Olá! Vocês já ficaram repetindo alguma parte de uma música conhecida? É comum ficarmos repetindo aquela parte da música com palavras, que terminam iguais ou parecidas. Então, você sabia que os poemas são parecidos com as músicas, neles aparecem repetições de palavras com terminações iguais ou semelhantes.
Hora de ler e conhecer
conhecendo o gênero poema, características e benefícios para conhecer novas palavras e para desenvolver a leitura. Para conhecer um pouco sobre esse gênero textual chamado poema: Assista ao videoclipe- O que é um poema?
Como você se sentiu ao ouvir o poema? Faça um desenho utilizando uma folha ou um caderno, e pinte com capricho!
Agora, assista ao vídeo: Canção “A CASA“
A Casa ao qual se refere o Poema é igual ou diferente da que você mora?
Agora desenhe em uma folha de papel a sua casa para vermos a diferença.
Saiba Mais | Referências:
Objeto de Conhecimento | Produção de texto oral: Recitação e declamação de poemas |
Habilidades | (EF01LP09) Comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas iniciais, mediais e finais.(EF01LP19-C) Ler, recitar e declamar com fluência, entonação adequada e utilização de recursos paralinguísticos. (EF12LP07) Identificar e (re)produzir, em cantigas, quadrinhas, parlendas, travalínguas e canções, entre outros, rimas, aliterações, assonâncias, o ritmo de fala relacionado ao ritmo e à melodia das músicas e seus efeitos de sentido. |
Proponentes/ Professores: | Vanessa Santos da Silva |
Instituição Educacional: | Escola Municipal Professora Leonísia Naves de Almeida |
CRE: | CRE BRETAS |
Ensino Fundamental – Ciclo da infância-Turma A – 1º ano – Experiências e Curiosidades