You are currently viewing Língua Inglesa – Cardinal and ordinal numbers (Números cardinais e ordinais)
Boy counting numbers on the desk illustration

Língua Inglesa – Cardinal and ordinal numbers (Números cardinais e ordinais)

Esta proposta de atividade de Língua Inglesa é destinada aos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais.


Números Cardinais e Ordinais

Você conhece a história dos números?

Para que os números são usados?

Quando usamos os números cardinais e os números ordinais?

Os números surgiram com a necessidade do homem de contar os objetos e coisas ao seu redor.

Isso aconteceu há mais de 30 mil anos; ou seja, desde o tempo das cavernas!

Os homens, nessa época, não tinham a ideia de números, mas eles tinham a necessidade de contar!

Assim, quando os homens saiam em busca de alimento, pesca ou caça, levavam consigo pedaços de ossos ou madeira!

Sempre que pegavam um animal ou fruto era feito um risco no osso ou no pedaço de madeira para simbolizar a quantidade!

O homem evoluiu e passou a se estabelecer em lugares escolhidos e propícios para o cultivo, plantação, pesca, caça e criação de animais. 

Com isso, surgiu a necessidade de controle do seu rebanho por meio de uma nova forma de contagem.

Resolveram fazer uso das pedras. Cada animal representava uma!! Mas como isso era feito?

A cada animal que saía para se alimentar, colocava-se uma pedra dentro de um saco e ao final do dia, quando ele voltava para o cercado, uma pedra era retirada do saco.

Dessa forma, foi possível registrar o controle dos animais e saber se ele tinha sido comido, ou apenas estava perdido no pasto!

Vários povos criaram seus próprios sistemas numéricos!

O homem e a matemática evoluíram, surgindo a palavra cálculo!

Cálculo em latim significa “contas com pedras”! O ato de contar foi a primeira atividade matemática da humanidade!

E à medida que o homem evoluiu, a matemática foi sendo cada vez mais necessária!

IMPORTÂNCIA DOS NÚMEROS

Números:

  • identificam peso, tamanho e idade; 
  • determinam quantidades;
  • ressaltam tempo;
  • demonstram distância;
  • medem temperatura de corpos e objetos;
  • nos ajuda a saber o valor de despesas e lucros;
  • determinam horários;
  • ajudam a usarmos telefone
  • determinam medidas e muitas outras coisas!

QUESTÃO 1

ANSWER THE QUESTIONS USING NUMBERS: (RESPONDA AS PERGUNTAS USANDO NÚMEROS)

A) HOW OLD ARE YOU?

_______________________________________________________________________________________________________________________

B) WHAT DAY IS TODAY?

_______________________________________________________________________________________________________________________

C) WHAT TIME IS IT?

______________________________________________________________________________________________________________________

D) WHAT IS YOUR PHONE NUMBER?

______________________________________________________________________________________________________________________

E) HOW MANY STUDENTS ARE THERE IN YOU CLASSROOM?

______________________________________________________________________________________________________________________

QUESTÃO 2

MAKE THE SUBTRACTION AND CHECK THE CORRECT ANSWER:  

(FAÇA A SUBTRAÇÃO E MARQUE A RESPOSTA CORRETA.)

Imagem disponível em: https://br.freepik.com/vetores-gratis/conjunto-de-animais-selvagens_4771105.htm#query=animais&position=1&from_view=search > acesso em 07, mar. 2022 – adaptado para fins pedagógicos

(A) TWENTY

(B) SEVENTEEN

(C) TWENTY-FIVE

(D) TWENTY-SEVEN

QUESTÃO 3

WHAT IS THE DATE? CHECK THE CORRECT ANSWER. 

(QUE DIA É? MARQUE A RESPOSTA CORRETA.)

Imagem disponível em: https://pixabay.com/pt/photos/calend%c3%a1rio-%c3%adcones-925109/ > acesso em 07, mar. 2022 – adaptado para fins pedagógicos

(A) JULY FOURTH

(B) JULY FOURTEEN

(C) JULY FOUR

(D) JULY FORTIETH

QUESTÃO 4

MATCH THE COLUMNS BELOW: (LIGUE AS COLUNAS ABAIXO)

QUESTÃO 5

WORD SEARCH. FIND THE ORDINAL NUMBERS: (CAÇA PALAVRAS. DESCUBRA OS NÚMEROS ORDINAIS)

FARTGHEIGHTHBDI
OILKAUXZMOAIEZX
NBRVCVUTHEWQFYR
UMLSJLKTNOPYIRE
POILTKMAELTHFHM
NOVEHBOILMAETDS
LKTNIDHGFYIRHFE
ILMARZOMSGUBNPV
ONDLDYEHCONIDHG
TENTHRONFONDLWN
AETDHHLEELTHFHT
BFIKTDMLBHTXISH
CGJLNHTXISHSLDO
DHNMIMAELTHAETD
SECONDLKAUXZMEM

(FIRST – SECOND – THIRD – FOURTH – FIFTH – SIXTH – SEVENTH – EIGHTH – NINTH – TENTH)

SAIBA MAIS

PLAYING WITH NUMBERS

ASSISTAM O VÍDEO PELO LINK ABAIXO E VEJAM SUGESTÕES DE BRINCADEIRAS COM OS NÚMEROS:

Canal Teacher Dri. “Play with numbers”. Disponível em: < https://youtu.be/p2uzq3JSj_M > acesso 11, mar. 2022


Autoria:Andrielly Campos
Formação:Letras: Português / Inglês e Pedagogia
Componente Curricular:Língua Inglesa
Habilidade:(GO-EF03LI01) Vivenciar brincadeiras em língua inglesa usando recursos linguísticos referentes a essas situações lúdicas e aos números cardinais, retomada e ampliação, e ordinais, aos meses do ano e dias da semana, bem como às atividades escolares e favoritas, para interagir usando a língua inglesa.
(GO-EF03LI08) Identificar recursos linguísticos em textos escritos e multimodais, para desenvolver a habilidade leitora em textos que retratam números cardinais e ordinais, meses do ano, dias da semana, atividades escolares e favoritas.
Referências: GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. 433 p. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais&gt&gt;. Acesso em 13/04/2023

LeVeque, William Judson and Smith, David Eugene. numerals and numeral systems. Encyclopedia Britannica, 29 Aug. 2022, disponível em: https://www.britannica.com/science/numeral.> acesso em 13/04/2023.