Esta proposta de atividade de Língua Inglesa com base no DC/GO – Ampliado e é destinada aos estudantes do 9º Ano do Ensino Fundamental Anos Finais.
A ideia principal (MAIN IDEA) de um parágrafo é a mensagem do autor sobre o assunto. Muitas vezes é expresso diretamente ou pode ser implícito.
Leia a estrofe a seguir e escolha a alternativa com a ideia central da mesma:
In the global world, English is the key,
Opening doors for those who learn it with glee,
In sciences, in business, in culture, it shines,
Connecting nations, making dreams intertwine.
QUESTION 1
a) O inglês é uma língua difícil de aprender.
b) O inglês é uma língua importante apenas para fins comerciais.
c) O inglês desempenha um papel vital na comunicação global e na realização de sonhos.
d) O inglês não é relevante para a cultura ou para a conexão entre nações
QUESTION 2
Circule a sentença Louren que mostra a ideia central da imagem.
Imagem disponível em: https://www.canva.com/design/DAFvGziN68E/zp101MUzEoOJ1H9wObennQ/edit , acesso em 09,Mai. 2022
a) The boy is washing his dog
b) The boy is playing with his dog
c) The boy is feeding his dog
d) The boy is walking his dog
Leia a estrofe abaixo e responda as questões sobre a mesma:
In the heart of the text, a theme to shine,
Central idea, to illuminate us fine,
Words intertwine, with strength and rhyme,
In the essence of the text, its inspiration prime.
QUESTION 3
Qual é o principal tema da estrofe acima?
a) A importância da leitura.
b) O processo de escrita.
c) A conexão entre palavras e significado.
d) A centralidade de um tema no texto.
QUESTION 4
Analise a estrofe que descreve a ideia principal de um texto. Qual é a importância de identificar a ideia principal ao ler um texto? Como a ideia principal influencia a compreensão global do conteúdo?
QUESTION 5
Discuta como a estrofe utiliza metáforas e imagens poéticas para descrever a ideia principal de um texto. Como esses elementos contribuem para a compreensão e a expressão da ideia central? Você acha que o uso de linguagem poética pode tornar a ideia principal mais impactante? Por quê?
Saiba Mais:
Assista ao vídeo sobre como determinar a ideia principal de um texto e pratique as dicas do mesmo:
Autoria: | Profª Drª Sueidy Lourencio |
Formação: | Letras: Português/Inglês – Doutorado em Educação |
Componente Curricular: | Língua Inglesa |
Habilidade: | (EAJALI0507) Identificar a ideia principal de um texto, para reconhecer sua organização textual.(EAJALI0512) Compreender vocabulário através do contexto |
Referencial Teórico: | Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=jO5_EI2v5_M , acesso em 10, Mai. 2022Disponível em: https://www.canva.com/design/DAFvGziN68E/zp101MUzEoOJ1H9wObennQ/edit , acesso em 09,Mai. 2022 MAKAR, Barbara W. Primary Phonics. 1. ed. Chicago: Modern Curriculum Press, 2018. KOUSTAFF, Lesley. Oxford Discover. 2. ed. v. 1. Oxford: Oxford University Press, 2018. KOUSTAFF, Lesley. Oxford Discover. 2. ed. v. 2. Oxford: Oxford University Press, 2018. |