You are currently viewing Língua Inglesa – Family description (Descrição da família)

Língua Inglesa – Family description (Descrição da família)

Esta proposta de atividade de Língua Inglesa é destinada aos estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais.


Disponível em: https://br.freepik.com/vetores-gratis/uma-familia-feliz-com-seus-avos_4294812.htm#query=family&position=36&from_view=search > acesso em 15, jun. 2022

FAMILY DESCRIPTION – DESCRIÇÃO DA FAMÍLIA
Você consegue descrever você mesmo ou outras pessoas da sua família usando características físicas do seu corpo, em inglês? 

Para isso, é importante conhecermos as partes do corpo, nomes de penteados e outras características físicas que nos diferenciam uns dos outros. 

Descrever a aparência de alguém pode ser uma forma divertida e criativa de usar a linguagem. Observe o que podemos usar para descrever uma pessoa:

1- Cabelos e penteados

2- Cores dos olhos

3- Barba, bigode ou cavanhaque

4- Cicatrizes

5- Altura

6- Peso

7- Idade

8- Características étnicas

9- Formato da boca

10- Roupas e acessórios

É importante ser gentil e respeitoso ao descrever os outros. Somos todos únicos à nossa maneira e é isso que torna o mundo um lugar tão maravilhoso e diversificado.

Descrever alguém não se trata apenas de sua aparência por fora, mas também das coisas que o tornam especial por dentro. Como ser um grande amigo, ter um coração bondoso ou ser muito bom em contar piadas. É importante destacarmos todas as coisas incríveis que tornam as pessoas quem elas são!

Imagens disponíveis em: https://www.canva.com/design/DAFsMah1PNc/g0QMHlhmPmell7CZqtDSAQ/edit?utm_content=DAFsMah1PNc&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton > Acesso em 06/10/2023.

Obs.: Quer conhecer um pouco mais? Este texto encontra-se também traduzido para a língua inglesa. Basta clicar no botão: BAIXE O TEXTO

Questão 1

It is your turn to show your knowledge about body description. Choose a family member, draw him / her with details and after write a text describing him /her. Follow the example:

(É a sua vez de mostrar seu conhecimento sobre descrição do corpo. Escolha um membro da família, desenhe-o /a com detalhes e depois escreva um texto descrevendo-o / a. Siga o exemplo:) 

EXAMPLE:

HELLO, SHE IS MY SISTER LEONORA, SHE IS 8 YEARS OLD. SHE IS A PRETTY GIRL, SHE IS SHORT AND FAT, HER EYES ARE BROWN, HER MOUTH IS RED, SHE HAS A CURLY, SHORT AND BLACK HAIR. SHE LIKES TO WEAR DRESSES.

Your turn:

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

Questão 2

Look to the picture bellow. Now write a text describing the monsters’ family members:

(Observe a figura abaixo e escreva um texto descrevendo os membros da família dos monstros:)  

Disponível em: https://www.canva.com/design > acesso em 13, jun. 2022

_________________________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________________________

Questão 3

Number the pictures according to the descriptions:

(Numere as figuras de acordo com as descrições:)

1- I AM A BOY, I HAVE WAVY, SHORT, RED HAIR, MY EYES ARE BLUE.

2- I AM A GIRL, I HAVE WAVY, LONG, BROWN HAIR, MY EYES ARE BROWN TOO.

3- I AM A GIRL, I HAVE CURLY, SHORT, BLACK HAIR, MY EYES ARE BLACK AND I LOVE TO PUT LACES AND HAIR CLIPS ON MY HAIR.

4- I AM A GIRL, I HAVE STRAIGHT, LONG, BLOND HAIR, MY EYES ARE GREEN AND I LOVE TO USE PIGTAIL, I WEAR GLASSES TOO.

5- I AM A BOY, I AM BALD, MY EYES ARE BLUE.

Questão 4

Color the graphic to show your family members characteristics. Each square represents one family member.

(Pinte o gráfico para mostrar as características dos membros da sua família. Cada quadrado representa um membro da sua família.)

Questão 5

Choose the correct sense you use to do each activity: 

(Escolha o sentido correto que você usa para cada atividade:)

Imagem disponível em: https://www.canva.com/icons/MADigrn2C3g/ > Acesso em 06/10/2023. -Adaptado para fins pedagógicos.

* To give grandpa a big tight hug, I use ______________________

(a) hearing

(b) sight

(c) smell

(d) touch

* To listen my daddy’s advices, I use ________________________

(a) taste

(b) touch

(c) hearing

(d) sight

* To feel my mom’ perfume, I use ________________________

(a) smell

(b) taste

(c) touch

(d) hearing

* To eat grandma’s delicious food, I use____________________

(a) sight

(b) smell

(c) taste

(d) touch

* To see how pretty is my sister when she is wearing her new dress, I use _____________________

(a) hearing

(b) sight

(c) smell

(d) touch

Time to sing

Let’s play

Vamos aprender mais sobre os sentidos brincando online? Que tal acessar o link abaixo e jogar?

Disponível em: https://www.canva.com/design/> acesso em 10, jun.. 2022

Disponível em: https://wordwall.net/pt/resource/7056193 > acesso em 15, jun. 2022

Saiba mais

ASSISTAM O VÍDEO PELO LINK ABAIXO E DESCUBRAM COMO FAZER UMA ATIVIDADE USANDO OS SENTIDOS EM INGLÊS:

Disponível em: https://www.canva.com/design/ > acesso em 10, jun.. 2022

Canal da Teacher Dri. “5 senses”. Disponível em: < https://youtu.be/vriz_C_FfEI> acesso em 18, jul. 2022.

Autoria:Andrielly Campos
Formação:Letras: Português / Inglês e Pedagogia
Componente Curricular:Língua Inglesa
Habilidade:(GO-EF04LI10) Empregar recursos linguísticos adequados para descrever a família e as profissões.
(GO-EF04LI11) Planejar o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores, quem escreve/para quem escreve, a finalidade ou o propósito e o assunto do texto sobre integrantes da família e profissões.
Referências:GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. 433 p. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais&gt&gt;. Acesso em 29/08/2023.

CAMPOS, Manuel. How to Describe Physical Appearance in English. 2023. Disponível em: https://englishpost.org/describe-physical-appearance/ . Acesso em: 29 ago. 2023.