ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 4º ANO DOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL.

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Descobrindo os sons das palavras
Você já reparou como algumas letras fazem sons parecidos? Vamos descobrir juntos como escrever as palavras do jeito certo, prestando atenção nos sons!





RESPONDA ÀS QUESTÕES
QUESTÃO 1

QUESTÃO 2

QUESTÃO 3

QUESTÃO 4
Leia a frase e complete:
“A _______ passou correndo pelo quintal.”
Pinte a palavra que melhor completa a frase:
( ) galinha
( ) guaraná
( ) caderno
QUESTÃO 5
Complete com G ou GU:
(A) _____elo
(B) _____incho
(C) _____arda
(D) _____erra
QUESTÃO 6
Circule as palavras com som de “SS”:
(A) sapato
(B) passeio
(C) casa
(D) massa
Autoria | Professora Dra. Sueidy Lourencio |
Formação | Letras – Português/ Inglês Doutorado em Educação |
Componente Curricular | Língua Portuguesa |
Conteúdo(s)/Objeto(s) de conhecimento | Construção do sistemaalfabético e da ortografia:Consulta ao dicionárioEscrita de palavras: correspondência fonema-grafema regulares e irregulares |
Habilidades | (EF03LP01) Ler e escrever palavras com correspondências regulares contextuais entre grafemas e fonemas – c/qu; g/gu; r/rr; s/ss; o (e não u) e e (e não i) em sílaba átona em final de palavra – e com marcas de nasalidade (til, m, n). |
Referências | BORDINI, M. da G. Poesia e consciência lingüística na infância. In: SMOLKA, A. L. B. et all. Leitura e desenvolvimento da linguagem. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1989. COELHO, Nelly Novaes. A literatura infantil: história, teoria, análise: das origens orientais ao Brasil de hoje. 2. ed. São Paulo: Quíron/Global, 1982. CUNHA, Maria Antonieta Antunes. Literatura infantil teoria & prática. 11. ed. São Paulo, Ática, 1991. CANVA, Plataforma online de design. Disponível em: www.canva.com. GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. |