Olá, estudante!
Esta videoaula de Língua Inglesa foi veiculada na TV no dia 22/09/2021 (Quarta-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.
Na aula de hoje, teremos a oportunidade de revisar e contextualizar mais uma vez as duas construções gramaticais acerca do Futuro em Inglês: GOING TO, bem como o ING referente às ações que acontecem em um determinado presente, ou mais conhecido como “Present Continuous” – Presente Contínuo.
Assista a videoaula abaixo, com a temática – Going to X ING
Hello students, how are you? Tudo bem? Por aqui tudo bem! Meu nome é Thiago Morais e estou aqui para ministrar mais uma aula de Língua Inglesa para vocês, alunos do 8o ano. Let´s start?!
O futuro com going to é um tempo verbal que tem como objetivo descrever ações de um futuro próximo, ou seja, algo que é tido como certo e está prestes a acontecer. A estrutura do futuro com going to é a seguinte:
SUJEITO + VERBO TO BE + GOING TO + VERBO PRINCIPAL+COMPLEMENTO
Observe os exemplos a seguir.
SUJEITO | VERBO TO BE | GOING TO | VERBO PRINCIPAL | COMPLEMENTO |
I | am | going to | come | next week. |
Ou
SUJEITO | VERBO TO BE | GOING TO | VERBO PRINCIPAL | COMPLEMENTO |
She | is | going to | work | this night. |
Forma negativa:
Para construção de sentenças na forma negativa, basta acrescentar a partícula de negação not após o verbo to be. Observe.
SUJEITO | VERBO TO BE + NOT | GOING TO | VERBO PRINCIPAL | COMPLEMENTO |
I | am not | going to | come | next week. |
Forma interrogativa
Para construção de sentenças na forma interrogativa, por sua vez, devemos inverter o verbo to be colocando-o no início das frases. Observe.
VERBO TO BE | SUJEITO | GOING TO | VERBO PRINCIPAL | COMPLEMENTO |
Is | she | going to | come | next week? |
E o Presente Contínuo? (Present Continuous)
O Presente Contínuo (Present Continuous) é considerado um dos mais importantes tempos verbais da língua inglesa. É uma ação presente e é mais comumente usada para relatar uma ação que ocorre no momento da fala. Além disso, pode indicar:
a) Ações temporárias no presente;
b) Ações futuras e
c) Ações tidas como infindáveis.
Para a elaboração de frases no presente contínuo, devemos estar atentos para a seguinte estrutura:
SUJEITO + VERBO AUXILIAR + VERBO PRINCIPAL + ING + COMPLEMENTO
Observe os exemplos a seguir:
· Exemplo de frase no presente contínuo que se refere a ações que estão ocorrendo no momento da fala:
SUJEITO | VERBOAUXILIAR | VERBOPRINCIPAL+ING | COMPLEMENTO |
Peter | is | Working | now. |
· Exemplo de frase no presente contínuo que se refere a ações temporárias no presente:
SUJEITO | VERBOAUXILIAR | VERBOPRINCIPAL+ING | COMPLEMENTO |
They | are | reading | an interesting book. |
· Exemplo de frase no presente contínuo que se refere a ações futuras:
SUJEITO | VERBO AUXILIAR | VERBO PRINCIPAL+ING | COMPLEMENTO |
She | is | visiting | Hermother in São Paulo tomorrow. |
Diferente do verbo auxiliar no Simple Present, que é o verbo do, no Present Continuous o verbo auxiliar é o to be. Dessa forma, para a utilização dos verbos auxiliares nas frases, devemos seguir a estrutura do verbo to be no presente, conforme nos mostra a tabela a seguir:
I AM YOU ARE HE IS SHE IS IT IS WE ARE YOU ARE THEY ARE |
Agora é a sua vez de praticar!!
Para praticar e perceber um pouco dessas diferenças relacionadas ao uso do “ING”, ouça a música a seguir do cantor Shawn Mendes: Stiches, interpretada pela cantora goiana Letícia Lyns. Em seguida, responda o que se pede!
Stiches (Shawn Mendes)
I thought that I’ve been hurt before
But no one’s ever left me quite this sore
Your words cut deeper than a knife
Now I need someone to breathe me back to life
Got a feeling that I’m going under
But I know that I’ll make it out alive
If I quit calling you my lover
Move on
You watch me bleed until I can’t breathe
I’m shaking, falling onto my knees
And now that I’m without your kisses
I’ll be needing stitches
Tripping over myself
Aching, begging you to come help
And now that I’m without your kisses
I’ll be needing stitches
Just like a moth drawn to a flame
Oh, you lured me in I couldn’t sense the pain
Your bitter heart cold to the touch
Now I’m gonna reap what I sow
I’m left seeing red on my own
Got a feeling that I’m going under
But I know that I’ll make it out alive
If I quit calling you my lover
Move on
You watch me bleed until I can’t breathe
I’m shaking, falling onto my knees
And now that I’m without your kisses
I’ll be needing stitches
Tripping over myself
Aching, begging you to come help
And now that I’m without your kisses
I’ll be needing stitches.
———————————————–
TRADUÇÃO
Pontos
Eu achei que eu já havia me machucado antes
Mas nunca ninguém me deixou tão ferido
Suas palavras cortam mais do que uma faca
Agora preciso de alguém para me trazer a vida
Sinto que estou afundando
Mas eu sei que conseguirei sair vivo
Se eu parar de te chamar de meu amor
E seguir em frente
Você me vê sangrar até que não possa mais respirar
Tremendo, caindo de joelhos
E agora que estou sem seus beijos
Vou precisar de pontos
Tropeçando em mim mesmo
Sofrendo, implorando por sua ajuda
E agora que estou sem seus beijos
Vou precisar de pontos
Assim como uma mariposa é atraída pelo fogo
Oh, você me atraiu, eu não podia sentir a dor
Seu coração amargo e frio ao toque
Agora vou colher o que eu plantei
Estou sozinho com a minha raiva
Sinto que estou afundando
Mas eu sei que conseguirei sair vivo
Se eu parar de te chamar de meu amor
E seguir em frente
Você me vê sangrar até que não possa mais respirar
Tremendo, caindo de joelhos
E agora que estou sem seus beijos
Vou precisar de pontos
Tropeçando em mim mesmo
Sofrendo, implorando por sua ajuda
E agora que estou sem seus beijos
Vou precisar de pontos
ATIVIDADE
1. Complete as frases usando o futuro com going to.
a) My mother _____________ (buy) a TV. (Minha mãe vai comprar uma T.V.)
b) Our friends __________________ (enjoy) night watching movies. (Nossos amigos vão se divertir assistindo filmes)
c) She is so happy! Her boyfriend _________________ (arrive) this night. (Ela está muito feliz! O namorado dela vai chegar essa noite)
d) My neighbor _________________ (build) a new house. (Meu vizinho está construindo uma nova casa)
2) Observe e analise as frases a seguir que foram retiradas da canção e, em seguida, assinale se elas são pertences ao “Simple Future” – Futuro Simples ou ao “Present Continuous” – Presente Contínuo.
- I’m shaking, falling onto my knees
( ) Simple Future ( ) Present Continuous
- Got a feeling that I’m going under
( ) Simple Future ( ) Present Continuous
- Tripping over myself
( ) Simple Future ( ) Present Continuous
That´s all for today!
Thank you, students!
Bye bye 🙂
Professor, essa aula segue a Matriz Curricular das Habilidades Estruturantes 2021-2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 147/2020 Dirped).
Habilidades estruturantes
(EF08LI12-A) Construir repertório lexical relativo a planos, previsões e expectativas para o futuro, produzindo frases orais e/ou escritas e refletindo sobre suas particularidades e preferências para sonhos e projetos familiares.
(EF08LI14-A) Conhecer e distinguir as formas verbais do futuro para construir frases, textos orais e/ou escritos que expressem planos e expectativas e que façam previsões.