Esta proposta de atividade de Língua Inglesa é destinada aos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais
Imagem disponível em: https://www.canva.com/design/DAF-7medgKQ/C-DPp6WxUzNgNjQ5-OZtUg/edit?utm_content=DAF-7medgKQ&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton >Acesso em 22/05/2024.
PONTOS CARDEAIS E COLATERAIS
Você já brincou de caça ao tesouro ou tentou encontrar seu caminho em um mapa? Para isso, usamos algo muito especial chamado pontos cardeais e colaterais, que são representados pela rosa dos ventos. A rosa dos ventos é um símbolo que representa as direções e orientações. Ela ajuda a nos orientar no espaço e encontrar o caminho certo!
Os pontos cardeais são quatro direções principais: Norte (N), Sul (S), Leste (L) e Oeste (O). Observe a rosa dos ventos, com suas quatro pontas principais: o Norte fica para cima, o Sul para baixo, o Leste para a direita e o Oeste para a esquerda.
Além dos pontos cardeais, temos também os pontos colaterais, que são as direções intermediárias: Nordeste (NE), Noroeste (NO), Sudeste (SE) e Sudoeste (SO). Eles ficam entre os pontos cardeais e nos dão uma orientação mais precisa. Por exemplo, o Nordeste está entre o Norte e o Leste.
Esses pontos são super importantes para ajudar a nos localizar em diferentes situações. Aqui estão algumas maneiras como eles são úteis:
- Mapas: quando usamos um mapa, os pontos cardeais nos mostram para onde estamos indo. Se queremos ir para o Norte, seguimos a direção indicada pelo Norte no mapa.
2. Orientação na cidade: ao andar pela cidade, podemos usar os pontos cardeais para saber onde estamos e para onde queremos ir. Isso é útil para não nos perdermos!
3. Mapas de acampamento: em um acampamento, os pontos cardeais nos ajudam a encontrar lugares importantes como o banheiro, a cozinha ou a nossa barraca.
4. Brincadeiras de caça ao tesouro: quando brincamos de caça ao tesouro, usamos os pontos cardeais para seguir as pistas e encontrar o tesouro escondido.
Saber os pontos cardeais e colaterais é como ter uma bússola mágica que nos guia em qualquer lugar. Agora que você sabe como eles funcionam, pode usá-los em suas próximas aventuras e nunca mais se perder!
Imagens disponíveis em:
https://en.m.wikipedia.org/wiki/File:Compass_rose_transparent.png > Acesso em 20, mai. 2024.
https://www.canva.com/icons/MAEFZhL9QK4/ > Acesso em 20, mai. 2024.
https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Brasil_administrative_map_ES.png > Acesso em 20, mai. 2024. – Adaptado para fins pedagógicos.
https://www.canva.com/icons/MAETpArgbBo/> Acesso em 20, mai. 2024. – Adaptado para fins pedagógicos.
https://www.canva.com/icons/MAEx0q8UuXU/ > Acesso em 20, mai. 2024. – Adaptado para fins pedagógicos.
https://www.canva.com/photos/MAFKH5BzjeE/> Acesso em 20, mai. 2024. – Adaptado para fins pedagógicos.
Obs.: Quer conhecer um pouco mais? Este texto encontra-se também traduzido para a língua inglesa. Basta clicar no botão: BAIXE O TEXTO
Read the map below to answer the following questions:
(Leia o mapa abaixo para responder às seguintes questões:)
Questão 1
- According to the map, the treasure is located at the
- (De acordo com o mapa, o tesouro está localizado ao)
(A) North.
(B) South.
(C) West.
(D) East.
- According to the map, to reach the mountain island, the shark must
- (De acordo com o mapa, para chegar à ilha montanhosa, o tubarão deve)
(A) go straight ahead.
(B) turn left.
(C) turn right.
(D) don’t move.
Questão 2
Explain how cardinal and intercardinal points can be useful in games such as treasure hunts?
(Explique como os pontos cardeais e colaterais podem ser úteis em brincadeiras como caça ao tesouro?)
Questão 3
Can you explain the difference between cardinal points and collateral points? Why do we have both?
(Você consegue explicar qual a diferença entre os pontos cardeais e os pontos colaterais? Por que temos ambos?)
Questão 4
Now it’s your turn to use your imagination and create a treasure map with your classroom design. Be creative and hide something cool for a classmate to find with your map.
(Agora é a sua vez de usar a imaginação e criar um mapa do tesouro com o desenho da sua sala de aula. Seja criativo e esconda algo legal para um colega encontrar com o seu mapa.)
Let’s Play
Imagem disponível em: https://www.canva.com/design/DAGFya1jG-0/Gwi9z-zhl_HcIC6TI7QvqA/edit?utm_content=DAGFya1jG-0&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton > Acesso em 22/05/2024.
https://wordwall.net/pt/resource/12016265
Autoria: | Andrielly Campos |
Formação: | Letras: Português / Inglês e Pedagogia |
Componente Curricular: | Língua Inglesa |
Habilidades: | (GO-EF05LI02) Compreender instruções orais, Turn left / Turn right / Straight ahead, que organizam as atividades desenvolvidas em diversos locais na cidade. |
Referências: | GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. 433 p. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais>>> Acesso em 21/05/2024. GHOSH, Diptarka. Cardinal Directions And Compass Rose. 2021. Disponível em: https://www.worldatlas.com/geography/cardinal-directions-and-compass-rose.html. Acesso em: 21 maio 2024. |