You are currently viewing LÍNGUA INGLESA – Leitura de textos em Língua Inglesa.

LÍNGUA INGLESA – Leitura de textos em Língua Inglesa.

Olá, estudante!
Esta videoaula de Língua Inglesa foi veiculada na TV no dia 17/06/2021 (Quinta-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.


Na aula de hoje, conheceremos algumas técnicas que podem ser usadas para auxiliar os estudantes a realizar leituras de textos em Inglês.


Assista a videoaula abaixo, com a temática – Estratégias de leitura!


LÍNGUA INGLESA | 9º ANO | ENSINO FUNDAMENTAL | PROF.: THIAGO MORAIS

Hello students, how are you? Tudo bem com vocês? Espero que sim!

Na aula de hoje, teremos a oportunidade de conhecer algumas técnicas que podem ser utilizadas para a leitura de textos em Língua Inglesa. Muitas pessoas sentem muita dificuldade em ler textos e associam esta dificuldade ao fato de conhecerem pouco o idioma ou, simplesmente por não gostarem da língua. De qualquer modo, existem algumas estratégias que auxiliam essas pessoas, e por meio delas, um trabalho incrível de leitura e interpretação pode surgir. 


No mundo globalizado em que vivemos não é possível desassociá-lo da língua inglesa. Esse idioma se encontra presente em muitos lugares ao nosso redor como, por exemplo, em nomes de lojas, nomes de restaurantes, em placas, em produtos. Podemos dizer, então, que o inglês se tornou uma língua global, ou seja, se tornou um idioma que facilita a comunicação entre diversas pessoas que possuem línguas maternas diferentes.

Ao afirmarmos isso, a língua inglesa perpassa em várias esferas do conhecimento, dessa forma, os alunos conseguem perceber os diversos contextos em que uma língua estrangeira é utilizada. Ou seja, em diversos textos, materiais, gêneros textuais diversos, etc. 

Dessa forma, o aluno é levado à necessidade de ler textos de assuntos diferentes. Assim, para que a aquisição do conhecimento aconteça, o aluno necessita buscar várias fontes e, dessa forma, a compreensão de textos em língua estrangeira é essencial, principalmente a língua inglesa, que hoje é uma língua universal.

Para a compreensão eficaz de textos em língua estrangeira é necessário que compreendamos algumas estratégias de leitura que facilitarão esse processo como, por exemplo, as estratégias de scanning e skimming, entre outras. A seguir, discutiremos e apresentaremos exemplos dessas estratégias de leitura.


SKIMMING

A estratégia nomeada skimming consiste numa “passada de olhos” pelo texto que queremos compreender. Essa “passada de olhos” tem como objetivo a coleta da maioria de informações possíveis num primeiro contato com um texto em língua estrangeira. Nesse sentido, esse tipo de estratégia possibilita ao leitor a compreensão das ideias gerais de um texto, ou seja, do seu assunto em linhas gerais.

Para utilizarmos com presteza essa estratégia, devemos fazer uma leitura rápida pelo texto, visando a compreensão de sua ideia central. Nesse tipo de estratégia, as palavras desconhecidas, por exemplo, não devem ser levadas em conta, visto que o objetivo da utilização dessa estratégia de leitura tem um foco: a compreensão do tema do texto.


SCANNING

A estratégia de leitura scanning é uma complementação da estratégia skimming, ou seja, ela sempre ocorre após utilizarmos a estratégia de leitura para uma compreensão geral do texto que está sendo lido. Assim, enquanto o skimming é uma leitura rápida, o scanning, por sua vez, já nos permite realizar uma leitura mais detalhada do texto. Utilizamos esta estratégia quando desejamos buscar por informações específicas do texto.  


PALAVRAS COGNATAS

Ao lermos textos em língua estrangeira, devemos estar atentos as palavras cognatas. Essas palavras têm a mesma origem ou tem alguma relação uma com a outra, e são parecidas com as palavras em português, tanto na grafia, quanto no significado. Observe, a seguir, um quadro com algumas dessas palavras:

COGNATOSTRADUÇÃO
COMPETITION
TELEVISION
EMOTION
OTHER
COMEDY
VIDEO
DIFFERENT
PAGES
COMIC
MINUTE
COMPETIÇÃO
TELEVISÃO
EMOÇÃO
OUTRO
COMÉDIA
VÍDEO
DIFERENTE
PÁGINAS
CÔMICO
MINUTO

FALSOS COGNATOS

Nem todas as palavras cognatas têm o mesmo significado em língua portuguesa. São os chamados falsos cognatos. Essas palavras têm a mesma grafia, ou grafia muito parecida em português, mas seus significados são diferentes. Vejamos a seguir alguns exemplos de falsos cognatos.

FALSOS COGNATOSTRADUÇÃO
COLLEGE
LIBRARY
RELATIVES
TAX
LUNCH
VEGETABLES
CONTENT
ACTUALLY
PUSH
PARENTS
FACULDADE
BIBLIOTECA
PARENTES
IMPOSTO
ALMOÇO
VERDURAS
CONTEÚDO
REALMENTE
EMPURRAR
PAIS

ATIVIDADE

Vamos praticar um pouquinho!! 

  1. Observe a imagem a seguir!
Disponível em Pixabay.com
  • Quem é o personagem?
  • O que você sabe sobre esse personagem? 

2) Leia o trecho a seguir retirado de um dos catálogos do Hulk:

“Bruce is an ordinary Gamma expert who one day gets blasted with radiation and somehow survives. But in the process a monster was born. Now whenever he gets angry he grows bigger and stronger until he is no longer Bruce Banner. He becomes The Hulk!”

Trecho retirado do site: https://www.simplyscripts.com/movie-scripts.html

  • Escreva todas as palavras cognatas do texto!
  • Escreva todas as palavras que você conhece!
  • Escreva, pelo menos, 4 palavras que você NÃO conhece!
  • Qual o nome verdadeiro do Hulk?
  • O que causou a transformação neste personagem? 
  • Com suas palavras, faça uma breve interpretação do texto! Não há necessidade de traduzir ao pé da letra. 

Por hoje é só, students! Na próxima aula, estudaremos mais sobre as estratégias de leitura!

See you!

Bye bye! 


Professor, essa aula segue a Matriz Curricular das Habilidades Estruturantes 2021-2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 147/2020 Dirped).

Habilidade estruturante

(EF09LI13-A) Reconhecer e explorar, nos novos gêneros digitais, blogs, mensagens instantâneas, tweets, novas formas de escrita, como abreviação de palavras, palavras com combinação de letras e números, pictogramas, símbolos gráficos, na construção de mensagens, para desenvolver as competências sociocomunicativas.