Esta proposta de atividade de Língua Inglesa é destinada aos estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais
Disponível em: https://www.canva.com/design/DAFTjS2WQ6s/zHbmgQfqZ2Xf4DTW_eXNeA/edit?utm_content=DAFTjS2WQ6s&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton > acesso em 01/09/2023
How many X How much
Olá, curiosos da gramática da Língua Inglesa! Vocês sabem quando e como usar as expressões: How many e How much? Qual a diferença entre as duas expressões?
De modo geral, a regra básica de uso dessas expressões está ligada ao substantivo que ele se refere. Se for um substantivo contável, usamos How many. Se for um substantivo incontável usamos o How much.
Imagine que você tem alguns doces e um pouco de suco. Quando queremos saber o número de coisas, usamos “How many”. Quando queremos saber a quantidade/ montante de algo que não pode ser contado individualmente, usamos “How much”. Veja alguns exemplos:
1- How Many:
Se você tiver doces, poderá contá-los um por um. Por exemplo, você pode perguntar: “Quantos doces você tem?”
Se você tiver lápis, brinquedos ou livros, também pode perguntar: “Quantos lápis/brinquedos/livros você tem?”
Exemplo: “How many apples are in the basket?” – Você pode contar as maçãs e dar um número como “5 maçãs”.
2- How much:
Se você tem suco, não pode contar um por um. É um líquido e você só pode medir sua quantidade. Então, você pergunta: “Quanto suco você tem?”
Se você tiver água, leite ou açúcar, pergunte: “Quanta água/leite/açúcar você tem?”
Exemplo: “How much water is in the bottle?” – Você não pode contar a água, mas pode medir a quantidade, como “1 litro de água”.
Mas quais são os substantivos contáveis e os incontáveis? Vejamos alguns exemplos:
Contáveis: São coisas que você pode contar, como doces, lápis, brinquedos, livros, maçãs, cachorros e gatos…
Incontáveis: São coisas que você não pode contar individualmente porque não são itens separados, mas sim substâncias ou ideias. Os exemplos incluem água, leite, açúcar, suco, arroz, ar e amor.
Dica: Você sabia que usamos How much para valores em dinheiro? Sempre que nos referimos a valores monetários ou quisermos saber o preço de algum produto usamos How much.
“How much does the toy cost?” – Você está perguntando sobre o preço do brinquedo.
“How much money do you have in your piggy bank?” – Você está perguntando sobre a quantidade de dinheiro economizado.
Obs.: Quer conhecer um pouco mais? Este texto encontra-se também traduzido para a língua inglesa. Basta clicar no botão: BAIXE O TEXTO
Imagens disponíveis em: https://www.canva.com/design/DAFsMah1PNc/g0QMHlhmPmell7CZqtDSAQ/edit?utm_content=DAFsMah1PNc&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton > acesso em 28/08/2023
Questão 1
Marque a alternativa correta que mostra como perguntar quantos livros tem na prateleira:
(a) Many books is on the shelf.
(b) How much books are on the shelf?
(c) How many books are on the shelf?
(d) How much book are on the shelf?
Questão 2
Marque a alternativa correta que mostra como perguntar quanta água tem no copo:
(a) How much waters are in the glass?
(b) Many water is in the glass.
(c) How many water is in the glass?
(d) How much water is in the glass?
Questão 3
Marque a alternativa correta que mostra como perguntar quantos lápis você tem:
(a) How many pencils do you have?
(b) How much pencils do you have?
(c) Many pencils do you have?
(d) How much pencil do you have?
Questão 4
Imagine you’re planning a picnic. You want to know about the amount of lemonade needed. What question would you ask to find out this information?
(Imagine que você está planejando um piquenique. Você quer saber a quantidade de limonada necessária. Que pergunta você faria para descobrir essas informações?)
Questão 5
Imagem disponível em: https://www.canva.com/design/DAFMxnteoAc/5I_cyxIJw5WYbb7hQYoUFA/edit?utm_content=DAFMxnteoAc&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton > acesso em 29/08/2023
Questão 6
You’re helping your friend to clean his room, and you see a pile of toys. You’re curious about the number of toys in the pile. What question would you ask your friend to know this information?
(Você está ajudando seu amigo a limpar o quarto e vê uma pilha de brinquedos. Você está curioso para saber a quantidade de brinquedos na pilha. Que pergunta você faria ao seu amigo para saber essa informação?)
Let’s Play
Autoria: | Andrielly Campos |
Formação: | Letras: Português / Inglês e Pedagogia |
Componente Curricular: | Língua Inglesa |
Habilidades: | (GO-EF04LI10) Empregar recursos linguísticos adequados para descrever a casa e as atividades domésticas. |
Referências: | GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. 433 p. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais>>. Acesso em 28/08/2023. DESCONHECIDO (United Kingdom). British Council (org.). Much and many. Disponível em: https://learnenglishkids.britishcouncil.org/grammar-vocabulary/grammar-practice/much-many. Acesso em: 28 ago. 2023. DESCONHECIDO (England). Cambridge University Press & Assessment 2023 (org.). Much, many, a lot of, lots of : quantifiers. Disponível em: https://dictionary.cambridge.org/grammar/british-grammar/much-many-a-lot-of-lots-of-quantifiers. Acesso em: 28 ago. 2023. |