Esta proposta de atividade de Língua Inglesa é destinada aos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais.
Disponível em: https://www.canva.com/design/DAFLxCigs0Q/D4pWF3QkkksZ6q5Z–mazg/edit?utm_content=DAFLxCigs0Q&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton > Acesso em 12/09/2022.
MODAL VERBS
“Tendo uma função social, os modal verbs são usados quando queremos exprimir sobre alguma coisa a ideia de que algo é possível ou necessário. Usa-se também para falar que algo é permitido ou proibido, de uma habilidade ou uma capacidade, de um conselho ou de uma sugestão.”
Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/ingles/modal-verbs.htm > Acesso em 08, set.2022.
Observe a música abaixo, Imagine, de John Lennon, ela apresenta alguns Modal Verbs e fala sobre um mundo melhor. Como você imagina que possa ser esse mundo?
Imagine
Composed by: John Lennon
Imagine there’s no heaven
It’s easy if you try
No hell below us
Above us only sky
Imagine all the people
Living for today
Imagine there’s no countries
It isn’t hard to do
Nothing to kill or die for
And no religion too
Imagine all the people
Living life in peace
You may say I’m a dreamer
But I’m not the only one
I hope someday you’ll join us
And the world will be as one
Imagine no possessions
I wonder if you can
No need for greed or hunger
A brotherhood of man
Imagine all the people
Sharing all the world
You may say I’m a dreamer
But I’m not the only one
I hope someday you’ll join us
And the world will live as one
Imagine
Composição: John Lennon
Imagine que não exista paraíso
É fácil se você tentar
Nenhum inferno sob nós
Acima de nós apenas o céu
Imagine todas as pessoas
Vivendo o presente
Imagine que não há países
Não é difícil
Nenhum motivo para matar ou morrer
E nenhuma religião também
Imagine todas as pessoas
Vivendo a vida em paz
Você pode dizer que sou um sonhador
Mas eu não sou o único
Eu espero que algum dia você se junte a nós
E o mundo será um só
Imagine que não existam posses
Eu me pergunto se você consegue
Sem necessidade de ganância ou fome
Uma irmandade dos homens
Imagine todas as pessoas
Compartilhando o mundo inteiro
Você pode dizer que sou um sonhador
Mas eu não sou o único
Eu espero que algum dia você se junte a nós
E o mundo viverá como um só
Disponível em: https://www.letras.mus.br/john-lennon/90/traducao.html > Acesso em 18/01/2024.
Obs.: Quer conhecer um pouco mais? Este texto encontra-se também traduzido para a língua inglesa. Basta clicar no botão: BAIXE O TEXTO
Questão 1
Your teacher will play the song “Imagine – John Lennon / Yoko Ono” and after this you will read part of he lyric and try to find some modal verbs:
(Seu professor irá tocar a música “Imagine – John Lennon / Yoko Ono” e depois você lerá parte da letra e tentará encontrar alguns modal verbs.)
“You may say I’m a dreamer
But I’m not the only one
I hope someday you’ll join us
And the world will live as one”
Questão 2
This song tells you to imagine good things about the world. Imagine two good things to make a better world and write them using modal verbs:
(Esta música te fala para imaginar boas coisas sobre o mundo. Imagine duas coisas para fazer para melhorar o mundo e escreva-as usando modal verbs:)
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão 3
Listen again the song “Imagine – John Lennon / Yoko Ono” and draw about the things you can imagine listening this song:
(Ouça novamente a música “Imagine – John Lennon / Yoko Ono” e desenhe sobre as coisas que você imagina ouvindo esta música:)
Questão 4
How can people contribute to social harmony and inclusivity?
(Como as pessoas podem contribuir para a harmonia social e a inclusão?)
(a) Should foster discrimination and bias.
(b) Must promote diversity and respect differences.
(c) Might isolate oneself from others.
(d) Should encourage intolerance.
Questão 5
What contributes to building a compassionate community?
(O que contribui para construir uma comunidade compassiva?)
(a) Should encourage indifference towards others.
(b) Must promote empathy and kindness.
(c) Might isolate oneself from community activities.
(d) Should disregard the needs of others.
Let’s play
Saiba mais
Autoria: | Andrielly Campos |
Formação: | Letras: Português / Inglês e Pedagogia |
Componente Curricular: | Língua Inglesa |
Habilidade: | (GO-EF05LI09) Organizar ideias e recursos linguísticos de forma colaborativa, selecionando-os em função da estrutura, do objetivo do texto e de suas características. (GO-EF05LI10) Produzir textos escritos para desenvolver a capacidade de registro e de intervenção em diferentes contextos. |
Referências: | GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. 433 p. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais>>. Acesso em 12/09/2022. DESCONHECIDO (Brasil) (org.). Imagine. Disponível em: https://www.letras.mus.br/john-lennon/90/traducao.html . Acesso em: 12 set. 2022. LENNON, John. IMAGINE. (Ultimate Mix, 2020) – John Lennon & The Plastic Ono Band (with the Flux Fiddlers) HD. Youtube, 18 de dez. de 2016. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=YkgkThdzX-8> Acesso em 12, set. 2022 MOREIRA, Patricia Veronica. “Modal verbs”; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/ingles/modal-verbs.htm . Acesso em 08 de setembro de 2022. |