You are currently viewing Língua Inglesa: A função social dos textos

Língua Inglesa: A função social dos textos

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 5º ANO DOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL.

Imagem criada no canva.com

Por que os textos existem? Descobrindo a função social dos textos!

Você já parou pra pensar por que existem tantos tipos de textos por aí? Não é só porque sim! Cada texto tem uma função, ou seja, ele serve para alguma coisa na nossa vida.

Sabe aquele bilhete que sua mãe deixa na geladeira? Ou aquele aviso colado no portão da escola? E aquele vídeo divertido que aparece no seu celular? Pois é, todos esses são textos, e eles circulam em lugares diferentes e têm funções diferentes.

Vamos explorar juntos alguns exemplos?

Na escola

Assista a videoaula sobre este assunto

Disponível em: https://youtu.be/LUdfFlW4sAw

RESPONDA ÀS QUESTÕES

QUESTÃO 01

QUESTÃO 02

QUESTÃO 03

QUESTÃO 04

QUESTÃO 05

Pense em um texto que você já viu na rua (ex: placas, cartazes, letreiros de lojas).

Qual era  esse  texto?

Qual era a função desse texto? Era para informar, convidar, avisar?

Quem provavelmente os escreveu?

QUESTÃO 06


AutoriaProfessora Dra. Sueidy Lourencio
FormaçãoLetras – Português/ Inglês – Doutorado em Educação
Componente CurricularLíngua Portuguesa
Conteúdo(s)/Objeto(s) de conhecimentoReconstrução das condições de produção e recepção de textos:
Gêneros e função social dos textos
Habilidades(EF15LP01) Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
ReferênciaBORDINI, M. da G. Poesia e consciência linguística na infância. In: SMOLKA, A. L. B. et all. Leitura e desenvolvimento da linguagem. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1989.
COELHO, Nelly Novaes. A literatura infantil: história, teoria, análise: das origens orientais ao Brasil de hoje. 2. ed. São Paulo: Quíron/Global, 1982. 
CUNHA, Maria Antonieta Antunes. Literatura infantil teoria & prática. 11. ed. São Paulo, Ática, 1991.
CANVA, Plataforma online de design. Disponível em: www.canva.com
GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018.