Esta proposta de atividade de Língua Inglesa é destinada aos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais.
PARTES DOS ANIMAIS E ADJETIVOS
CADA ANIMAL TEM SUA CARACTERÍSTICA PRÓPRIA, ASSIM COMO OS SERES HUMANOS. É MUITO INTERESSANTE CONHECER E IDENTIFICAR ESSAS CARACTERÍSTICAS EM INGLÊS, POIS NOS PERMITE DIFERENCIAR CADA UM DELES, COMPREENDER SUA IMPORTÂNCIA E, AO MESMO TEMPO, ENRIQUECER NOSSO CONHECIMENTO E VOCABULÁRIO.
VAMOS COMEÇAR FALANDO SOBRE AS PARTES DOS ANIMAIS. OS ANIMAIS TÊM DIFERENTES PARTES DO CORPO. OS PÁSSAROS, POR EXEMPLO, TÊM ASAS, BICOS E PENAS QUE LHES PERMITEM VOAR PELO CÉU, ENQUANTO OS PEIXES TÊM BARBATANAS E ESCAMAS QUE OS AJUDAM A NADAR NA ÁGUA. OS CÃES TÊM PATAS VELOZES PARA CORRER E BRINCAR E POSSUEM PÊLOS TAMBÉM, OS GATOS TÊM GARRAS AFIADAS PARA ESCALAR ÁRVORES.
![](https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/wp-content/uploads/2022/04/animais-e1687438798703-1024x1024.jpg)
ALÉM DISSO, PODEMOS USAR ADJETIVOS PARA DESCREVER OS ANIMAIS. POR EXEMPLO, PODEMOS CHAMAR UM ELEFANTE DE GRANDE E FORTE, ENQUANTO UM COELHO PODE SER PEQUENO E FOFO. ALGUNS ANIMAIS SÃO RÁPIDOS, COMO O LEOPARDO, ENQUANTO OUTROS SÃO LENTOS, COMO A TARTARUGA. TAMBÉM EXISTEM ANIMAIS COLORIDOS, COMO O PAPAGAIO, E ANIMAIS LISTRADOS, COMO O TIGRE.
APRENDER SOBRE AS PARTES DOS ANIMAIS E OS ADJETIVOS QUE OS DESCREVEM NOS PERMITE APRECIAR A DIVERSIDADE E A BELEZA DOS ANIMAIS.
Imagem disponível em: https://br.freepik.com/vetores-gratis/pacote-de-ilustracao-de-animais-diferentes_7872364.htm#query=gato%20cachorro%20peixe%20e%20ave&position=1&from_view=search&track=ais > acesso em 20/06/2023
Questão 1
GUESS WHICH ANIMAL IS IT, ACCORDING TO THE CLUES. COLOR THE CORRECT ONE:
(ADIVINHE QUAL ANIMAL É, DE ACORDO COM AS DICAS. PINTE O ANIMAL CORRETO:)
1- I SWIM AND HAVE A BIG TAIL, I HAVE BLACK AND WHITE SKIN, I DON’T HAVE PAWS OR BEAK. WHO AM I?
![](https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/wp-content/uploads/2022/04/image-9.png)
2- I HAVE BIG EARS, 4 PAWS, I AM FLURRY AND MY EYES ARE USUALLY RED. WHO AM I?
![](https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/wp-content/uploads/2022/04/image-10.png)
3- I AM A VERY BIG AND HEAVY ANIMAL. I HAVE 4 PAWS, A LONG TRUNK AND TUSK. WHO AM I?
![](https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/wp-content/uploads/2022/04/image-11.png)
4- I AM A TALL ANIMAL, WITH 4 PAWS, A TAIL, LONG NECK, ANTENNAS AND I AM ORANGE AND BROWN. WHO AM I?
![](https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/wp-content/uploads/2022/04/image-12.png)
Disponível em: < https://pixabay.com/pt/vectors/ > busca por nome de animais – acesso em 06, abr. 2022
QUESTÃO 2
DO YOU HAVE A PET? DRAW YOUR PET OR THE PET YOU WOULD LIKE TO HAVE AND DESCRIBE IT. WRITE A SMALL TEXT ABOUT IT:
(VOCÊ TEM UM ANIMAL DE ESTIMAÇÃO? DESENHE SEU ANIMAL DE ESTIMAÇÃO OU O ANIMAL QUE GOSTARIA DE TER E DESCREVA-O. ESCREVA UM PEQUENO TEXTO SOBRE ELE:)
![](https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/wp-content/uploads/2022/04/image-13.png)
_______________________________________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________________________________
QUESTÃO 3
WRITE AN ADJECTIVE TO EACH ANIMAL:
(ESCREVA UM ADJETIVO PARA CADA ANIMAL:)
![](https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/wp-content/uploads/2023/02/image-32.png)
![](https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/wp-content/uploads/2023/02/image-33.png)
QUESTÃO 4
CHECK THE BEST ADJECTIVE THAT DESCRIBES EACH ANIMAL:
(MARQUE O MELHOR ADJETIVO QUE DESCREVE CADA ANIMAL:)
(A) FAST
(B) SLOW
(C) SMALL
(D) POISONOUS
![](https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/wp-content/uploads/2022/04/onca-pintada-scaled-e1687440826459-1024x729.jpg)
(A) POISONOUS
(B) FLURRY
(C) BIG
(D) SMALL
![](https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/wp-content/uploads/2022/04/elephant-6387514_640-e1687440972368.png)
(A) NOISY
(B) SLOW
(C) QUIET
(D) FLURRY
![](https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/wp-content/uploads/2022/04/turtle-150130_640-e1687441687599.png)
(A) QUIET
(B) NOISY
(C) BIG
(D) SLOW
![](https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/wp-content/uploads/2022/04/parrot-153487_640-e1687441897823.png)
(A) FLURRY
(B) NOISY
(C) SLOW
(D) POISONOUS
![](https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/wp-content/uploads/2022/04/animal-1296305_640-e1687442050554.png)
QUESTÃO 5
WHAT IS YOUR FAVORITE ANIMAL? WHY?
(QUAL O SEU ANIMAL FAVORITO? POR QUÊ?)
LET’S PLAY?
ENTRE NO LINK A SEGUIR E DIVIRTA-SE BRINCANDO COM OS ANIMAIS E VISUALIZANDO SUAS CARATERÍSTICAS:
SAIBA MAIS!
![](https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/wp-content/uploads/2022/04/image-14-1024x616.png)
Autoria: | Andrielly Campos |
Formação: | Letras: Português / Inglês e Pedagogia |
Componente Curricular: | LÍNGUA INGLESA |
Habilidade: | (GO-EF02LI10) Falar sobre animais de estimação, suas semelhanças e diferenças, usando adjetivos para fortalecer habilidades sociais, como senso de responsabilidade e empatia. (GO-EF02LI12) (Re)Conhecer a língua inglesa em histórias infantis presentes na sociedade brasileira/comunidade para refletir sobre o uso do vocabulário referente aos animais de estimação e adjetivos incorporado ao nosso idioma. |
Referências: | GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. 433 p. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais>>> Acesso em 20/06/2023. ANIMAL Anatomy: Animal Body Parts in English with Pictures. 2023. Disponível em: https://7esl.com/animal-body-parts/. Acesso em: 20 jun. 2023. |