ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 3º ANO DOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL.

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Como as Letras e Sons se Encontram na Língua Portuguesa
Quando falamos e escrevemos, cada letra representa um som. Em muitas palavras da Língua Portuguesa, essa ligação entre letra e som é direta: basta olhar para a letra e já saber como ela deve soar.
É isso que chamamos de correspondência regular direta.
Veja alguns exemplos:



Entender essas relações entre letras e sons é muito importante!
Assim, conseguimos ler e escrever com mais segurança, reconhecendo padrões que aparecem nas palavras do dia a dia.
Assista a videoaula sobre este assunto
RESPONDA ÀS PERGUNTAS
QUESTÃO 01

QUESTÃO 02
Nas palavras”leite” e “leide” , o que mudou entre elas foi
(A) apenas uma vogal, mas o som ficou igual nas duas.
(B) uma letra, mas o som também mudou em ambas.
(C) tudo e ficaram palavras completamente diferentes.
(D) nada mudou, são a mesma palavra e mesmo som.
QUESTÃO 03
Complete as palavras usando “c” ou “q”:

QUESTÃO 04
Desembaralhe as palavras abaixo:
(A) ETOB: __________________
(B) ATOF: __________________
(C) OBCA: __________________
(D) ADOB: __________________
(E) VOFA: __________________
(F) ODAD: __________________
(G) TEBO: __________________
Autoria | Professora Dra. Sueidy Lourencio |
Formação | Letras – Inglês/ PortuguêsDoutorado em Educação |
Componente Curricular | Língua Portuguesa |
Conteúdo(s)/Objeto(s) de conhecimento | Escrita de palavras: correspondência fonema-grafema, regulares e irregularesMemorização de grafia de palavras: relação fonema- grafema irregulares |
Habilidades | (EF02LP03) Ler e escrever palavras com correspondências regulares diretas entre letras e fonemas (f, v, t, d, p, b) e correspondências regulares contextuais (ce q; e e o, em posição átona em final de palavra). |
Referências | BAGNO, Marcos (1998). Pesquisa na escola: o que é, como se faz. São Paulo, Loyola. BASÍLIO, Margarida (1987). Teoria lexical. São Paulo, Ática. BECHARA, Evanildo (1999). Moderna gramática portuguesa. 37. ed. rev. e ampl. Rio de Janeiro, Lucerna. CANVA, Plataforma online de design. Disponível em: www.canva.com. GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. |