Esta proposta de atividade de Língua Inglesa com base no DC/GO – Ampliado e é destinada aos estudantes do 8º Ano do Ensino Fundamental Anos Finais.

Imagem criada no canva.com
The Simple Future with “Will”
The Simple Future is used to talk about actions or events that will happen in the future. One of the most common ways to express the future in English is by using “will”.
How to Form the Simple Future
To form a sentence in the Simple Future, we use:
Subject + will + base verb (V1)
- I will travel to Spain next year.
- She will call you later.
- They will study for the exam.
For negative sentences, we use “will not” (won’t):
- He won’t be at the party.
- We won’t have school tomorrow.
For questions, we put “will” before the subject:
- Will you help me?
- Will they arrive on time?
When Do We Use “Will”?
We use “will” for:
Predictions
- I think Brazil will win the World Cup.
- It will rain tomorrow.
Promises and Offers
- I will help you with your homework.
- Don’t worry, I will call you.
Decisions Made at the Moment
- I’m hungry! I will order a pizza.
- She forgot her book, so I will lend her mine.
Future Facts
- The sun will rise at 6 AM.
- Christmas will be on December 25th.
Conclusion
The Simple Future with “will” is easy to use and very common in everyday conversations. Practice using it to talk about your plans, predictions, and decisions!
Glossary:
Future – Futuro
Sentence – Frase
Base verb – Verbo base
Negative – Negativo
Question – Pergunta
Prediction – Previsão
Promise – Promessa
Offer – Oferta
Decision – Decisão
Moment – Momento
Fact – Fato
Rise – Subir / Nascer (para o sol)
Practice – Praticar Conversation – Conversa
Assista à videoaula sobre Future Simple Tense (will)
Leia o diálogo a seguir e responda as questões sobre o mesmo:
Imagem criada no canva.com
QUESTION 01
A pergunta que Jake faz para seus amigos no início da história é
(A) O que vocês acham que faremos amanhã?
(B) O que vocês acham que o futuro será?
(C) Onde iremos viajar nas próximas férias?
(D) O que faremos depois da escola?
QUESTION 02
Clare acha que no futuro existirá
(A) casas inteligentes.
(B) robôs que fazem o dever de casa.
(C) carros voadores.
(D) escolas no espaço.
QUESTION 03
Emma imagina que no futuro, os cães poderão
(A) aprender a dirigir carros.
(B) falar com as pessoas.
(C) voar pelo céu.
(D) trabalhar como professores.
QUESTION 04
A conclusão de Paul sobre o futuro é de que será
(A) assustador.
(B) emocionante.
(C) difícil.
(D) exatamente como o presente.
QUESTION 04
Leia as frases e marque (V) para verdadeiro e (F) para falso.
( ) O “will” é usado para falar sobre ações no passado.
( ) Para formar o futuro com “will”, o verbo permanece na sua forma base.
( ) A forma negativa de “will” é “won’t”.
( ) No futuro com “will”, é obrigatório usar “to” antes do verbo principal.
QUESTION 05
Associe as frases corretamente.

QUESTION 06
Complete as frases com “will” ou “won’t”.
(A) Tomorrow, the sun ______ rise at 6 AM.
(B) I ______ forget your birthday, I promise!
(C)They ______ go to the party because they are sick.
(D) Maybe she ______ be a doctor in the future.
Autoria | Profª Drª Sueidy Lourencio |
Formação | Letras: Português/Inglês – Doutorado em Educação |
Componente Curricular | Língua Inglesa |
Conteúdos / Objeto(s) de conhecimento | Verbos para indicar o futuro, (formas afirmativa, negativa e interrogativa) |
Habilidades | (EF08LI14-A) Conhecer e distinguir as formas verbais do futuro para construir frases, textos orais e/ou escritos que expressem planos e expectativas e que façam previsões. |
Referências | MAKAR, Barbara W. Primary Phonics. 1. ed. Chicago: Modern Curriculum Press, 2018. KOUSTAFF, Lesley. Oxford Discover. 2. ed. v. 1. Oxford: Oxford University Press, 2018. FOLEY, Mike; HALL, Diane. New Total English Elementary student’s book, Essex: Pearson. Education Limited, 2011. |