Esta proposta de atividade de Língua Inglesa é destinada aos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais.
![](https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/wp-content/uploads/2022/05/image-26.png)
Números Cardinais e Ordinais
Você conhece a história dos números?
Para que os números são usados?
Quando usamos os números cardinais e os números ordinais?
Os números surgiram com a necessidade do homem de contar os objetos e coisas ao seu redor.
Isso aconteceu há mais de 30 mil anos; ou seja, desde o tempo das cavernas!
Os homens, nessa época, não tinham a ideia de números, mas eles tinham a necessidade de contar!
Assim, quando os homens saiam em busca de alimento, pesca ou caça, levavam consigo pedaços de ossos ou madeira!
![](https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/wp-content/uploads/2022/03/HOMENS-DA-CAVERNA-e1681838599540.png)
Sempre que pegavam um animal ou fruto era feito um risco no osso ou no pedaço de madeira para simbolizar a quantidade!
O homem evoluiu e passou a se estabelecer em lugares escolhidos e propícios para o cultivo, plantação, pesca, caça e criação de animais.
Com isso, surgiu a necessidade de controle do seu rebanho por meio de uma nova forma de contagem.
Resolveram fazer uso das pedras. Cada animal representava uma!! Mas como isso era feito?
A cada animal que saía para se alimentar, colocava-se uma pedra dentro de um saco e ao final do dia, quando ele voltava para o cercado, uma pedra era retirada do saco.
![](https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/wp-content/uploads/2022/03/PEDRAS-e1681838748581.png)
Dessa forma, foi possível registrar o controle dos animais e saber se ele tinha sido comido, ou apenas estava perdido no pasto!
Vários povos criaram seus próprios sistemas numéricos!
O homem e a matemática evoluíram, surgindo a palavra cálculo!
Cálculo em latim significa “contas com pedras”! O ato de contar foi a primeira atividade matemática da humanidade!
E à medida que o homem evoluiu, a matemática foi sendo cada vez mais necessária!
IMPORTÂNCIA DOS NÚMEROS
Números:
- identificam peso, tamanho e idade;
- determinam quantidades;
- ressaltam tempo;
- demonstram distância;
- medem temperatura de corpos e objetos;
- nos ajuda a saber o valor de despesas e lucros;
- determinam horários;
- ajudam a usarmos telefone
- determinam medidas e muitas outras coisas!
QUESTÃO 1
ANSWER THE QUESTIONS USING NUMBERS: (RESPONDA AS PERGUNTAS USANDO NÚMEROS)
A) HOW OLD ARE YOU?
_______________________________________________________________________________________________________________________
B) WHAT DAY IS TODAY?
_______________________________________________________________________________________________________________________
C) WHAT TIME IS IT?
______________________________________________________________________________________________________________________
D) WHAT IS YOUR PHONE NUMBER?
______________________________________________________________________________________________________________________
E) HOW MANY STUDENTS ARE THERE IN YOU CLASSROOM?
______________________________________________________________________________________________________________________
QUESTÃO 2
MAKE THE SUBTRACTION AND CHECK THE CORRECT ANSWER:
(FAÇA A SUBTRAÇÃO E MARQUE A RESPOSTA CORRETA.)
![](https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/wp-content/uploads/2022/03/subtracao-e1681839339514-1024x295.png)
(A) TWENTY
(B) SEVENTEEN
(C) TWENTY-FIVE
(D) TWENTY-SEVEN
QUESTÃO 3
WHAT IS THE DATE? CHECK THE CORRECT ANSWER.
(QUE DIA É? MARQUE A RESPOSTA CORRETA.)
![](https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/wp-content/uploads/2022/03/calendario-1-e1681839552188.png)
(A) JULY FOURTH
(B) JULY FOURTEEN
(C) JULY FOUR
(D) JULY FORTIETH
QUESTÃO 4
MATCH THE COLUMNS BELOW: (LIGUE AS COLUNAS ABAIXO)
![](https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/wp-content/uploads/2023/02/image-3.png)
QUESTÃO 5
WORD SEARCH. FIND THE ORDINAL NUMBERS: (CAÇA PALAVRAS. DESCUBRA OS NÚMEROS ORDINAIS)
F | A | R | T | G | H | E | I | G | H | T | H | B | D | I |
O | I | L | K | A | U | X | Z | M | O | A | I | E | Z | X |
N | B | R | V | C | V | U | T | H | E | W | Q | F | Y | R |
U | M | L | S | J | L | K | T | N | O | P | Y | I | R | E |
P | O | I | L | T | K | M | A | E | L | T | H | F | H | M |
N | O | V | E | H | B | O | I | L | M | A | E | T | D | S |
L | K | T | N | I | D | H | G | F | Y | I | R | H | F | E |
I | L | M | A | R | Z | O | M | S | G | U | B | N | P | V |
O | N | D | L | D | Y | E | H | C | O | N | I | D | H | G |
T | E | N | T | H | R | O | N | F | O | N | D | L | W | N |
A | E | T | D | H | H | L | E | E | L | T | H | F | H | T |
B | F | I | K | T | D | M | L | B | H | T | X | I | S | H |
C | G | J | L | N | H | T | X | I | S | H | S | L | D | O |
D | H | N | M | I | M | A | E | L | T | H | A | E | T | D |
S | E | C | O | N | D | L | K | A | U | X | Z | M | E | M |
(FIRST – SECOND – THIRD – FOURTH – FIFTH – SIXTH – SEVENTH – EIGHTH – NINTH – TENTH)
SAIBA MAIS
PLAYING WITH NUMBERS
ASSISTAM O VÍDEO PELO LINK ABAIXO E VEJAM SUGESTÕES DE BRINCADEIRAS COM OS NÚMEROS:
Autoria: | Andrielly Campos |
Formação: | Letras: Português / Inglês e Pedagogia |
Componente Curricular: | Língua Inglesa |
Habilidade: | (GO-EF03LI01) Vivenciar brincadeiras em língua inglesa usando recursos linguísticos referentes a essas situações lúdicas e aos números cardinais, retomada e ampliação, e ordinais, aos meses do ano e dias da semana, bem como às atividades escolares e favoritas, para interagir usando a língua inglesa. (GO-EF03LI08) Identificar recursos linguísticos em textos escritos e multimodais, para desenvolver a habilidade leitora em textos que retratam números cardinais e ordinais, meses do ano, dias da semana, atividades escolares e favoritas. |
Referências: | GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. 433 p. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais>>. Acesso em 13/04/2023 LeVeque, William Judson and Smith, David Eugene. numerals and numeral systems. Encyclopedia Britannica, 29 Aug. 2022, disponível em: https://www.britannica.com/science/numeral.> acesso em 13/04/2023. |