’ forms. 2021. Disponível em: https://learnenglish.britishcouncil.org/grammar/english-grammar-reference/ing-forms . Acesso em: 02 ago. 2023. |