Esta proposta de atividade de Língua Inglesa é destinada aos estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais.
FAMILY DESCRIPTION – DESCRIÇÃO DA FAMÍLIA
Você consegue descrever você mesmo ou outras pessoas da sua família usando características físicas do seu corpo, em inglês?
Para isso, é importante conhecermos as partes do corpo, nomes de penteados e outras características físicas que nos diferenciam uns dos outros.
Descrever a aparência de alguém pode ser uma forma divertida e criativa de usar a linguagem. Observe o que podemos usar para descrever uma pessoa:
1- Cabelos e penteados
2- Cores dos olhos
3- Barba, bigode ou cavanhaque
4- Cicatrizes
5- Altura
6- Peso
7- Idade
8- Características étnicas
9- Formato da boca
10- Roupas e acessórios
É importante ser gentil e respeitoso ao descrever os outros. Somos todos únicos à nossa maneira e é isso que torna o mundo um lugar tão maravilhoso e diversificado.
Descrever alguém não se trata apenas de sua aparência por fora, mas também das coisas que o tornam especial por dentro. Como ser um grande amigo, ter um coração bondoso ou ser muito bom em contar piadas. É importante destacarmos todas as coisas incríveis que tornam as pessoas quem elas são!
Imagens disponíveis em: https://www.canva.com/design/DAFsMah1PNc/g0QMHlhmPmell7CZqtDSAQ/edit?utm_content=DAFsMah1PNc&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton > Acesso em 06/10/2023.
Obs.: Quer conhecer um pouco mais? Este texto encontra-se também traduzido para a língua inglesa. Basta clicar no botão: BAIXE O TEXTO
Questão 1
It is your turn to show your knowledge about body description. Choose a family member, draw him / her with details and after write a text describing him /her. Follow the example:
(É a sua vez de mostrar seu conhecimento sobre descrição do corpo. Escolha um membro da família, desenhe-o /a com detalhes e depois escreva um texto descrevendo-o / a. Siga o exemplo:)
EXAMPLE:
HELLO, SHE IS MY SISTER LEONORA, SHE IS 8 YEARS OLD. SHE IS A PRETTY GIRL, SHE IS SHORT AND FAT, HER EYES ARE BROWN, HER MOUTH IS RED, SHE HAS A CURLY, SHORT AND BLACK HAIR. SHE LIKES TO WEAR DRESSES.
Your turn:
_______________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________
Questão 2
Look to the picture bellow. Now write a text describing the monsters’ family members:
(Observe a figura abaixo e escreva um texto descrevendo os membros da família dos monstros:)
_________________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________________
Questão 3
Number the pictures according to the descriptions:
(Numere as figuras de acordo com as descrições:)
1- I AM A BOY, I HAVE WAVY, SHORT, RED HAIR, MY EYES ARE BLUE.
2- I AM A GIRL, I HAVE WAVY, LONG, BROWN HAIR, MY EYES ARE BROWN TOO.
3- I AM A GIRL, I HAVE CURLY, SHORT, BLACK HAIR, MY EYES ARE BLACK AND I LOVE TO PUT LACES AND HAIR CLIPS ON MY HAIR.
4- I AM A GIRL, I HAVE STRAIGHT, LONG, BLOND HAIR, MY EYES ARE GREEN AND I LOVE TO USE PIGTAIL, I WEAR GLASSES TOO.
5- I AM A BOY, I AM BALD, MY EYES ARE BLUE.
Questão 4
Color the graphic to show your family members characteristics. Each square represents one family member.
(Pinte o gráfico para mostrar as características dos membros da sua família. Cada quadrado representa um membro da sua família.)
Questão 5
Choose the correct sense you use to do each activity:
(Escolha o sentido correto que você usa para cada atividade:)
Imagem disponível em: https://www.canva.com/icons/MADigrn2C3g/ > Acesso em 06/10/2023. -Adaptado para fins pedagógicos.
* To give grandpa a big tight hug, I use ______________________
(a) hearing
(b) sight
(c) smell
(d) touch
* To listen my daddy’s advices, I use ________________________
(a) taste
(b) touch
(c) hearing
(d) sight
* To feel my mom’ perfume, I use ________________________
(a) smell
(b) taste
(c) touch
(d) hearing
* To eat grandma’s delicious food, I use____________________
(a) sight
(b) smell
(c) taste
(d) touch
* To see how pretty is my sister when she is wearing her new dress, I use _____________________
(a) hearing
(b) sight
(c) smell
(d) touch
Time to sing
Let’s play
Vamos aprender mais sobre os sentidos brincando online? Que tal acessar o link abaixo e jogar?
Disponível em: https://www.canva.com/design/> acesso em 10, jun.. 2022
Saiba mais
ASSISTAM O VÍDEO PELO LINK ABAIXO E DESCUBRAM COMO FAZER UMA ATIVIDADE USANDO OS SENTIDOS EM INGLÊS:
Disponível em: https://www.canva.com/design/ > acesso em 10, jun.. 2022
Autoria: | Andrielly Campos |
Formação: | Letras: Português / Inglês e Pedagogia |
Componente Curricular: | Língua Inglesa |
Habilidade: | (GO-EF04LI10) Empregar recursos linguísticos adequados para descrever a família e as profissões. (GO-EF04LI11) Planejar o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores, quem escreve/para quem escreve, a finalidade ou o propósito e o assunto do texto sobre integrantes da família e profissões. |
Referências: | GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. 433 p. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais>>. Acesso em 29/08/2023. CAMPOS, Manuel. How to Describe Physical Appearance in English. 2023. Disponível em: https://englishpost.org/describe-physical-appearance/ . Acesso em: 29 ago. 2023. |