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Língua Inglesa: Aprendendo sobre letras e sons

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 4º ANO DOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL.

Imagem criada no canva.com

Você já reparou como algumas letras fazem sons parecidos? Vamos descobrir juntos como escrever as palavras do jeito certo, prestando atenção nos sons!

RESPONDA ÀS QUESTÕES

QUESTÃO 1

QUESTÃO 2

QUESTÃO 3

QUESTÃO 4

Leia a frase e complete:

“A _______ passou correndo pelo quintal.”

Pinte a palavra que melhor completa a frase:


( ) galinha
( ) guaraná
( ) caderno

QUESTÃO 5

Complete com G ou GU:

(A) _____elo
(B) _____incho
(C) _____arda
(D) _____erra

QUESTÃO 6

Circule as palavras com som de “SS”:

(A) sapato

(B) passeio

(C) casa

(D) massa


AutoriaProfessora Dra. Sueidy Lourencio
FormaçãoLetras – Português/ Inglês Doutorado em Educação
Componente CurricularLíngua Portuguesa
Conteúdo(s)/Objeto(s) de conhecimentoConstrução do sistemaalfabético e da ortografia:Consulta ao dicionárioEscrita de palavras: correspondência fonema-grafema regulares e irregulares
Habilidades(EF03LP01) Ler e escrever palavras com correspondências regulares contextuais entre grafemas e fonemas – c/qu; g/gu; r/rr; s/ss; o (e não u) e e (e não i) em sílaba átona em final de palavra – e com marcas de nasalidade (til, m, n).
ReferênciasBORDINI, M. da G. Poesia e consciência lingüística na infância. In: SMOLKA, A. L. B. et all. Leitura e desenvolvimento da linguagem. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1989.
COELHO, Nelly Novaes. A literatura infantil: história, teoria, análise: das origens orientais ao Brasil de hoje. 2. ed. São Paulo: Quíron/Global, 1982. 
CUNHA, Maria Antonieta Antunes. Literatura infantil teoria & prática. 11. ed. São Paulo, Ática, 1991.

CANVA, Plataforma online de design. Disponível em: www.canva.com.  
GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018.