You are currently viewing Língua Inglesa – Daily actions (Ações diárias)

Língua Inglesa – Daily actions (Ações diárias)

Esta proposta de atividade de Língua Inglesa é destinada aos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais


Daily actions – Ações diárias

Todos os dias realizamos tarefas e atividades que já fazem parte de nossa rotina. Do acordar ao deitar, fazemos inúmeras atividades com frequências diferentes. Dependendo do dia da semana fazemos uma tarefa, dependendo da hora do dia fazemos outras. 

Algumas tarefas e atividades realizamos até mais de uma vez ao dia. Conhecer estas atividades e saber seus nomes em inglês auxilia na aprendizagem da língua e nos ajuda a enriquecer o vocabulário.

Muitas de nossas ações diárias consistem em higiene pessoal, tarefas domésticas e atividades rotineiras.

Essas ações, que vão desde a higiene pessoal até os afazeres domésticos, têm papel fundamental para manter uma rotina saudável. Ao aprender essas habilidades desde cedo, as crianças desenvolvem independência, responsabilidade e um senso de realização.

Aqui estão alguns exemplos de ações diárias:

Imagem disponível em: https://www.canva.com/design/DAFkrVhznrE/4Lt3LVLD-f420NWrIjamlw/edit?utm_content=DAFkrVhznrE&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton >  acesso em 05/06/2023 

Você sabe perguntar sobre a frequência que realiza as atividades? Se você a realiza sempre ou nunca ou às vezes? Em inglês perguntamos da seguinte forma quando queremos saber com qual frequência se realiza alguma atividade:

  • How often do you do this? (Com que frequência você faz isso?)
  • How often do you take a shower? (Com que frequência você toma banho?)
  • How often do you brush your teeth? (Com que frequência você escova os dentes?)

Mas como podemos responder? Vejamos alguns exemplos de resposta:

– I always brush my teeth. (I sempre escovo meus dentes.)

– I never go to bed after 10 p.m. (Eu nunca vou para a cama depois das 22h.)

– I sometimes play at the park with my friends. (Algumas vezes eu brinco no parque com meus amigos.)

Observe o quadro abaixo que mostra alguns advérbios de frequência que podem ser utilizados em frases.

Imagem disponível em: https://www.todamateria.com.br/adverbs-of-frequency/ > 30, mar. 2022

Questão 1

Read Luisa’s postcard to her mom: (Leia o cartão postal da Luisa para sua mãe:)

Disponível em: <  https://www.canva.com >  acesso em 30, mar. 2022 – imagens adaptadas para fins pedagógicos

Now, answer the questions according to the text: 

(Agora, responda as perguntas de acordo com o texto:)

* Who is the postcard from?

(a) Luisa                             

(b) Ana Maria

(c) San Diego

(d) Goiânia

* Who is the postcard to?

(a) The mother  

(b) The father

(c) The cousin

(d) The aunt 

* What is the best meal?

(a) Breakfast

(b) Lunch  

(c) Dinner

(d) Snack

* What is the girl’s favorite food?

(a) Rice and beans

(b) Spaghetti

(c) Potatoes and fish

(d) Cake

* What does she do after breakfast?

(a) Do homework

(b) Get dressed

(c) Go to school

(d) Take shower

* What time does she go to bed?

(a) 7:30

(b) 8 o’clock

(c) 9 o’clock

(d) 6:30

Questão 2

Read and complete the text below, according to the pictures.

(Leia e complete o texto abaixo, de acordo com as figuras.)

Disponível em: < https://www.canva.com >  acesso em 30, mar. 2022 – imagens adaptadas para fins pedagógicos

Questão 3

Now it is your turn to write a small text about your daily routine.

(Agora é a sua vez de escrever um pequeno texto sobre sua rotina diária.)

Questão 4

How often do you do each activity? Answer using the adverbs of frequency.

(Com qual frequência você realiza cada atividade? Responda usando advérbios de frequência.)

Disponível em: < https://www.canva.com >  acesso em 30, mar. 2022 – imagens adaptadas para fins pedagógicos

Questão 5

Draw your favorite daily action.

(Desenhe sua ação diária favorita.)

Saiba mais

Disponível em: < https://www.canva.com >  acesso em 30, mar. 2022

Canal da Teacher Dri. “Daily routine”. Disponível em: < https://youtu.be/Z5vf49Idmtc > acesso em 31, mar. 2022

Let’s Play

Que tal brincarmos com as “Daily routines”. Click abaixo e aprenda brincando. Divirta-se!

Disponível em: < https://wordwall.net/pt/resource/30884850 > acesso em 31, mar. 2022

Autora:Andrielly Campos
Formação: Letras: Português / Inglês e Pedagogia
Componente Curricular:Língua Inglesa
Habilidade:(GO-EF05LI13) Falar sobre as atividades desenvolvidas nos diversos lugares de sua cidade para ampliar seu conhecimento acerca do local em que vive.
(GO-EF05LI17) Investigar como são as atividades desenvolvidas nos diversos locais em uma cidade em diferentes culturas, para valorizar a diversidade.
Referências:

GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. 433 p. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais&gt&gt;. Acesso em 05/06/2023

MUNIZ, Carla. Adverbs of frequency. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/adverbs-of-frequency/. Acesso em: 05 jun. 2023.

CRISTOBAL VIEDMA (Madrid) (org.). Boost Your Child’s Daily Routine with Lingokids! 2022. Disponível em: https://lingokids.com/blog/posts/daily-routine-with-lingokids. Acesso em: 05 jun. 2023.