You are currently viewing Língua Portuguesa – Ler para conhecer os gêneros.

Língua Portuguesa – Ler para conhecer os gêneros.

Boa tarde turminha! Hoje vamos aprender por meio dos vídeos, como é fácil narrar nossas alegrias, tristezas e outros acontecimentos do nosso dia a dia.


ATIVIDADE 1

 Vamos conhecer mais sobre “O gênero diário?” Veja o vídeo: 

“Aula 1 Produção textual diário” Canal: Professora Kaísa Fernandeshttps://www.youtube.com/watch?v=zpMDxdbtn6w

—ATIVIDADE 2

Vamos também conhecer o “gênero Carta pessoal” que podemos adotar no nosso dia a dia. Vejam em:

“ênero textual – Carta”Canal: Pedagogia on-linehttps://www.youtube.com/watch?v=CKTfWSLAx7g

—ATIVIDADE 3

Veja as regrinhas básicas para escrever uma carta nos seguinte vídeo:

“3º Ano – Produção Textual – Gênero Textual: Carta.” Canal:
Colégio Razão – https://www.youtube.com/watch?v=IAaRBkthfzE

ATIVIDADE 4 

 Agora que assistimos todos os vídeos falando sobre os gêneros textuais gênero: Diário, gênero: Carta pessoal, gênero: Cartas Ficcionais.

– Agora é com você:

Faça uma cartinha para um amigo contando as novidades da sua quarentena em casa se ir para a escola.


Saiba Mais | Referências:

“Produção de um diário para o 3º Ano do Ensino Fundamental” Canal:Colégio Desafiohttps://www.youtube.com/watch?v=AqJD1Ha3ZbY

“GÊNERO TEXTUAL: Diário” Canal:
Português fácil – Suely Gonçalves – https://www.youtube.com/watch?v=j_MPpQRRlM8

“Língua Portuguesa Tema 3 – Gênero Textual “Diário Pessoal” CBE: Canal:Fabiana Tavares Pachecohttps://www.youtube.com/watch?v=KEvjqd4ptkc

Objeto de ConhecimentoReconstrução das condições de produção e recepção de textos: Gêneros e função social dos textos.Escuta atenta: Escuta atenta para melhoria da comunicação e interação Desenvolvimento do senso crítico.
Componente Curricular/ Eixo TemáticoLíngua portuguesa/Experiências e curiosidades.
Habilidades(EF03LP12) Ler e compreender, com autonomia, cartas pessoais e diários, com expressão de sentimentos e opiniões, entre outros gêneros, de acordo com as convenções do gênero carta e considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto. 
(EF15LP01) Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.

Proponente/ Professor:Irene Ribeiro Santiago
Instituição Educacional:Escola Municipal Odília Mendes de Brito
CRE:CRE Brasil Di Ramos Caiado

Ensino Fundamental – Ensino Fundamental – Turma C 3º ano – Experiências e Curiosidades