Esta proposta de atividade de Língua Inglesa é destinada aos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais

REGRAS DA ESCOLA
Sua escola possui regras?
As regras da escola são muito importantes para garantir que todos possam aprender de maneira organizada e respeitosa. Elas servem para manter a disciplina, promover o respeito entre os colegas e professores, e criar um ambiente seguro e acolhedor para todos.
Para que essas regras sejam justas e funcionem bem, elas devem ser elaboradas com a participação dos alunos, levando em conta as necessidades da turma.
Ter regras não significa apenas obedecer ordens, mas sim compreender que elas ajudam a construir um ambiente de respeito e cooperação. Afinal, uma sala e escola organizada e respeitosa faz toda a diferença para que cada estudante possa se desenvolver da melhor forma possível!
Veja algumas regras de sala de aula e da escola no quadro abaixo e analise se algumas delas podem ser usadas por vocês. Que tal construir as suas próprias regras?

Obs.: Quer conhecer um pouco mais? Este texto encontra-se também traduzido para a língua inglesa. Basta clicar no botão: BAIXE O TEXTO.
Os slides também podem ser baixados diretamente do Canva, com a opção de ouvir as pronúncias em inglês. Basta acessar o link: https://www.canva.com/design/DAGfi41oSSU/6RtDRkR2oxp_HUKHD2IOtw/edit?utm_content=DAGfi41oSSU&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton
Videoaula
Questão 1

In the image, we observe a classroom where students are seated, paying attention to the teacher, while materials are neatly arranged. This shows that:
(Na imagem, observamos uma sala onde os alunos estão sentados, prestando atenção ao professor, enquanto os materiais estão organizados. Isso demonstra que:)
(A) Respecting rules helps create a peaceful and welcoming classroom.
(B) The classroom should always be silent, with absolutely no exceptions.
(C) Rules stop students from talking, sharing ideas, and interacting freely.
(D) Only highly organized students have the ability to learn everything well.
Questão 2

According to the chart, the main difficulties faced in schools are: Lack of student attention (30%), side conversations (25%), and disrespect for rules (20%).
(De acordo com o gráfico, as principais dificuldades enfrentadas nas escolas são: Falta de atenção dos alunos (30%), conversas paralelas (25%) e desrespeito às regras (20%).)
(A) Some students struggle to stay focused and pay attention in class.
(B) All students must always remain silent, with no exceptions allowed.
(C) School rules do not serve any real purpose or have any benefits.
(D) Too much free time is given to students during breaks and lessons.
Questão 3
Mark True (T) or False (F) for each of the following statements.
(Marque Verdadeiro (V) ou Falso (F) para cada uma das afirmações a seguir.)
( ) Classroom rules exist only to punish students.
( ) All students must follow the same rules, with no exceptions.
( ) Rules can only be created by teachers.
( ) Following rules helps improve coexistence at school.
Questão 4
Find in the word search puzzle the terms: DISCIPLINE, COOPERATION, EDUCATION, RULES, RESPECT, AND COEXISTENCE.
(Encontre no caça-palavras os termos: DISCIPLINA, COOPERAÇÃO, EDUCAÇÃO, REGRAS, RESPEITO E COEXISTÊNCIA.)

Questão 5
Select the option that best represents your opinion:
(Marque a opção que melhor representa sua opinião:)
What do you think of the rule “Raise your hand before speaking”?
( ) Very important | ( ) Important | ( ) Slightly important | ( ) Unnecessary
What do you think of the rule “Take care of school materials and classmates’ belongings”?
( ) Very important | ( ) Important | ( ) Slightly important | ( ) Unnecessary
Play time!

Autoria: | Andrielly Campos |
Formação: | Letras: Português / Inglês e Pedagogia |
Componente Curricular: | Língua Inglesa |
Habilidades: | (GO-EF05LI06) Compreender um texto por meio da análise de sua estrutura composicional: layout na página, presença de títulos e subtítulos, imagens, legendas, tipografias. |
Referências: | GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. 433 p. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais>>> Acesso em 18/02/2025. TEMMING, Steve (org.). Classroom Rules: Importance and Tips for Creating and Enforcing Them. Disponível em: https://corp.publicschoolworks.com/resource/classroom-rules-importance-and-tips-for-creating-and-enforcing-them/. Acesso em: 18 fev. 2025. |