You are currently viewing Ler, ouvir e se divertir

Ler, ouvir e se divertir

Oi! Vamos aprender a importância da literatura em nosso dia a dia e como podemos ler, ouvir e nos divertir ao mesmo tempo. Vamos seguir juntos nessa viagem dentro da literatura e de tudo que ela nos propicia?


Atividade 1:


Assista ao vídeo:

“A SEMENTE DA HONESTIDADE – História Contada” Canal –
História Contada

Após assistir ao vídeo reflita sobre a história e que mensagem ela quis nos passar. Se possível reconte a história a outras pessoas que convivem com você, para que elas também possam aprender sobre a importância da honestidade em nossa vida.
Sugestão:
Faça uma ilustração da história, mostrando as partes que você achou mais interessante e lembre-se de nomear as personagens. Você poderá utilizar lápis de escrever, lápis de cor, canetinhas, giz de cera, caderno de desenho ou qualquer outro papel que você possa desenhar.


Atividade 2:


Com muita diversão, vamos explorar novas experiências e mergulhar no mundo dos livros e suas histórias? Contos escritos e orais (tradição oral).


Sugestão 1

“a fábula: “A abelha e a formiga” – a honestidade” – Autora Dad Squarisi, Fábula publicada no suplemento infantil Super!

Agora que teve contato com os contos e já ouviu outras histórias de seus familiares, que tal selecionar algumas e fazer um sarau (reunião com finalidade literária) de histórias? Depois poderá fazer uma pizza de contos.

Como assim, professora? Acho que posso te ajudar. Sabe aquelas caixas de pizzas? Pegue uma e vai colocando os contos que você ouviu e pesquisou até formar uma pizza, que são seis, sete, oito pedaços. Você decide. Caso não tenha a caixa, faça apenas os recortes dos contos em formato de pizza e cole os pedaços formando uma pizza de contos.


Sugestão 2


Um cabide como varal de poesias… Pegue um cabide faça uma decoração legal, à sua maneira e cole os contos narrativos (fábulas, crônicas, contos de fadas e outros…)


Atividade 3


Narrativa musical (histórias que nos provocam uma ideia de continuidade, se utilizando de expressões, movimentos dos corpos ou objetos). Clique no link abaixo e vamos ver, ouvir e brincar…

“Palavra Cantada | Como fazer ABC dos Copos” – Canal: Palavra Cantada Oficialhttps://www.youtube.com/watch?v=fFo1i8EIS74


Saiba Mais/ Referências:

“O Rato e o Elefante / O Grilo e as Formigas / A Raposa e o Corvo / O Ratinho” Escrita por Esopo
Adaptada por Carol Camanho

Objeto de
Conhecimento
Leitura de imagens em narrativas visuais; Efeitos de sentido: recursos gráficos-visuais em textos multissemióticos;
Valorização dos textos literários: dimensão lúdica e de encantamento; Escuta atenta; Leitura multissemiótica; Formação de leitor literário;
Formas de composição de narrativas; Personagens, enredo, tempo e espaço; Identificação nas narrativas de: cenário, personagem central, conflito gerador, resolução e o ponto de vista de histórias narradas, foco narrativo;
Habilidades(EF15LP18) Relacionar textos com ilustrações e outros recursosgráficos (leituramultissemiótica).
(EF15LP15-A/B/C) Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade, incluindo a literatura goiana.
(EF15LP02-C) Reconhecer o uso de recursos expressivos gráficos-visuais, como caixa alta, negrito itálico, caracteres especiais, fontes coloridas, sinais de pontuação (entre outros) produzem efeitos de sentido em textos multissemióticos.
(EF35LP01) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.
(EF35LP26) Ler e compreender, com certa autonomia, narrativas ficcionais (contos, crônicas, peças teatrais, entre outros…) observando os
elementos e a estrutura narrativa (enredo, tempo, espaço, personagens, narrador) e a construção do discurso indireto e discurso direto.
(GO-EF35LP39) Recontar textos narrativos ficcionais após sua leitura e compreensão.
(EF15LP10-C) Desenvolver o senso crítico, após escuta atenta, sobre assuntos discutidos e estudados em diferentes situações comunicativas.

Proponentes/
Professores:
Ana Karla de Oliveira
Luciane Moreira da Fonseca
Magda Rissatti Martins
Instituição
Educacional:
Escola Municipal de Tempo Integral Zevera Andrea Vecci
CRE:Maria Thomé Neto

Ensino Fundamental – Ciclo da Infância – Turma – E – 5o ano – Experiências e Curiosidades