ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 4º ANO DOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL.

Imagem criada no canva.com
Descobrindo os sons das palavras


Dica de ouro: vogal + s + vogal = som de Z (na maioria dos casos).

Dica de ouro: SS é sempre som de S!

Agora é sua vez!
Que tal prestar atenção nas palavras ao seu redor? Vai ser divertido aprender com os sons!
RESPONDA ÀS QUESTÕES
QUESTÃO 1

QUESTÃO 2

QUESTÃO 3
Leia a frase e complete:
“A _______ passou correndo pelo quintal.”
Pinte a palavra que melhor completa a frase:
guaraná caderno galinha queijo |
QUESTÃO 4
Complete com G ou GU:
(A) _____elo
(B) _____incho
(C) _____arda
(D) _____erra
Autoria | Professora Dra. Sueidy Lourencio |
Formação | Letras – Português/ Inglês Doutorado em Educação |
Componente Curricular | Língua Portuguesa |
Conteúdo(s)/Objeto(s) de conhecimento | Construção do sistemaalfabético e da ortografia:Consulta ao dicionárioEscrita de palavras: correspondência fonema-grafema regulares e irregulares |
Habilidades | (EF03LP01) Ler e escrever palavras com correspondências regulares contextuais entre grafemas e fonemas – c/qu; g/gu; r/rr; s/ss; o (e não u) e e (e não i) em sílaba átona em final de palavra – e com marcas de nasalidade (til, m, n). |
Referências | BORDINI, M. da G. Poesia e consciência lingüística na infância. In: SMOLKA, A. L. B. et all. Leitura e desenvolvimento da linguagem. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1989. COELHO, Nelly Novaes. A literatura infantil: história, teoria, análise: das origens orientais ao Brasil de hoje. 2. ed. São Paulo: Quíron/Global, 1982. CUNHA, Maria Antonieta Antunes. Literatura infantil teoria & prática. 11. ed. São Paulo, Ática, 1991. CANVA, Plataforma online de design. Disponível em: www.canva.com. GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. |