Esta proposta de atividade de Língua Inglesa é destinada aos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais
BODY PARTS DESCRIPTION – DESCRIÇÃO DAS PARTES DO CORPO HUMANO
DESCREVER UMA PESSOA USANDO CARACTERÍSTICAS FÍSICAS PODE SER UMA MANEIRA DIVERTIDA E INTERESSANTE DE PINTAR A IMAGEM DE ALGUÉM EM SUA MENTE. AQUI ESTÃO ALGUMAS DICAS DE COMO DESCREVER UMA PESSOA USANDO CARACTERÍSTICAS FÍSICAS:
1- O CABELO:
COMECE DESCREVENDO A COR DO CABELO DA PESSOA. É LOIRO, MARROM, PRETO, VERMELHO OU ALGUMA OUTRA COR?
É CURTO, MÉDIO OU LONGO?
A TEXTURA DO CABELO DA PESSOA: É LISO, ONDULADO, CACHEADO OU CRESPO?
DESCREVA O ESTILO DO CABELO DA PESSOA. TEM UM ESTILO PARTICULAR, COMO UM RABO DE CAVALO, TRANÇA OU COQUE? ESTÁ PARTIDO AO LADO OU AO MEIO?
2- O ROSTO:
O ROSTO É GERALMENTE A PRIMEIRA COISA QUE VOCÊ OBSERVA SOBRE UMA PESSOA. DESCREVA A FORMA DO ROSTO, A COR DOS OLHOS, A FORMA E A COR DAS SOBRANCELHAS, A FORMA E A COR DOS LÁBIOS OU SE A PESSOA TEM BIGODE OU BARBA.
3- O CORPO:
OBSERVE A FORMA E O TAMANHO DO CORPO DA PESSOA. SÃO MAGROS OU PESADOS? MUSCULOSOS OU “SEQUINHOS”?
AO USAR ESSAS DICAS, VOCÊ PODE CRIAR UMA DESCRIÇÃO RICA E INTERESSANTE DE UMA PESSOA ATRAVÉS DE SUAS CARACTERÍSTICAS.
Questão 1
É A SUA VEZ DE MOSTRAR O SEU CONHECIMENTO SOBRE A DESCRIÇÃO DE SEU CORPO. PRIMEIRO DESENHE VOCÊ MESMO COM O MÁXIMO DE DETALHES QUE CONSEGUIR E DEPOIS ESCREVA UM TEXTINHO TE DESCREVENDO. SIGA O EXEMPLO:
EXEMPLO:
HELLO, MY NAME IS LEONORA, I AM 8 YEARS OLD. I AM A PRETTY GIRL, I AM SHORT AND FAT, MY EYES ARE BROWN, MY MOUTH IS RED, I HAVE A CURLY, SHORT AND BLACK HAIR. I LIKE TO WEAR DRESSES.
AGORA É A SUA VEZ:
_______________________________________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________________________________
Questão 2
LEIA COM ATENÇÃO O TEXTO QUE DESCREVE UM MONSTRO. DEPOIS MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA SOBRE ELE:
I AM A BIG MONSTER, MY BODY IS GREEN, I HAVE THREE HEADS, ONE BLUE EYE IN EACH HEAD. I HAVE TWO EARS AND ONE MOUTH IN EACH HEAD. I HAVE ONLY ONE NOSE IN ONE OF MY HEADS. MY BODY HAS FOUR ARMS AND FIVE LEGS. I ALSO HAVE FIVE FEET. ONE OF MY HEAD IS BALD, IN THE OTHER HEAD I HAVE A CURLY, BLOND AND SHORT HAIR AND IN THE OTHER HEAD I LIKE TO USE PONY HAIR .
(A) THE MONSTER IS SMALL AND GRAY.
(B) THE MONSTER HAS THREE EARS AND FOUR MOUTHS.
(C) THE MONSTER LIKES TO USE PONY HAIR.
(D) THE MONSTER HAS TEN FEET.
Questão 3
NUMERE O TEXTO DE ACORDO COM A IMAGEM QUE REPRESENTA A DESCRIÇÃO:
1- I AM A BOY, I HAVE WAVY,
SHORT, RED HAIR, MY EYES
ARE BLUE.
2- I AM A GIRL, I HAVE
WAVY, LONG, BROWN
HAIR, MY EYES ARE BROWN
TOO.
3- I AM A GIRL, I HAVE
CURLY, SHORT, BLACK
HAIR, MY EYES ARE BLACK
AND I LOVE TO PUT LACES
AND HAIR CLIPS ON MY
HAIR.
4- I AM A GIRL, I HAVE
STRAIGHT, LONG, BLOND
HAIR, MY EYES ARE GREEN
AND I LOVE TO USE PIGTAIL,
I WEAR GLASSES TOO.
5- I AM A BOY, I AM BALD,
MY EYES ARE BLUE.
Imagens disponíveis em: https://br.freepik.com/fotos-gratis/crianca-tocando-com-globo-em-estudio_2532454.htm#query=CRIAN%C3%87AS&position=49&from_view=search > acesso em 23, fev. 2022 ; https://br.freepik.com/fotos-gratis/vista-lateral-de-um-menina-com-mochila_3090375.htm?query=CRIAN%C3%87AS > acesso em 23, fev. 2022 ; https://br.freepik.com/fotos-gratis/close-up-de-engracado-menino-ruivo-com-sardas-e-bochechas-vermelhas-estragar-o-olho_9118703.htm#query=menino%20com%20olho%20azul&position=36&from_view=search > acesso em 23, fev. 2022 ; https://www.canva.com/design/DAE5HazgW54/PoiyG2V4ttbsT8E3pP0RUQ/view?utm_content=DAE5HazgW54&utm_campaign=designshare&utm_medium=link&utm_source=shareyourdesignpanel > acesso em 23, fev. 2022 ; https://br.freepik.com/fotos-gratis/apontar-novo-do-retrato-da-menina-do-smiley_5855351.htm#query=menina&position=39&from_view=search > acesso em 23, fev. 2022
Questão 4
FAÇA UM GRÁFICO MOSTRANDO AS CARACTERÍSTICAS DAS CRIANÇAS DA SUA SALA. PINTE CADA QUADRINHO REPRESENTANDO UMA CRIANÇA.
Questão 5
MARQUE A ALTERNATIVA QUE FALA SOBRE TIPOS DE PENTEADO:
(A) PONY HAIR, BRAID AND BUN
(B) BEARD, MUSTACHE, GOATEE
(C) BALD, BLACK AND RED
(D) WAVY, BLOND, BEAUTIFUL
Questão 6
QUAL O SEU ESTILO DE CABELO FAVORITO?
ATIVIDADE EXTRA
PROCUREM NO YOUTUBE PELA MÚSICA: HOKEY POKEY SONG, VOCÊ TERÁ DIVERSAS OPÇÕES DE VÍDEOS E RITMOS. ESCOLHA O SEU FAVORITO PARA DANÇAR E CANTAR. DIVIRTA-SE!
SAIBA MAIS
ASSISTAM O VÍDEO PELO LINK ABAIXO E DESCUBRAM UMA BRINCADEIRA DE MONTAGEM COM O CORPO HUMANO QUE PODE SER FEITA PARA VOCÊ SE DIVERTIR:
Autoria: | Andrielly Campos |
Formação: | Letras: Português / Inglês e Pedagogia |
Componente Curricular: | Língua Inglesa |
Habilidade: | (GO-EF02LI03) Associar alguns recursos linguísticos presentes em brincadeiras sobre o corpo humano para vivenciar a língua inglesa de forma lúdica. (GO-EF02LI04) Compreender e recontar, em língua inglesa, histórias curtas e músicas com auxílio de imagens, sons, movimentos físicos e a língua materna, usando a língua inglesa em interações linguísticas referentes ao corpo humano. |
Referências: | GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. 433 p. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais>>. Acesso em 04/04/2023 CAMPOS, Manuel. How to Describe Physical Appearance in English. EnglishPost.org. Disponível em: https://englishpost.org/describe-physical-appearance/ > acesso em 04/04/2023 |