Olá. Tudo bem?
Quando você lê um texto quais informações você usa para compreender o que está sendo dito?
Será que você se baseia só nas palavras que estão escritas ou também procura suporte nas imagens disponíveis, no seu conhecimento prévio, no veículo usado para circular o texto, entre outros?
É verdade que para realmente compreender um texto é preciso ir além das palavras.
Isso é o que você verá na aula de hoje: como usar outros recursos disponíveis no texto além do que está escrito.
Vamos nessa?
Leia a tirinha abaixo. Se você tiver dúvida com relação ao que está sendo dito, acesse o dicionário on-line disponível no link abaixo.
Fonte da imagem: https://garfield.com/comic?keywords=garfield&page=537
Link do dicionário: https://dictionary.cambridge.org/pt/
Agora você vai refletir sobre alguns elementos da tirinha:
Na sua opinião, Jon e Garfield estão falando sobre o que? Quais elementos verbais (palavras) e não verbais (imagens) contribuíram para a sua percepção sobre o assunto da tirinha?
Você percebeu que os personagens estão falando sobre o futuro, certo?
O acessório esotérico que Garfield está usando na cabeça e a luva que simboliza uma bola de cristal remetem à Cristalomancia, ou seja, a adivinhação do futuro. A palavra “future”, cognata de “futuro” em português, também contribui para o tópico discutido na tirinha.
Agora é a sua vez!
Veja a tirinha a seguir e depois responda as perguntas no seu caderno (se você tiver dúvidas com relação ao que está sendo dito acesso site sugerido acima):
1) Qual o assunto da tirinha do Garfield?
2) Como você acha que o Garfield se sentiu depois de sorrir?
3) Quais elementos implícitos você observou para te ajudar a compreender a tirinha?
4) Quais conhecimentos prévios você usou para interpretar a tirinha?
Para Saber Mais:
Linguagem Verbal e Não- verbal: https://www.todamateria.com.br/linguagem-verbal-e-nao-verbal/
OBJETOS DE CONHECIMENTO: | HABILIDADES |
Construção de sentidos por meio de inferências e reconhecimento de implícitos: compreensão de informações implícitas e explícitas, inferência de significados. | (EF08LI05-A) Relacionar as partes verbais e não verbais de um texto para compreender as informações implícitas ou explícitas e inferir significados para construir interações discursivas relacionados aos sonhos e projetos familiares sobre o futuro. |
EXPERIÊNCIAS E CURIOSIDADES CICLO ADOLESCÊNCIA AGRUPAMENTO H |
PROPONENTES: CLÁUDIA – ESCOLA MUNICIPAL PRESIDENTE VARGAS |
CURADORIA: Marcela Ferreira Marques – Gerefu |
Ciclo da Adolescência – Turma I (9º ano) – Experiências e Curiosidades