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Língua Inglesa: Aprendendo sobre letras e sons

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 4º ANO DOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL.

Imagem criada no canva.com

 Dica de ouro: vogal + s + vogal = som de Z (na maioria dos casos).

Dica de ouro: SS é sempre som de S

Que tal prestar atenção nas palavras ao seu redor? Vai ser divertido aprender com os sons!

RESPONDA ÀS QUESTÕES

QUESTÃO 1

QUESTÃO 2

QUESTÃO 3

Leia a frase e complete:

“A _______ passou correndo pelo quintal.”

Pinte a palavra que melhor completa a frase:

guaraná         caderno        galinha        queijo

QUESTÃO 4

Complete com G ou GU:

(A) _____elo
(B) _____incho
(C) _____arda
(D) _____erra


AutoriaProfessora Dra. Sueidy Lourencio
FormaçãoLetras – Português/ Inglês Doutorado em Educação
Componente CurricularLíngua Portuguesa
Conteúdo(s)/Objeto(s) de conhecimentoConstrução do sistemaalfabético e da ortografia:Consulta ao dicionárioEscrita de palavras: correspondência fonema-grafema regulares e irregulares
Habilidades(EF03LP01) Ler e escrever palavras com correspondências regulares contextuais entre grafemas e fonemas – c/qu; g/gu; r/rr; s/ss; o (e não u) e e (e não i) em sílaba átona em final de palavra – e com marcas de nasalidade (til, m, n).
ReferênciasBORDINI, M. da G. Poesia e consciência lingüística na infância. In: SMOLKA, A. L. B. et all. Leitura e desenvolvimento da linguagem. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1989.
COELHO, Nelly Novaes. A literatura infantil: história, teoria, análise: das origens orientais ao Brasil de hoje. 2. ed. São Paulo: Quíron/Global, 1982. 
CUNHA, Maria Antonieta Antunes. Literatura infantil teoria & prática. 11. ed. São Paulo, Ática, 1991.

CANVA, Plataforma online de design. Disponível em: www.canva.com.  
GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018.