You are currently viewing Língua Inglesa – Around the World: Volta ao Mundo

Língua Inglesa – Around the World: Volta ao Mundo

Esta proposta de atividade de Língua Inglesa é destinada aos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais


Around the World – Volta ao Mundo

Aprender sobre diferentes lugares, países e nacionalidades ao redor do mundo é incrivelmente importante para nosso desenvolvimento e educação geral. Aqui estão alguns países e nacionalidades:


Imagens de bandeiras disponíveis em: https://pixabay.com/pt/ – pesquisa por nome de bandeiras > acesso em 16, fev. 2022 – tabela formatada e elaborada por Andrielly Campos

A pergunta mais comum é: De onde você é? Você sabia que podemos dividir o mundo em seis continentes? Cada continente tem muitos países. Os continentes são: América, África, Europa, Ásia, Oceania e Antártica.

Podemos localizar países e continentes usando mapas e pontos cardeais. Os mapas fornecem uma representação visual do mundo e os pontos cardeais (norte, sul, leste e oeste) nos ajudam a determinar a direção e a localização.

Uma vez identificadas as direções cardeais, podemos usá-las para localizar o país ou continente que procuramos. Por exemplo, se quisermos localizar a África em um mapa, podemos procurar o continente no mapa e determinar seus pontos cardeais. A África está localizada ao sul da Europa e ao sudoeste da Ásia. Podemos usar esses pontos cardeais para nos ajudar a localizá-lo no mapa.

No geral, mapas e pontos cardeais são ferramentas úteis para localizar países e continentes. Ao usá-los, podemos navegar e entender facilmente o mundo ao nosso redor.

Pode nos ajudar de várias maneiras: desenvolvendo consciência e compreensão cultural, tornando-nos melhores cidadãos globais, melhorando nossas habilidades linguísticas e conquistas acadêmicas e abrindo novas oportunidades de carreira.

Imagem 2- Disponível em: https://pixabay.com/pt/vectors/b%c3%bassola-rosa-dos-ventos-navega%c3%a7%c3%a3o-148617/ > acesso em 16, fev. 2022

Imagem 3- Disponível em: https://br.freepik.com/vetores-gratis/mapa-do-continente-do-mundo-mapa-grafico-ilustracao_2611268.htm#query=CONTINENT%20MAP&position=24&from_view=search > acesso em 15, fev. 2022

Questão 1

Read the map and check the correct answer according to it.

(Leia o mapa e marque a resposta correta de acordo com ele.)

(a) The Golden Gate Bridge is to the North of Eiffel Tower.

(b) The Eiffel Tower is to the South of Pyramids of Egypt.

(c) The Pyramids of Egypt are to the South of Eiffel Tower.

(d) The Japanese Temple is to the West of Golden Gate Bridge.

Questão 2

Research and answer the questions below, write the country’s name and nationalities. Follow the example.

(Pesquise e responda as perguntas abaixo, escreva o nome do país e nacionalidades. Siga o exemplo.)

Example:

*Where is Neymar from?

He is from Brazil.

He is Brazilian.

a) Where are you from?

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________________________________

b) Where is Ed Sheeran from?

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________________________________

c) Where is Cristiano Ronaldo from?

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________________________________

d) Where is Pyong Lee from?

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________________________________

e) Where is Shakira from?

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________________________________

Questão 3

Match their outfit to their countries.

(Ligue suas vestimentas aos seus países.)

Disponível em: https://br.freepik.com/vetores-gratis/grande-conjunto-de-pessoas-etnicas_4452336.htm#query=crian%C3%A7a&from_query=crian%C3%A7a%20japonesa&position=3&from_view=search

Questão 4

Look at the pictures and complete the questions and answers.

(Observe as figuras e complete as perguntas e as respostas.)

Disponível em: https://www.vecteezy.com/vector-art/294252-boy-and-girl-from-mexico
https://www.vecteezy.com/vector-art/684555-chinese-kids-holding-flag
https://www.vecteezy.com/vector-art/605561-korean-boy-and-girl-greeting
https://br.freepik.com/vetores-gratis/grande-conjunto-de-pessoas-etnicas_4452336.htm#query=crian%C3%A7a&from_query=crian%C3%A7a%20japonesa&position=3&from_view=search

Questão 5

Put the dialogue in the correct order.

(Coloque o diálogo na ordem correta.)

Questão 6

What is the best answer for the question: Where are you from?

(Qual é a melhor resposta para a pergunta: De onde você é? )

(a) I am from Brazil.

(b) I live in Brazil.

(c) I love Brazil.

(d) I want to visit Brazil.

Questão 7

Complete the sentences below with your own information and draw the flag of your country.

(Complete as frases abaixo abaixo com suas próprias informações e desenhe a bandeira do seu país.)

I _______________________________________. (Country)

I _______________________________________. (Nationality)

This is my country’s flag.















Saiba mais

Conheça uma família que mora na Inglaterra, ouça a apresentação deles e perceba o som da sua língua e sotaque. Um é brasileiro e a outra é inglesa. Atualmente moram na Inglaterra e possuem dupla nacionalidade. Veja o que conseguem compreender. 

Clique no link abaixo:

Canal Teacher Dri. “Vídeo da Inglaterra”. Disponível em: https://youtu.be/6SEUmtuCBRg

Autoria: Andrielly Campos
Formação: Letras: Português / Inglês e Pedagogia
Componente Curricular:LÍNGUA INGLESA
Habilidade:(GO-EF05LI01) Participar de interações orais sobre informações pessoais, tais como: nome, idade, endereço, telefone, para promover integração social.(GO-EF05LI11) (Re)Conhecer e explorar recursos linguísticos relativos à escola, aos espaços físicos das cidades e aos pontos turísticos, para vivenciar o uso da língua inglesa.
Referências:GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. 433 p. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais&gt&gt;. Acesso em 22/03/2023.

The Digiteachers. “Teaching about countries and nationalities in English.” thedigiteachers. Disponível em:https://www.thedigiteachers.com/teach-countries-nationalities/ > acesso em 22, mar. 2023