Esta proposta de atividade de Língua Inglesa é destinada aos estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais
Imagem disponível em: https://www.canva.com/design/DAF-7medgKQ/C-DPp6WxUzNgNjQ5-OZtUg/edit?utm_content=DAF-7medgKQ&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton> Acesso em 29/05/2024.
IDENTIDADE
VOCÊ SABIA QUE CADA PESSOA É ÚNICA E ESPECIAL? PARA AJUDAR A MOSTRAR QUEM SOMOS, TEMOS UM DOCUMENTO CHAMADO CARTEIRA DE IDENTIDADE. É COMO UM CARTÃO MÁGICO QUE DIZ AO MUNDO QUEM SOMOS!
VOCÊ COMPREENDE QUAL A IMPORTÂNCIA DA IDENTIDADE?
A IDENTIDADE É IMPORTANTE PORQUE NOS AJUDA A:
- SABER QUEM SOMOS: NOSSO NOME, DATA DE NASCIMENTO E OUTRAS INFORMAÇÕES QUE NOS FAZEM ÚNICOS.
- PROVAR QUEM SOMOS: QUANDO PRECISAMOS FAZER ALGO IMPORTANTE, COMO VIAJAR OU IR AO MÉDICO, A CARTEIRA DE IDENTIDADE MOSTRA QUE SOMOS REALMENTE NÓS.
- NOS PROTEGER: SE ALGUÉM TENTAR SE PASSAR POR NÓS, A IDENTIDADE AJUDA A EVITAR ISSO.
A NOVA CARTEIRA DE IDENTIDADE DO BRASIL É MUITO LEGAL E TEM VÁRIAS INFORMAÇÕES IMPORTANTES, COMO:
- NOME COMPLETO: PARA SABERMOS QUEM VOCÊ É.
- DATA DE NASCIMENTO: PARA SABERMOS QUANTOS ANOS VOCÊ TEM.
- FOTO: PARA VEREM SEU ROSTINHO BONITO.
- FILIAÇÃO: PARA SABERMO OS NOMES DOS SEUS PAIS.
- ASSINATURA: A MANEIRA COMO VOCÊ ESCREVE SEU NOME.
- CPF: UM NÚMERO IMPORTANTE QUE AJUDA A IDENTIFICAR VOCÊ.
OBSERVE ABAIXO O MODELO DA NOVA CARTEIRA NACIONAL DE IDENTIDADE:
Imagem disponível em: https://www.gov.br/governodigital/pt-br/identidade/identificacao-do-cidadao-e-carteira-de-identidade-nacional > Acesso em 27/05/2024.
Obs.: Quer conhecer um pouco mais? Este texto encontra-se também traduzido para a língua inglesa. Basta clicar no botão: BAIXE O TEXTO
QUESTÃO 1
TER UMA CARTEIRA DE IDENTIDADE NOS AJUDA A
(A) GANHAR PRÊMIOS EM CONCURSOS.
(B) PROVAR NOSSA IDADE EM SITUAÇÕES IMPORTANTES.
(C) ESCOLHER NOSSA PROFISSÃO.
(D) ASSISTIR A FILMES GRATUITAMENTE.
QUESTÃO 2
OBSERVE A IMAGEM DA NOVA CARTEIRA DE IDENTIDADE BRASILEIRA. ELA INCLUI
(A) NOSSO ESPORTE FAVORITO E TIPO SANGUÍNEO.
(B) NOSSO TIPO DE MÚSICA PREFERIDO E NOME COMPLETO.
(C) A DATA DE NASCIMENTO, NOME, FILIAÇÃO E CPF.
(D) O NOME DO NOSSO MELHOR AMIGO E RESPONSÁVEIS.
QUESTÃO 3
QUE IMPORTÂNCIA VOCÊ ACREDITA QUE TEM A FOTO NA CARTEIRA DE IDENTIDADE?
QUESTÃO 4
COMO VOCÊ SE SENTIRIA SE NÃO TIVESSE UMA IDENTIDADE?
QUESTÃO 5
AGORA É SUA VEZ DE PREENCHER A SUA IDENTIDADE. USE O MODELO ABAIXO:
LET’S PLAY!
https://educa.ibge.gov.br/templates/ibge_educa_criancas/brincadeiras/avatar/index.html
Autoria: | Andrielly Campos |
Formação: | Letras: Português / Inglês e Pedagogia |
Componente Curricular: | Língua Inglesa |
Habilidades: | (GO-EF01LI05) (Re)Conhecer e recontar histórias curtas e músicas com auxílio de imagens, sons, movimentos físicos e a língua materna para desenvolver competências sociocomunicativas sobre animais, grupo familiar, objetos, brinquedos e materiais escolares. |
Referências: | GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. 433 p. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais>>> Acesso em 27/05/2024. OLIVIER SORET (Suiça) (org.). The right to identity: understanding children⠹s right to identity. Understanding Children’s Right to Identity. 2024. Disponível em: https://www.humanium.org/en/identity/. Acesso em: 27 maio 2024. |