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LÍNGUA INGLESA – INDOOR GAMES (JOGOS INTERNOS)

Olá, estudante!
Esta videoaula de Língua Inglesa foi veiculada na TV no dia 17/12/2021 (Sexta-feira).  Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.


VAMOS VER ALGUNS JOGOS INTERNOS (INDOOR GAMES)EM INGLÊS.


ASSISTA A VIDEOAULA ABAIXO, COM A TEMÁTICA – JOGOS INTERNOS


LÍNGUA INGLESA | 5º ANO | ENSINO FUNDAMENTAL | PROF.: SUEIDY LOURENCIO

OLÁ PESSOAL! TUDO BEM POR AÍ?  QUE BOM ESTAR AQUI COM VOCÊ!

NA AULA DE HOJE VAMOS VER UM TEXTO SOBRE JOGOS INTERNOS  EM  INGLÊS. OBSERVE NAS FIGURAS ABAIXO OS JOGOS INTERNOS EM INGLÊS:

IMAGENS ORGANIZADAS POR PROF. SUEIDY LOURENCIO DISPONÍVEIS EM PIXABAY.COM

E AÍ GOSTOU DE APRENDER OS NOMES DOS JOGOS INTERNOS EM INGLÊS? AGORA VAMOS APRENDER ALGUMAS CURIOSIDADES SOBRE CADA UM DELES:


HASH:

O JOGO SE POPULARIZOU NA INGLATERRA DO SÉCULO 19, QUANDO MULHERES SE REUNIAM NOS FINAIS DE TARDE PARA CONVERSAR E BORDAR. PORÉM, AS MAIS IDOSAS, POR NÃO CONSEGUIREM MAIS BORDAR EM RAZÃO DE SUAS VISTAS FRACAS, SE ENTRETIAM COM O JOGO. QUE PASSOU A SER CHAMADO DE NOUGHTS AND CROSSES (NÓS E CRUZES, EM PORTUGUÊS. UMA REFERÊNCIA AO BORDADO). E COMO ERA JOGADO POR MULHERES INGLESAS IDOSAS, QUANDO O JOGO VEIO PARA O BRASIL, FICOU CONHECIDO COMO JOGO DA VELHA.


DOMINO:

COMO TODAS AS COISAS MUITO ANTIGAS, FICA DIFÍCIL DIZER COM CERTEZA ONDE SURGIU E QUEM CRIOU O DOMINÓ, PORÉM, A TEORIA MAIS ACEITA É A DE QUE ELE TERIA SURGIDO NA CHINA ENTRE 243 A 181 A.C., CRIADO POR UM SOLDADO CHAMADO HUNG MING.


CHESS:

BENEFÍCIOS NAS PARA A APRENDIZAGEM: PESSOAS QUE PRATICAM XADREZ CONSEGUEM TER NOTAS 20% MELHORES DO QUE AS QUE NÃO APRENDEM A MODALIDADE. ALÉM DISSO, DADOS  APONTAM QUE A PRÁTICA PODE SER UMA FORMA EFETIVA DE COMBATE CONTRA O DÉFICIT DE ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADE.


CHECKERS:

  1. APESAR DE NINGUÉM SABER EXATAMENTE A DATA EM QUE SURGIU ESTE JOGO, MUITO ACREDITAM SER DE 3.000 A.C. SEGUNDO REGISTROS HISTÓRICOS EM TÚMULOS DO ANTIGO EGITO. 
  2. ACREDITA-SE QUE ESTE ESPORTE AJUDA A ESTIMULAR ALGUMAS CAPACIDADES DO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO, COMO ORGANIZAR UMA VARIEDADE DE ELEMENTOS, IMAGINAR SITUAÇÕES FUTURAS, PREVER PROVÁVEIS CONSEQUÊNCIAS DE CERTOS ATOS, E TOMA DE DECISÕES VINCULADOS A PROBLEMAS

LUDO:

  1. QUERIDO POR GERAÇÕES DE PESSOAS AO REDOR DO MUNDO, O LUDO É UM JOGO DE TABULEIRO QUE ENCANTA E DIVERTE EM SUA SIMPLICIDADE.
  2. CONTA A HISTÓRIA, QUE O JOGO QUE VIRIA DAR ORIGEM AO LUDO NASCEU NA ÍNDIA HÁ MUITO TEMPO ATRÁS, LÁ POR MEADOS DO SÉCULO VI.

CARD GAMES:

  1. 52 CARTAS = NÚMERO DE SEMANAS EM UM ANO
  2. 4 NAIPES = 4 ESTAÇÕES
  3. CADA SÍMBOLO DE NAIPE CORRESPONDE A UM DOS 4 ELEMENTOS NATURAIS: 
  4. COPAS = ÁGUA; PAUS = FOGO; ESPADAS = AR E OURO = TERRA.
  5. 12 CARTAS COM FIGURAS DA CORTE = 12 MESES DO ANO
  6. 13 CARTAS EM CADA NAIPE = 13 FASES DO CICLO LUNAR OU 13 MESES LUNARES EM UM ANO
  7. 2 CORES: VERMELHO = DIA PRETO = NOITE

ATIVIDADE 1

AGORA QUE VIMOS OS JOGOS INTERNOS EM INGLÊS, ESCREVA, EM INGLÊS, QUAL O SEU JOGO FAVORITO.


ATIVIDADE 2     

ESTA ATIVIDADE É TAMBÉM  SUPER LEGAL. VOCÊ VAI PODER TRABALHAR O RACIOCÍNIO E PRATICAR OS JOGOS QUE APRENDEMOS NA AULA DE HO0JE. É SÓ CLICAR NO LINK A SEGUIR E FAZER O CAÇA-PALAVRAS. https://www.liveworksheets.com/ej1761408bp 


Professor, essa aula segue a Matriz Curricular das Habilidades Estruturantes 2021-2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 147/2020 Dirped).

Habilidades estruturantes

(GO-EF05LI15)  Recordar  e  conhecer  outros  recursos linguísticos  sobre  jogos  para  localizá-los  no  mundo  e classificá-los como indoors e outdoors. 

(GO-EF05LI06) Compreender um texto por meio da análise de sua estrutura composicional: layout na página, presença de títulos e subtítulos, imagens, legendas, tipografias, para desenvolver a competência leitora. 

(GO-EF05LI07) Identificar informações explícitas e implícitas em textos, colaborativamente e/ou individualmente, antecipando o sentido global por inferências, com base em conhecimento prévio e entendimento do texto, para aprimorar a compreensão de textos em língua inglesa.